segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Artes Visuais e Pedagogia, unidas por PIAGET

É de suma importância o estudo desenvolvido em Artes Visuais sobre os Estágios de desenvolvimento gráfico da infância à adolescência.

Eu possuía um estudo parecido, o qual também foi citado na temática nove, realizado por Piaget, que foi denominado de Psicogênese da Língua Escrita por Emília Ferreiro, a qual colocou em um de seus livros, a tabela correspondente a estes períodos o que descrevo a seguir:

PS1 – Pré-silábico 1 – a criança escreve com desenhos;

I1 – Intermediário 1 – escreve misturando desenhos e sinais gráficos;

PS2 – Pré-silábico 2 – não usa mais desenhos para escrever, relacionar o tamanho da palavra e o número de letras com o tamanho do objeto;

I2 – Intermediário 2 – usa só letras para escrever. Começa a relacionar a escrita como representação da fala;

S – Silábico – usa uma letra para cada silaba – Scvs – silábico com valor sonoro – quando usa letras da palavra que vai representar. Ssvs – silábico sem valor sonoro – quando usa qualquer letra, sem vinculo com a palavra que vai representar;

I3 – Intermediário 3 – pode usar uma letra para cada sílaba e acrescentar mais ou escrever letras aleatórias porque não lembra como escrevia antes;

SA – Silábico Alfabético – ora coloca uma letra para cada sílaba, ora escreve sílabas completas;

A – Alfabético – escreve como fala e escuta;

O – Ortográfico – se preocupa com a escrita correta.

Agora, além das explicações contidas no texto eu também possuo a tabela dos Estágios de desenvolvimento gráfico da infância à adolescência:


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Estágios de desenvolvimento gráfico da infância à adolescência

até dois anos

2 – 4 anos

4 – 7 anos

7 – 9 anos

9 – 12 anos

12 – 14 anos

PIAGET

(usa a classificação de Luquet para analisar o espaço no desenho)

Exercício
Sensório-motor:

Rabiscos sem intenção de representar

Incapacidade
Sintética:

construção topológica do espaço

Realismo
Intelectual:

Relações espaciais topológicas em todo o desenho e início das representações euclidianas e projetivas

Realismo Visual:

Representações espaciais euclidianas e projetivas

LUQUET

(não estabelece idade)

Realismo Fortuito:

Desenho Involuntário e Desenho Voluntário

Incapacidade Sintética:

Busca uma forma para cada categoria de objetos

Realismo Intelectual:

Constrói um sistema para representar forma, espaço e cor no desenho

Realismo
Visual:

Representação da perspectiva, opacidade da forma,cor natural e expressiva

LOWENFELD

Garatuja:

desordenada, controlada e
nomeada

Pré
esquemática:

início da forma, desenho fortuito

Esquemática:

desenho com linha base

Pseudonaturalista:

predominância da informação, excesso de detalhes

Naturalista:

Preocupação com a representação realística

Esta tabela me facilitará muito em minhas analises futuras referentes aos alunos da turma, bem como, a formular o parecer descritivo de cada aluno. Este parecer é muito importante para traçarmos o perfil do aluno com o propósito de melhor compreender suas dificuldades em algumas disciplinas.

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