Este blog foi criado com o objetivo de escrever as minhas conclusões relacionadas as atividades desenvolvidas na UFRGS. SITES, ANEXADOS: http://marcosschillingmar.pbworks.com/w/page/20293843/memorial
- 1ª_AULA_PRESENCIAL_TODAS_AS_INTERDISCIPLINAS (2)
- 25_de_agosto_Didatica_Projetos_Avaliacao (1)
- ACESSIBILIDADE_Semin_Integrador (1)
- ADAPTAÇAO_DE_AMBIENTE_Seminario_Integrador. (1)
- ADULTO_psicologia_da_vida_adulta (1)
- AGRADECER_É_UM_ATO_DE_RECONHECIMENTO (1)
- AGRADECIMENTOS_E_VOTOS_Todas_as_interdisciplinas (1)
- AGRADECIMENTOS_todas_as_Interdisciplinas (1)
- ALIMENTAÇÃO_DE_QUEM_UTILIZA_MEDICAMENTOS_CONTROLADOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- ANALISANDO AS BRINCADEIRAS. (Ludicidade e Educação - B) (1)
- APRENDIZAGEM_Diferencas_Linguagem (1)
- APRENDIZAGEM_INCLUSAO_Semin_Integrador (1)
- ARQUITERTURAS_PEDAGÓGICAS_Seminario_Integrador_VII (2)
- AS TRÊS DOCEIRAS (Literatura Infanto Juvenil) (1)
- ATIVIDADES CULTURAIS - (Música na Escola) (1)
- ATIVIDADES DE ETCI - Interdisicplina de ETCI. (1)
- ATIVIDADE_EM_GRUPO_Interdisciplina_Libras (1)
- AVALIAÇÃO_Didatica_Planejamento_Avaliação (2)
- A_APRENDIZAGEM_ESPECIAL_Sem_Integrador (1)
- BERNARD CHARLOT - (Escola (1)
- BRUXA_ONILDA_Linguagem (1)
- CEGUEIRA_Linguagem (1)
- CIÊNCIAS - (Artes Visuais) (1)
- CONHECENDO_LETRAS_Linguagem (1)
- CONVITE APAENERGIA - Todas as Interdisciplinas (1)
- CORRUPÇÃO_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- CUIDADO COM A FALSA DEMOCRACIA_Org_ens_fundamental (1)
- CUIDADOS_ESPECIAIS_NECESSIDADES_ESPECIAIS_DE_APRENDIZAGEM (1)
- CULTURA E SOCIEDADE - ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E ANTROPOLÓGICA - B (1)
- DE QUEM É A MÚSICA - ( Música na Escola) (1)
- DEFESA ORAL DA SÍNTESE - Todas as Interdisciplinas (1)
- DEFICIENCIA_FISICA_Interdiscip_Nessec_Especiais (1)
- DEFICIENCIA_Todas_as_Interdisicplinas (1)
- DEMOCRACIA_NA_ESCOLA_Org_do_ens_fundamental (1)
- DEMOCRACIA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- DEPENDÊNCIA - (Todas as Interdisciplinas) (1)
- DEPOIS_DO_ESTAGIO_Semin_Integ. (1)
- DESIGN - (Artes Visuais) (1)
- DINÂMICA - (Teatro e Educação - B) (1)
- DIREITOS_IGUAIS_Todos (1)
- DIREÇÃO ESCOLAR (Encontro Internacional da Educação) (1)
- DITADURA OU TIRANIA - Todas as Interdisciplinas (1)
- DIVIDA_EJA (1)
- DOWN (Inclusão Social) (1)
- DUVIDAS_NO_EAD_Todas_as_Interdisicplinas. (1)
- EAD- SERIES FINAIS FUNDAMENTAL - MEDIO - Todas as Interdisciplinas (1)
- EDUCACAO - Todas as Interdisciplinas (1)
- EDUCAÇÃO_A_DISTANCIA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- EIXO VI (1)
- EIXO_4_Sem_Integrador (1)
- EJA_EVASÃO_ESCOLAR_EJA (1)
- EJA_INTERDISCIPLINA_EJA (1)
- ELEICAO_EDUCACAO_DEMOCRACIA_Todas as Interdisciplinas (1)
- ENTREVISTA_SANTA_ANA_Interdisicplina_eja (1)
- EQUILÍBRIO - Ciências Naturais (1)
- ESTAGIO_Seminario_Integrador (1)
- EUCHARES_SOARES_DA_SILVA (1)
- EXEMPLO DA UTILIZAÇÃO DE NOÇÕES DE DIREITO DA ESCOLA - Todas as Disciplinas (1)
- EXPERIÊNCIA QUE DEU CERTO. (Encontro Internacional de Educação) (1)
- EixoVII composto do Eixo V (1)
- FAZER_CORRETO_Todas_as_Interdisc. (1)
- FILME - (Seminário Integrador III) (1)
- FILME_SEU_NOME_E_JONAS_Interdisc_libras (1)
- FINANCIAMENTO_DA_EDUCAÇÃO_Interd.org_e_gest_da_educ (1)
- FISCALIZAR A EDUCACAO E NECESSARIO - Todas as Interdisciplinas (1)
- FREIRE - Escola (1)
- GEOGRAFIA - (Artes Visuais) (1)
- HUMANIDADE_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- INCLUSÃO PARA TODOS - Todas as Interdisicplinas (1)
- INCLUSÃO_SEM_CULPA_Seminario_Integrador (1)
- INCLUSÃO_Seminário_Integrador (1)
- INDEPENDENCIA_E_DEMOCRACIA_todas_as_interdisciplinas (1)
- INFORMATIZAÇÃO (1)
- INICIO_DA_TERCEIRA_SEMANA_Sem_Integrador (1)
- INICIO_DE_ANO_ESTÁGIO_tudo_de_bom (1)
- INSERÇÃO_DO_COMPUTADOR_Interdisciplinar (1)
- INTELIGÊNCIA_IGNORÂNCIA (1)
- INTERACAO_TECNOLOGIA_Seminario_Integrador (1)
- INTRODUCAO_Semin_Integrador (1)
- IVETE_NA_BASE_DO_BEIJO_linguagem (1)
- JOGOS ELETRÔNICOS (Ludicidade e Educação) (1)
- LEITURA_E_ESCRITA_6_ANOS_Semin_Integrador (1)
- LEI_DE_MARCIO_todas_as_interdisciplinas (1)
- LETRAMENTO_Linguagem (1)
- LIBRAS_Presenciei_Inclusao_Libras (1)
- LICAO_DE_AMOR_AO_RS_Todas_as_interdisciplinas (1)
- LINGUA_PORTUGUESA_MUDANCA_DE_METODOLOGIA_DE_ENSINO_Inter_Linguagem (1)
- LINHA DO TEMPO - Representacao_do_Mundo_pelos_Estudos_Sociais (1)
- LÚDICO. (Ludicidade e Educação - B) (1)
- MARCOS_LUIS_E_SOUZA_CRUZ (1)
- MATEMATICA - Interdisicplina de Matematica (1)
- MATEMATICA_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- MEIOS TECNOLOGICOS_Interdisciplinar (1)
- MEIO_AMBIENTE_AJUDA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- MEMORIAL_PRIMEIRO_SEMESTRE_POS (1)
- MENINAS - (Artes Visuais) (1)
- MENINO SELVAGEM_Libras (1)
- MENSAGENS_SUBLIMINARES_Interdisc_Psicologia (1)
- METODOLOGIA - (Artes Visuais) (1)
- MIDIA_DIGITAL_Interdisciplinar (1)
- MOMENTOS LÚDICOS - Todas as Interdisciplinas (1)
- MOTIVAÇÃO - (Artes Visuais) (1)
- MOTIVO_DE_ORGULHO_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- MUDANÇAS_Sem_Integrador (1)
- MÉTODOS - Matemática (1)
- NATUREZA - Ciências Naturais (1)
- NOÇÕES DE DIREITO NAS ESCOLAS - Todas as Interdisciplinas (1)
- O ALUNO - Todas as interdisciplinas (1)
- O LIVRO ENCANTADO DE ZEZINHO - ( Literatura Infanto Juvenil e Artes Visuais) (1)
- O MANCHINHA - (Artes Visuais) (1)
- O que Significa? (Escola (1)
- OBSERVANDO AS LEIS - Todas as Interdisciplinas (1)
- OBSERVAR_Interdisciplina_Seminario_Integrador (2)
- OBSERVAÇÃO - (Encontro Internacional de Educação) (1)
- OCULOS PARA ALUNOS DA 1ª SERIE - Todas as Disciplinas (1)
- OITAVO_SEMESTRE_todas_as_Interdisciplinas (1)
- OLAVO DE CARVALHO - Seminário Int. IV (1)
- ORGANIZAÇÃO ESCOLAR- EIXO V (1)
- ORIENTAR E ENSINAR - (Escola (1)
- O_TRABALHO_DOCENTE_escola_cultura_e_sociedade (1)
- PAULO_FREIRE_FILME_EJA (1)
- PAULÃO DO VOLEIBOL- Todas as Interdisciplinas (1)
- PEQUENOS_GESTOS_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- PERGUNTAS - DESAFIOS - Todas as Interdisciplinas (1)
- PLANEJAMENTO_E_APRENDIZAGEM_Seminario_Integrador (1)
- PLANO_DE_AULA_ANALISE_Interdisicplina_linguagem (1)
- PLANO_DE_AULA_Didática_Planejamento_Avaliacao (1)
- POSTERS_EJA (1)
- PRINCESA_ISABEL (1)
- PROBLEMAS COM OFFICE - Educação e Tecnologia (1)
- PROBLEMATIZADOR. (Escola (1)
- PROFESSOR SILVESTRE - Int. Sem. Int. IV (1)
- PROFESSOR_Todas_as_interdisicplinas (1)
- PROFESSOR_escola_cultura_e_sociedade (1)
- PROF_J_CARLOS_LIBANEO_Seminario_Integrador (1)
- PROJETO ( Artes Visuais) (1)
- Proj. Pedagógico e Currículo (1)
- Projeto Pedagógico e Currículo) (3)
- Projeto Pedagógico e Currículo). (1)
- Projeto Político Pedagógico e Currículo). (1)
- QUALIDADE_NO_ENSINO_DIREITO_DE_TODOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- QUASE NADA - Interdisciplinas de Ciências Nat. e Est. Sociais (1)
- QUEM QUER BRINCAR - Todas as Interdisciplinas (1)
- REFLEXÃO - Informática e Educação (1)
- RELACIONANDO (Literatura Infanto Juvenil e Teatro) (1)
- RESENHA_PENSAMENTO_CRITICO (1)
- ROTEADOR (1)
- Roberto_Chem_HOMENAGEM_MERECIDA (1)
- SANTANDER - (Artes Visuais) (1)
- SEMESTRE_DECISIVO_Semin_Integrador (1)
- SEMINARIO_INTEGRADOR_V_tabela_de_organizacao_do_tempo (1)
- SEMINÁRIO_INTEGRADOR_V_ATIVIDADE_UM (1)
- SINTESE - (Encontro Internacional da Educação) (1)
- SISTEMATIZAÇÃO_Linguagem (1)
- SONHOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- Sociologia da Educação-Eixo VI (1)
- SÍNTESE (ESCOLA PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO) (1)
- TCC (1)
- TCC_Seminario_Inegrador_VII (1)
- TERCEIRA_SEMANA_DE_ESTAGIO_Seminario_integrador (1)
- TEXTO_DIDATICO (1)
- TIPOS DE ELEMENTOS E MATERIAIS - Artes Visuais. (1)
- Tabelas de Piaget (artes Visuais e Pedagogia). (1)
- UMA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM - Seminário Integrador IV (1)
- UMA_ABORGDAGEM_SÓCIO_CULTURAL_Interdisc_Escola_Cultura_e_Sociedade (1)
- UTILIZAÇÃO. (Música na Escola) (1)
- UTILIZAÇÃO_DO_COMPUTADOR_Interdisciplinar (1)
- VERIFICAÇÃO - (Encontro Internacional de Educação) (1)
- VIDEOS (1)
- VIOLÊNCIA JUVENIL - Todas as Interdisciplinas (1)
- VÍRGULAS - Todas as Interdisciplinas (1)
- amor_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- análise motora - (Música na Escola) (1)
- cancao_Disc_AFRODESCENDENTES (1)
- deficiencia (1)
- desempenho (Artes Visuais) (1)
- egoismo_violencia_FILOSOFIA_e todas_as_INTERDISCIPLINAS (1)
- formatura_todas_as_Interdisciplinas (1)
- imaginação - (Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem - B) (1)
- mosaico_etnico_racial_QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA - B (1)
- música - (Música na Escola) (1)
- reportagem_sobre_ead_TODAS_AS_INTERDISCIPLINAS (1)
- socialismo (1)
- weber_ESCOLA (1)
- ÉTICA ( Escola (1)
terça-feira, 3 de novembro de 2009
DIMINUIÇÃO DA EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, UMA QUESTÃO DE POSTURA PERANTE OS NOSSOS ALUNOS.
Está comprovado que ao desenvolvermos o projeto de aprendizagem em união com os nossos alunos jovens e adultos, isto lhes causa maior motivação, o que torna a aprendizagem muito mais fácil e consistente, mas para que isto aconteça, temos de cativar através da simpatia, da educação, do respeito, da conquista da confiança, este nosso público alvo, por isso, resolvi citar exemplos de outros profissionais, inclusive de outras áreas, como forma de demonstrar a importância destas características para diminuir a evasão escolar, exemplos: O pastor da igreja e o padre, que preocupados com sua comunidade pesquisam por horas a maneira de trazer e demonstrar aspéctos importantes que são utilizados para unir sua comunidade, aumentando o número de fiéis; o presidente da associação de moradores, que reune os mesmos para tratar de assunto relevante a todos, promovendo a união entre a sua comunidade; o monitor do curso de informática, que ministra suas aulas, ensinando as ferramentas e os softwares corretos para facilitar a vida de seus alunos, ensinando-os inclusive sobre como pagarem suas contas utilizando a internet, evitando a perda de tempo em filas bancárias, etc; o comerciante, que procura inovar, colocando preços em todos os produtos, demonstrando com objetividade onde estão as promoções, levando o rancho até a casa do cliente, tratando-o como patrão, já que é este quem lhe paga o salário; o médico que possui uma clinica lá no bairro, que há anos tem sua clientela formada, que trouxe um laboratório para o bairro, facilitando sua análise nas causas das patologias, beneficiando seus pacientes cujo número aumenta ano após ano; o professor de educação física, que se uniu a um grupo de terceira idade e há anos promove exercícios e caminhadas, aumentando a auto estima e ajudando estas pessoas a viverem com mais qualidade de vida, etc,. todos procuram motivar as pessoas que os cercam, para conseguir aumentar número de seus clientes, utilizando técnicas comuns, entre elas, a mais importante, é o poder de cativar, de demonstrar simpatia, com atitude, se não souber como ajudar, ao menos vou indicar quem possa, mas nunca deixarei a pessoa sem respostas. Sempre procurarei estabelecer um compromisso entre esta para com o trabalho que executo, para que esta se sinta gratificada por estar participando de uma equipe, e não simplesmente de um curso ou qualquer outra coisa. A satisfação pessoal é um dos fatores que trás o aluno para a escola, precisamos conquistar a confiança deste aluno, para isto devemos saber o que ele deseja de nós, procurando demonstrar que podemos fornecer o que ele procura, uma orientação certa e com coerência, causando uma aprendizagem com respeito a todos, independente da idade, do sexo, da raça, das necessidades educacionais de aprendizagem, mas com compromisso determinante, o amor ao ensino e a procura incansável pela melhor forma de ensinar.
Assinar:
Postagens (Atom)