Através deste curso realizado a distância reparei que a pesar de estar buscando um parâmetro ainda mais seguro para continuar neste rumo, relacionado à área da educação, a qual é muito abrangente e enigmática, à medida que todos os participantes do curso estão também envolvidos na busca por metodologias mais eficazes, onde consigam fazer valer a moral, a ética, fazendo-nos portadores de um novo tempo, onde a novidade não seja apenas a utilização de uma nova ferramenta (o computador), em sala de aula, mas também uma mudança comportamental, que resgate a aprendizagem nas escolas. Neste contexto, declaro que não estou convencido de que trabalhos em grupo, em um curso a distância, façam com que o aluno consiga demonstrar sua aprendizagem, mas sim, uma maneira encontrada para o despejo de informação dentro do sistema, baseado na divisão de tarefas, o que causa sobrecarga de alguns a favor de outros, não deixando nem o professor, nem os alunos demonstrarem verdadeiramente o que aprenderam. Os softwares utilizados podem levar a enganos, pois, quando o aluno posta sua atividade, a pasta criada, bem como, o texto por eles digitados, nem sempre ficam do modo que foram feitos originalmente, isto pode ocorrer por inúmeros fatores, por exemplo: o autor do texto por se tratar de atividade em grupo, pode há seu tempo enviar por e-mail, ou por outra forma o texto a algum componente, para que o mesmo faça algumas observações, mas, o texto é postado no programa por este que esta fazendo a observação, desta forma o programa passa a entender que quem criou a página, e foi autor do texto, foi quem postou a atividade e esta pessoa por sua vez, irá levar todos os elogios, bem como todas as criticas, caso o texto não fique a contento, de qualquer forma a pessoa que fez o texto será desconsiderada pelo tutor, bem como pelo professor, o que pode causar danos enormes principalmente quando da formulação dos conceitos ou médias, bem como, quanto à motivação na elaboração de uma atividade desta natureza.
Em se tratando de curso a distância o que fica mais comprovado em um trabalho em grupo é o mundo dos serás, o qual se resume em dúvidas e mais dúvidas que causam uma grande ansiedade por parte daquele que espera uma participação coletiva mais significante. Assim sendo, o aluno elabora a sua parte na atividade, mas não sabe se os outros componentes irão realizar as suas, vem à pergunta: Será que o fulano (a), irá realizar a parte tal, como foi solicitado? Será que conseguimos nos encontrar para realizarmos uma atividade relacionada aquela parte do trabalho? Será que o texto que estou enviando para consulta será devolvido para ser postado por mim, já que eu o desenvolvi? Será que o grupo participará de maneira consistente de todo o processo de realização desta atividade?
No final observando na pratica as atividades desenvolvidas, senti que não há participação coletiva nas atividades em grupo, ao menos não em todos os grupos, o que causa danos a quem participou e não foi levado em consideração, ou aquele que não participou e foi levado em consideração, pois este está sendo enganado, por achar que os elogios dados para si, refletem em seu desempenho no grupo, o que não é verdade, visto que postar texto de outra pessoa, pode quando muito lhe causar facilidade momentânea, a qual será desmascarada em uma avaliação presencial, que custará caro em seu currículo.
Acredito que as atividades em grupo facilitam apenas aos tutores e professores, na hora de realizarem suas avaliações, pois, estes têm menor número de atividades para avaliar, bem como, menos endereços eletrônicos para observar, já que os trabalhos quando realizados em grupo ficam substancialmente divididos, nem sempre em partes iguais, pois, que muitos grupos possuem número desigual de participantes, para mais ou para menos, dependendo da situação.
O trabalho em grupo facilita o despejo de informações por parte dos professores, que por acharem que os grupos são compostos de tal número de participantes, os mesmos podem ler, debater e entender todas estas informações entregues aos mesmos em tempo muito curto, o que não acontece, ao menos pelo que pude vivenciar. No período de pouco mais de um mês, recebi aproximadamente 200 páginas de textos, o que considero muito para um espaço tão pequeno de tempo, destas, imprimi todas, para ler nos locais por onde passo, já que me desloco muito em meu trabalho. Quando necessitei de auxilio on line no curso, não obtive êxito e tive de recorrer a outras pessoas para tentar sanar um problema ocorrido em uma das atividades em grupo, mas não adiantou, voltei ao mundo dos serás o que me causa certa inquietação, já que estou buscando um curso que me qualifique, me coloque em um nível mais alto dentro da área escolhida por mim, para com a qual tenho profundo respeito. O despejo de informações é algo que não deve ocorrer, pois, está comprovado que o aluno apesar de ler, ou decorar algumas informações, poderá com o passar do tempo demonstrar que não aprendeu com as mesmas, visto que não houve interação por parte do professor sobre uma orientação mais abrangente relacionada ao texto ou informação repassada ao aluno. Em se tratando de alunos adultos, os quais muitos estão em sala de aula, ministrando aulas, estes dificilmente conseguem ler tomar conta das informações despejadas, e realizar suas atividades direcionadas à turma na escola onde ministram suas aulas, com qualidade, pois, precisam elaborar seus planos diários de aula com o propósito de manter a aprendizagem de seus alunos o mais qualitativa possível, por se preocuparem com estes, afinal estar em sala de aula é uma responsabilidade muito grande, daí a busca destas pessoas por aprimoramento em curso superior. Conceitualizar um texto deve ser tarefa fácil para alguns, mas aqui estamos pensando no todo, e por mais que conceitualizemos o texto, nem sempre o faremos de maneira correta, o que pode causar danos na aprendizagem posteriormente.
Assim sendo proponho que os mecanismos existentes nos cursos à distância, sejam melhor utilizados, ou seja, podemos ter aulas diariamente através de videoconferências, ou outros, em horários pré-determinados, como ocorre nas aulas presenciais, com uma atenuante a nosso favor, não precisaremos nos deslocar até o local de ensino, mas sim estaremos ligados aos tutores, professores e até colegas de curso em tempo real, virtualmente, o que causaria maior interação nas atividades propostas, bem como, elevaria a qualidade do curso. Para tanto, poderemos receber os textos, e discuti-los em tempo real com os docentes envolvidos, para aqueles que possuem ( Web Can ), e sistema de áudio, poderemos ver as imagens em tempo real, bem como, ouvir suas explicações sobre os textos sugeridos. O aluno por sua vez pode dissertar sobre as suas argumentações e conclusões, não restando dúvida sobre o entendimento do mesmo sobre o texto ofertado. O curso não deixa de ser à distância apenas por que temos um horário para adentrar a um sistema, muito pelo contrário, ele passa a ser um curso com muito mais qualidade e interação fatores que causam um aumento significativo na qualidade do mesmo. Aqueles alunos que por algum motivo não conseguirem adentrar no sistema naqueles horários, podem fazê-lo em outros, bastando contatar a coordenação para que a solução seja encontrada para ambos os lados.
Neste sentido até as atividades em grupo poderão ser realizadas de maneira mais interativa, onde todos terão a sua postagem considerada de maneira mais justa, retirando os alunos do mundo das dúvidas e incertezas, que levam a falta de motivação e a desistência em alguns casos.
Não estou aqui, acusando esta ou aquela pessoa, estou apenas demonstrando o que tenho observado, bem como, procurando contribuir de alguma forma para a melhora do ensino a distância, desta forma, acredito que esteja agindo com a responsabilidade que me é peculiar neste caso.
Escrito por: Marcos Schilling Martins.
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