sexta-feira, 2 de maio de 2008

LINHA DO TEMPO NA 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.

A linha do tempo, a qual vem sendo tão utilizada em nosso curso, não só nesta disciplina, mas também na área de informática, seminário integrador, me auxilia muito na questão de aprendizagem com os alunos seja de que série for. Acontece que nas séries iniciais, quando os alunos ainda são muito pequenos (1ª a 2ª série), também é possível fazer este trabalho, as vezes a criança ainda não desenvolveu a escrita, mas com ajuda dos pais ou familiares, vai descrevendo sua linha do tempo, enquanto aumenta a afetividade, tanto em casa, quanto em sala de aula, de modo que isto faz com que a curiosidade destes pequeninos seres fique aguçada a tal ponto que eles partem para uma pesquisa por conta própria muitas vezes paralela com aquela que os pais estão fazendo, sem se darem conta. É comum a criança pegar o álbum da família procurando respostas para assuntos que até então não havia valorizado, bem como: aquela pessoa na foto é meu tio, então ele é irmão do meu pai ou da minha mãe; ou ainda: aquela senhora no retrato é minha avó, mas ela já morreu. Enquanto aprende coisas sobre a sua vida, o aluno (a), vai entendendo o quanto a sua história é rica, e o professor pode ir orientando o mesmo sobre a importância de nossa história, para que mais tarde a criança possa entender sobre a história em geral, com mais facilidade. È correto também aproveitar este momento de curiosidade da criança, para orientar a mesma sobre como escrever o nome de seus pais e familiares, apresentando a elas as letras do alfabeto utilizando a linha do tempo. Como isto é possível: simples, quando aparecer à palavra bicicleta, frisando bem o b, a palavra mãe, frisando bem o m, e assim por diante, evitando ficarmos só nos nomes dos colegas de sala, principalmente quando a sala possui poucos alunos. Não podemos nos esquecer, que por tratar-se de linha do tempo, os números serão uma constante nesta atividade, assim sendo poderemos apresentar alguns números aos alunos de primeira e segunda série também, problematizando com os mesmos sempre que houver oportunidade, para que haja uma aprendizagem consistente.