sábado, 28 de março de 2009

UMA HISTÓRIA QUE NOS FAZ PENSAR, SOBRE A REAL DEFICIÊNCIA:

Assistindo o vídeo onde uma pessoa dita normal, não conseguia comunicar-se, ou entender ao certo o que ocorria no mundo das pessoas especiais, lembrei-me de uma história, que um amigo me contou há muitos anos.

Havia em uma sala de aula, com seus 25 ou trinta alunos fisicamente normais, um aluno, que não possuía os braços, que havia se apresentado para o seu primeiro dia de aula. O professor defronte aos alunos, discutia sobre determinado assunto com a turma, pedindo para que escrevessem sobre o que estavam entendendo, para que mais tarde pudessem dialogar sobre as conclusões de cada um.
Passou naquele exato momento, o supervisor da escola, pela porta da sala de aula, e ficou paralisado com a atitude do professor, interrompendo a aula, para falar com ele em particular.
Supervisor: conheço o professor há anos, mas confesso que estou surpreso com a sua atitude, pedir para que todos escrevam sobre o que estão entendo, você sabe que isso é impossível, visto que um dos seus alunos não possui os braços, como irá escrever. O que você está fazendo, que ainda não pediu, para que um colega o ajude, será que vou tê-lo de chamar de ignorante?
Professor: ignorante eu seria, se pedisse para alguém ajudá-lo, escrevendo as palavras por ele, afinal, em breve ele irá passar para outra turma, outra fase de sua vida, será que ele irá querer transformar-se em um pedinte, dependendo dos outros? Eu, estou apenas esperando o momento que ele demonstrará, como pretende segurar os equipamentos necessários para escrever, para daí então fazer o possível para que ele seja auto suficiente o bastante, para não depender de ninguém.
O aluno, demonstrou ter vontade de segurar o lápis com a boca, mas o mesmo escapava muito, e ele não conseguia firmá-lo direito, até porque a ponta quebrava e ele não conseguia apontar. Assim sendo optou por segurá-lo entre os dedos do pé esquerdo. O professor, verificando o interesse do aluno em escrever, resolveu ajudá-lo a desenvolver suas habilidades utilizando os pés, coisa que nem em casa haviam ensinado a ele. Dias depois, o supervisor encontra professor e aluno depois do horário de aula, o professor estava ensinando ao aluno como alongar seus pés, para colocá-los sobre a mesa, para poder escrever, demorou alguns dias, mas as tentativas deram resultado.
Um dia os pais do aluno, procuraram o supervisor na secretaria, queriam agradecer ao professor, que estava ensinando seu filho a comer, bem como desenvolver outras atividades relacionadas à higiene sozinho, ou seja ele estava sendo preparado para a vida.
Muito tempo depois, este aluno, formou-se em direito.
Mas, e se ele não tivesse encontrado um professor que o auxiliasse,alguém que lhe fizesse tentar e tentar, até porque ele era canhoto, não conseguia firmar o lápis no pé direito, e o professor ficou o tempo todo tentando, ajudando-o a fazer o que parecia impossível, será que ele conseguiria vencer as barreiras, se esta pessoa não estivesse com ele? Temos de promover a independência das pessoas, o individuo, tem de caminhar pelos seus passos, sempre que possível.

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