O FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, teve sua Lei nº 11.494/2007, sancionada em 20/06/2007, entrando em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2008, em substituição ao FUNDEF – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. O FUNDEB, vigorará até o ano de 2020, e em três anos deverá atender a 47 milhões de alunos da educação básica, incluindo destes estes, creche, educação infantil, ensino fundamental e médio, educação especial e educação de jovens e adultos.
Os recursos que compõem o FUNDEB, são oriundos dos próprios estados, Distrito Federal e Municípios e tiveram uma variável de 6,66 % no 1º dia de 2007; 13,33% em 2008 e uma progressão de 20% a partir de 2009, sobre:
- Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações – ITCMD;
- Imposto sobre Propriedade Veículos Automotivos – IPVA
- Quota Parte de 50% do Imposto Territorial Rural devida aos Municípios – ITR
- Receitas da dívida ativa e de juros e multas, incidentes sobre as fontes acima relacionadas, bem como, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente.
No Rio Grande do Sul, para facilitar o controle do FUNDEB, foi instituído o quadro de Matriculas da Educação Básica, Consideradas no FUNDEB 2008, Estimativa da Receita Anual do Fundo e Coeficientes de Distribuição dos Recursos por Ente Governamental. Através deste quadro, verifica-se que, por unidade federativa, os municípios possuem cada um o seu código, seguido pelo quadrante correspondente ao nome do mesmo. As creches são separadas por tempo de atendimento, o qual pode ser: Integral, Parcial, Pré-Escola Tempo Integral e Pré-Escola tempo parcial. Ensino Fundamental Regular (1), Séries Iniciais (Urbana e Rural); Séries Finais (Urbanas e Rural), Tempo Integral; Ensino Médio: urbana, rural, tempo integral, integrado à educação profissional, educação especial; Eja: avaliação no processo, integração à educação profissional de nível médio; Educação Indígena, Quilombola (2); Entidades Conveniadas: Creche tempo Integral, Creche tempo Parcial; Pré-escola Integral e Pré-escola parcial e educação especial. No final da tabela, constam a Estimativa das Receitas do FUNDEB 2008 por esfera de governo Municipal e Estadual, bem como o Coeficiente à de Distribuição de Receitas do FUNDEB 2008. Isto quer dizer que: no tocante a Gravataí o referente quadro fica descrito desta forma:
RS – Cód. do Município – 4309209; Gravataí;
Creches: Tempo Integral (154,0); Tempo Parcial (162,0); Pré Escola, Tempo
4309209 – Gravataí – 154,0 _ 162,0 – 220,7 – 13.649 – 657 – 8.764 – 175 _ _ _ _ _ 440,7 – 1484,7 – 234,3 – 261,3 _ 236,0 _ _ 45640
Os recursos do FUNDEB, em Gravataí são aplicados na manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, seguindo as normas que constam nos artigos 2º e 3º do artigo 211 da Constituição (os Municípios receberão os recursos do FUNDEB com base no número de alunos da educação infantil e do ensino fundamental e os estados com base no número de alunos do ensino fundamental e médio, observada a seguinte escala de inclusão):
Alunos do ensino fundamental regular e especial considerados: - 100% a partir de 2007.
Alunos da educação infantil, ensino médio e educação de jovens e adultos – EJA considerados: - 33,33% em 2007; 66,66% em 2008 e 100% a partir de 2009.
Estes recursos chegam ao nosso município, destinados ao financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, independente da modalidade em que o ensino é oferecido, bem como sua duração, ou localização da escola. Assim sendo, os Municípios devem utilizar seus recursos do FUNDEB na educação infantil e no ensino fundamental e os estados no ensino fundamental e médio, sendo:
O mínimo de 60% na remuneração dos profissionais do magistério da educação básica pública;
O restante dos recursos em outras despesas de manutenção e desenvolvimento da educação Básica pública.
O programa do FUNDEB é muito transparente, desta forma o governo criou sites, onde os interessados poderão buscar informações na Internet sobre a distribuição dos valores, são estes:
www.fnde.gov.br – clic em Fundeb, depois em Consultas. Na seqüência clica em:
- Consulta ao repasse de recursos – Secretaria do Tesouro Nacional – valores por origem dos recursos e por mês; ou
Consulta ao repasse de recursos – Banco do Brasil – valores por origem dos recursos e por data de crédito, em período máximo de 60 dias entre as datas inicial e final.
Ainda, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal podem ser obtidos extratos da conta do Fundo (disponível para os conselheiros do Fundeb, vereadores, Membros do Tribunal de Contas e do Ministério Público).
O FUNDEB possui um Conselho que ajuda na fiscalização do gasto da verba destinada ao mesmo, dentre outras funções importantes, como a de ajudar na confecção de projetos para utilização dos recursos, desde que sempre destinados à área da educação.
Mais uma vez, o governo federal demonstra interesse na qualificação dos profissionais relacionados à área da educação. Cabe a nós professores, ajudarmos no que for possível, bem como aproveitar o momento para buscar uma melhor qualificação, a qual melhorará muito a forma de ministrar aula, levando o conhecimento ao aluno de forma bem mais adequada, nunca nos esquecendo, que elevando a qualidade da educação, estaremos melhorando em um futuro bem próximo, a área da saúde e da indústria, fazendo com que nosso país progrida de forma bem mais eficaz.
Este blog foi criado com o objetivo de escrever as minhas conclusões relacionadas as atividades desenvolvidas na UFRGS. SITES, ANEXADOS: http://marcosschillingmar.pbworks.com/w/page/20293843/memorial
- 1ª_AULA_PRESENCIAL_TODAS_AS_INTERDISCIPLINAS (2)
- 25_de_agosto_Didatica_Projetos_Avaliacao (1)
- A_APRENDIZAGEM_ESPECIAL_Sem_Integrador (1)
- ACESSIBILIDADE_Semin_Integrador (1)
- ADAPTAÇAO_DE_AMBIENTE_Seminario_Integrador. (1)
- ADULTO_psicologia_da_vida_adulta (1)
- AGRADECER_É_UM_ATO_DE_RECONHECIMENTO (1)
- AGRADECIMENTOS_E_VOTOS_Todas_as_interdisciplinas (1)
- AGRADECIMENTOS_todas_as_Interdisciplinas (1)
- ALIMENTAÇÃO_DE_QUEM_UTILIZA_MEDICAMENTOS_CONTROLADOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- amor_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- ANALISANDO AS BRINCADEIRAS. (Ludicidade e Educação - B) (1)
- análise motora - (Música na Escola) (1)
- APRENDIZAGEM_Diferencas_Linguagem (1)
- APRENDIZAGEM_INCLUSAO_Semin_Integrador (1)
- ARQUITERTURAS_PEDAGÓGICAS_Seminario_Integrador_VII (2)
- AS TRÊS DOCEIRAS (Literatura Infanto Juvenil) (1)
- ATIVIDADE_EM_GRUPO_Interdisciplina_Libras (1)
- ATIVIDADES CULTURAIS - (Música na Escola) (1)
- ATIVIDADES DE ETCI - Interdisicplina de ETCI. (1)
- AVALIAÇÃO_Didatica_Planejamento_Avaliação (2)
- BERNARD CHARLOT - (Escola (1)
- BRUXA_ONILDA_Linguagem (1)
- cancao_Disc_AFRODESCENDENTES (1)
- CEGUEIRA_Linguagem (1)
- CIÊNCIAS - (Artes Visuais) (1)
- CONHECENDO_LETRAS_Linguagem (1)
- CONVITE APAENERGIA - Todas as Interdisciplinas (1)
- CORRUPÇÃO_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- CUIDADO COM A FALSA DEMOCRACIA_Org_ens_fundamental (1)
- CUIDADOS_ESPECIAIS_NECESSIDADES_ESPECIAIS_DE_APRENDIZAGEM (1)
- CULTURA E SOCIEDADE - ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E ANTROPOLÓGICA - B (1)
- DE QUEM É A MÚSICA - ( Música na Escola) (1)
- DEFESA ORAL DA SÍNTESE - Todas as Interdisciplinas (1)
- deficiencia (1)
- DEFICIENCIA_FISICA_Interdiscip_Nessec_Especiais (1)
- DEFICIENCIA_Todas_as_Interdisicplinas (1)
- DEMOCRACIA_NA_ESCOLA_Org_do_ens_fundamental (1)
- DEMOCRACIA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- DEPENDÊNCIA - (Todas as Interdisciplinas) (1)
- DEPOIS_DO_ESTAGIO_Semin_Integ. (1)
- desempenho (Artes Visuais) (1)
- DESIGN - (Artes Visuais) (1)
- DINÂMICA - (Teatro e Educação - B) (1)
- DIREÇÃO ESCOLAR (Encontro Internacional da Educação) (1)
- DIREITOS_IGUAIS_Todos (1)
- DITADURA OU TIRANIA - Todas as Interdisciplinas (1)
- DIVIDA_EJA (1)
- DOWN (Inclusão Social) (1)
- DUVIDAS_NO_EAD_Todas_as_Interdisicplinas. (1)
- EAD- SERIES FINAIS FUNDAMENTAL - MEDIO - Todas as Interdisciplinas (1)
- EDUCACAO - Todas as Interdisciplinas (1)
- EDUCAÇÃO_A_DISTANCIA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- egoismo_violencia_FILOSOFIA_e todas_as_INTERDISCIPLINAS (1)
- EIXO VI (1)
- EIXO_4_Sem_Integrador (1)
- EixoVII composto do Eixo V (1)
- EJA_EVASÃO_ESCOLAR_EJA (1)
- EJA_INTERDISCIPLINA_EJA (1)
- ELEICAO_EDUCACAO_DEMOCRACIA_Todas as Interdisciplinas (1)
- ENTREVISTA_SANTA_ANA_Interdisicplina_eja (1)
- EQUILÍBRIO - Ciências Naturais (1)
- ESTAGIO_Seminario_Integrador (1)
- ÉTICA ( Escola (1)
- EUCHARES_SOARES_DA_SILVA (1)
- EXEMPLO DA UTILIZAÇÃO DE NOÇÕES DE DIREITO DA ESCOLA - Todas as Disciplinas (1)
- EXPERIÊNCIA QUE DEU CERTO. (Encontro Internacional de Educação) (1)
- FAZER_CORRETO_Todas_as_Interdisc. (1)
- FILME - (Seminário Integrador III) (1)
- FILME_SEU_NOME_E_JONAS_Interdisc_libras (1)
- FINANCIAMENTO_DA_EDUCAÇÃO_Interd.org_e_gest_da_educ (1)
- FISCALIZAR A EDUCACAO E NECESSARIO - Todas as Interdisciplinas (1)
- formatura_todas_as_Interdisciplinas (1)
- FREIRE - Escola (1)
- GEOGRAFIA - (Artes Visuais) (1)
- HUMANIDADE_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- imaginação - (Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem - B) (1)
- INCLUSÃO PARA TODOS - Todas as Interdisicplinas (1)
- INCLUSÃO_SEM_CULPA_Seminario_Integrador (1)
- INCLUSÃO_Seminário_Integrador (1)
- INDEPENDENCIA_E_DEMOCRACIA_todas_as_interdisciplinas (1)
- INFORMATIZAÇÃO (1)
- INICIO_DA_TERCEIRA_SEMANA_Sem_Integrador (1)
- INICIO_DE_ANO_ESTÁGIO_tudo_de_bom (1)
- INSERÇÃO_DO_COMPUTADOR_Interdisciplinar (1)
- INTELIGÊNCIA_IGNORÂNCIA (1)
- INTERACAO_TECNOLOGIA_Seminario_Integrador (1)
- INTRODUCAO_Semin_Integrador (1)
- IVETE_NA_BASE_DO_BEIJO_linguagem (1)
- JOGOS ELETRÔNICOS (Ludicidade e Educação) (1)
- LEI_DE_MARCIO_todas_as_interdisciplinas (1)
- LEITURA_E_ESCRITA_6_ANOS_Semin_Integrador (1)
- LETRAMENTO_Linguagem (1)
- LIBRAS_Presenciei_Inclusao_Libras (1)
- LICAO_DE_AMOR_AO_RS_Todas_as_interdisciplinas (1)
- LINGUA_PORTUGUESA_MUDANCA_DE_METODOLOGIA_DE_ENSINO_Inter_Linguagem (1)
- LINHA DO TEMPO - Representacao_do_Mundo_pelos_Estudos_Sociais (1)
- LÚDICO. (Ludicidade e Educação - B) (1)
- MARCOS_LUIS_E_SOUZA_CRUZ (1)
- MATEMATICA - Interdisicplina de Matematica (1)
- MATEMATICA_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- MEIO_AMBIENTE_AJUDA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- MEIOS TECNOLOGICOS_Interdisciplinar (1)
- MEMORIAL_PRIMEIRO_SEMESTRE_POS (1)
- MENINAS - (Artes Visuais) (1)
- MENINO SELVAGEM_Libras (1)
- MENSAGENS_SUBLIMINARES_Interdisc_Psicologia (1)
- METODOLOGIA - (Artes Visuais) (1)
- MÉTODOS - Matemática (1)
- MIDIA_DIGITAL_Interdisciplinar (1)
- MOMENTOS LÚDICOS - Todas as Interdisciplinas (1)
- mosaico_etnico_racial_QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA - B (1)
- MOTIVAÇÃO - (Artes Visuais) (1)
- MOTIVO_DE_ORGULHO_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- MUDANÇAS_Sem_Integrador (1)
- música - (Música na Escola) (1)
- NATUREZA - Ciências Naturais (1)
- NOÇÕES DE DIREITO NAS ESCOLAS - Todas as Interdisciplinas (1)
- O ALUNO - Todas as interdisciplinas (1)
- O LIVRO ENCANTADO DE ZEZINHO - ( Literatura Infanto Juvenil e Artes Visuais) (1)
- O MANCHINHA - (Artes Visuais) (1)
- O que Significa? (Escola (1)
- O_TRABALHO_DOCENTE_escola_cultura_e_sociedade (1)
- OBSERVAÇÃO - (Encontro Internacional de Educação) (1)
- OBSERVANDO AS LEIS - Todas as Interdisciplinas (1)
- OBSERVAR_Interdisciplina_Seminario_Integrador (2)
- OCULOS PARA ALUNOS DA 1ª SERIE - Todas as Disciplinas (1)
- OITAVO_SEMESTRE_todas_as_Interdisciplinas (1)
- OLAVO DE CARVALHO - Seminário Int. IV (1)
- ORGANIZAÇÃO ESCOLAR- EIXO V (1)
- ORIENTAR E ENSINAR - (Escola (1)
- PAULÃO DO VOLEIBOL- Todas as Interdisciplinas (1)
- PAULO_FREIRE_FILME_EJA (1)
- PEQUENOS_GESTOS_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- PERGUNTAS - DESAFIOS - Todas as Interdisciplinas (1)
- PLANEJAMENTO_E_APRENDIZAGEM_Seminario_Integrador (1)
- PLANO_DE_AULA_ANALISE_Interdisicplina_linguagem (1)
- PLANO_DE_AULA_Didática_Planejamento_Avaliacao (1)
- POSTERS_EJA (1)
- PRINCESA_ISABEL (1)
- PROBLEMAS COM OFFICE - Educação e Tecnologia (1)
- PROBLEMATIZADOR. (Escola (1)
- PROF_J_CARLOS_LIBANEO_Seminario_Integrador (1)
- PROFESSOR SILVESTRE - Int. Sem. Int. IV (1)
- PROFESSOR_escola_cultura_e_sociedade (1)
- PROFESSOR_Todas_as_interdisicplinas (1)
- Proj. Pedagógico e Currículo (1)
- PROJETO ( Artes Visuais) (1)
- Projeto Pedagógico e Currículo) (3)
- Projeto Pedagógico e Currículo). (1)
- Projeto Político Pedagógico e Currículo). (1)
- QUALIDADE_NO_ENSINO_DIREITO_DE_TODOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- QUASE NADA - Interdisciplinas de Ciências Nat. e Est. Sociais (1)
- QUEM QUER BRINCAR - Todas as Interdisciplinas (1)
- REFLEXÃO - Informática e Educação (1)
- RELACIONANDO (Literatura Infanto Juvenil e Teatro) (1)
- reportagem_sobre_ead_TODAS_AS_INTERDISCIPLINAS (1)
- RESENHA_PENSAMENTO_CRITICO (1)
- Roberto_Chem_HOMENAGEM_MERECIDA (1)
- ROTEADOR (1)
- SANTANDER - (Artes Visuais) (1)
- SEMESTRE_DECISIVO_Semin_Integrador (1)
- SEMINÁRIO_INTEGRADOR_V_ATIVIDADE_UM (1)
- SEMINARIO_INTEGRADOR_V_tabela_de_organizacao_do_tempo (1)
- SINTESE - (Encontro Internacional da Educação) (1)
- SÍNTESE (ESCOLA PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO) (1)
- SISTEMATIZAÇÃO_Linguagem (1)
- socialismo (1)
- Sociologia da Educação-Eixo VI (1)
- SONHOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- Tabelas de Piaget (artes Visuais e Pedagogia). (1)
- TCC (1)
- TCC_Seminario_Inegrador_VII (1)
- TERCEIRA_SEMANA_DE_ESTAGIO_Seminario_integrador (1)
- TEXTO_DIDATICO (1)
- TIPOS DE ELEMENTOS E MATERIAIS - Artes Visuais. (1)
- UMA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM - Seminário Integrador IV (1)
- UMA_ABORGDAGEM_SÓCIO_CULTURAL_Interdisc_Escola_Cultura_e_Sociedade (1)
- UTILIZAÇÃO_DO_COMPUTADOR_Interdisciplinar (1)
- UTILIZAÇÃO. (Música na Escola) (1)
- VERIFICAÇÃO - (Encontro Internacional de Educação) (1)
- VIDEOS (1)
- VIOLÊNCIA JUVENIL - Todas as Interdisciplinas (1)
- VÍRGULAS - Todas as Interdisciplinas (1)
- weber_ESCOLA (1)