É de suma importância o estudo desenvolvido em Artes Visuais sobre os Estágios de desenvolvimento gráfico da infância à adolescência.
Eu possuía um estudo parecido, o qual também foi citado na temática nove, realizado por Piaget, que foi denominado de Psicogênese da Língua Escrita por Emília Ferreiro, a qual colocou em um de seus livros, a tabela correspondente a estes períodos o que descrevo a seguir:
PS1 – Pré-silábico 1 – a criança escreve com desenhos;
I1 – Intermediário 1 – escreve misturando desenhos e sinais gráficos;
PS2 – Pré-silábico 2 – não usa mais desenhos para escrever, relacionar o tamanho da palavra e o número de letras com o tamanho do objeto;
I2 – Intermediário 2 – usa só letras para escrever. Começa a relacionar a escrita como representação da fala;
S – Silábico – usa uma letra para cada silaba – Scvs – silábico com valor sonoro – quando usa letras da palavra que vai representar. Ssvs – silábico sem valor sonoro – quando usa qualquer letra, sem vinculo com a palavra que vai representar;
I3 – Intermediário 3 – pode usar uma letra para cada sílaba e acrescentar mais ou escrever letras aleatórias porque não lembra como escrevia antes;
SA – Silábico Alfabético – ora coloca uma letra para cada sílaba, ora escreve sílabas completas;
A – Alfabético – escreve como fala e escuta;
O – Ortográfico – se preocupa com a escrita correta.
Agora, além das explicações contidas no texto eu também possuo a tabela dos Estágios de desenvolvimento gráfico da infância à adolescência:
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Estágios de desenvolvimento gráfico da infância à adolescência | ||||||
| até dois anos | 2 – 4 anos | 4 – 7 anos | 7 – 9 anos | 9 – 12 anos | 12 – 14 anos |
PIAGET (usa a classificação de Luquet para analisar o espaço no desenho) | Exercício Rabiscos sem intenção de representar | Incapacidade construção topológica do espaço | Realismo Relações espaciais topológicas em todo o desenho e início das representações euclidianas e projetivas | Realismo Visual: Representações espaciais euclidianas e projetivas | ||
LUQUET (não estabelece idade) | | Realismo Fortuito: Desenho Involuntário e Desenho Voluntário | Incapacidade Sintética: Busca uma forma para cada categoria de objetos | Realismo Intelectual: Constrói um sistema para representar forma, espaço e cor no desenho | Realismo | |
LOWENFELD | | Garatuja: desordenada, controlada e | Pré início da forma, desenho fortuito | Esquemática: desenho com linha base | Pseudonaturalista: predominância da informação, excesso de detalhes | Naturalista: Preocupação com a representação realística |
Esta tabela me facilitará muito em minhas analises futuras referentes aos alunos da turma, bem como, a formular o parecer descritivo de cada aluno. Este parecer é muito importante para traçarmos o perfil do aluno com o propósito de melhor compreender suas dificuldades em algumas disciplinas.
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