Gaba (1975) propõe o seguinte esquema para utilização de material concreto nas aulas de matemática:
Manipulação de objetos concretos
Ações realizadas com objetos
Obtenção de relações
Interiorização dessas relações
Aquisição e formulação do conceito
Integração do conceito a conceitos anteriores (estruturação)
Aplicação ou reconhecimento da estrutura em novas situações
Dienes (1974) propõe um modelo de seis etapas para a construção do modelo matemático:
1ª - Jogo livre enriquecido num ambiente enriquecido por materiais
2ª - Jogos estruturados, obedecendo a regras.
3ª - Comparação dos jogos que tenham estruturas isomorfas
4ª - Representação da abstração lógico-matemática
5ª - Análise das propriedades dessa representação
6ª - Demonstração dedutiva das propriedades estruturais do conceito, em linguagem matemática.
Estas demonstrações de metodologias pedagógicas, foram retiradas do texto:
Materiais manipulativos no ensino de matemática a crianças de 7 a 14 anos
Período das operações concretas
Prof. Léa da Cruz Fagundes
Laboratório de Metodologia e Currículo - Departamento de Ensino e Currículo
Faculdade de Educação - UFRGS.
O qual nos foi mostrado através do Rooda na disciplina de matemática, achei muito interessante a abordagem e por isso resolvi postar em meu portfólio de aprendizagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário