Iniciando uma atividade motivando os alunos.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Que o aluno seja capaz de:
. Apreciar uma obra de arte;
. Conhecer um pouco da vida de um artista;
. Relacionar o artista à obra confeccionada pelo mesmo. Demonstrar o conhecimento adquirido a partir das atividades propostas.
CONTEÚDOS:
Todas as atividades trabalhadas nas disciplinas relativas ao currículo, tais como: educação artística, língua portuguesa, estudos sociais, matemática, ciências, religião e educação física.
METODOLOGIA:
Começarei a aula de educação artística, utilizando –me de apetrechos que possam dar aos alunos a dimensão do que é uma obra de arte, fazendo com que aos poucos, os alunos entrem motivados neste vasto e deslumbrante mundo das artes.
. Para tanto pretendo utilizar uma dinâmica denominada “Dinâmica da relação entre a imagem e o tema sugerido em carta”.
Atividade inicial: realização da dinâmica das cartas com temas.
Dividindo a turma em grupos de cinco alunos cada, entregarei a cada grupo uma carta com um respectivo tema, como por exemplo: festa, velório, acidente, casamento, batizado.
Obs. Utilizarei estes temas, para que não fique difícil para os alunos a confecção das imagens selecionadas, visto que são apenas para demonstrar um tipo de arte, e também relaxá-los para o desenvolvimento da atividade seguinte.
Após pedirei aos grupos que através de imagens montadas pelos componentes destes, façam uma imagem relacionada ao tema contido na carta recebida pelo grupo. Será determinado o tempo de dois minutos para realizar a formação, o qual será delimitado por uma ampulheta. Sendo que os grupos que observarem a apresentação terão até dois minutos para acertarem o tema. Obs. A quantidade de areia colocada na ampulheta, registra até seu término 60 segundos (um minuto).
Com esta atividade procurarei fazer com que o aluno entenda que cada individuo ao observar uma determinada imagem (obra de arte), pode vir a ter impressão diferente daquele que está a seu lado observando a mesma imagem (obra de arte). Irei dizer aos alunos que ao participarem da dinâmica, todos estavam realizando uma atividade artística, a qual poderia ser eternizada, caso fosse fotografada, ou ainda retratada por um artista.
Utilizarei este assunto como um “gancho”, no período da disciplina de Língua Portuguesa, onde, após breve debate sobre o assunto (arte), eu passarei às mãos dos alunos, mantendo os grupos da atividade anterior: gravuras, fotos, figuras de obras de arte do artista plástico Jorge Macchi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário