sábado, 24 de novembro de 2007

ENCONTRO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO

Outro fator que está dificultando na minha maneira de ver a organização e a busca de crescimento nas escolas públicas deve-se ao fato de que uma mesma diretora é responsável pelos dois ou três turnos de aula nestas escolas. Ocorre que as professoras depois de eleitas assumem todo o problema da escola para si. Qualquer assunto deve chegar ao ouvido de uma mesma pessoa, que vai juntando-os dentro de si, ocasionando um estresse elevado, que causará perda na qualidade de ensino, bem como falta de organização a partir da direção da escola. Não pensem que a pessoa que está no cargo de vice-diretora, seja no turno que for, irá fazer o serviço designado à diretora, afinal quem tem que assumir na verdade este papel é a titular, e nem sempre temos vice – diretoras capazes para realizar com esmero seus serviços.
Acredito que se houvesse uma diretora titular para cada turno, fazendo constar na direção geral da escola, os nomes de todas as diretoras, melhoraria bastante o desenvolvimento escolar, pois cada diretora agiria independente em seu turno, seguindo os mesmos critérios designados pelo órgão competente para o cargo de diretor de escola. Apenas em casos ligados à manutenção e conservação do patrimônio, as (os) três diretoras (es), se reuniriam para assinar juntas as prioridades relacionadas à instituição. Desta forma aquelas frases tão ouvidas hoje perderiam o sentido, “eu não posso fazer nada, sou uma só para tudo, minha vice tem medo de assumir responsabilidade, nem pode, eu assumo tudo seja a hora que for, manhã tarde ou noite, inclusive atividades de final de semana, assim não consigo fazer melhor, sou humana”.

Estas são as minhas sugestões buscando a melhoria do ensino em nosso país.

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