Ao realizar o trabalho de Conclusão de curso (TCC), deparei-me com a importância de toda a trajetória acadêmica percorrida até este momento, pois, dependerei de tudo o que foi desenvolvido durante os diversos eixos de nosso curso. Por falar em eixos, no eixo 4, aprendi a importância do questionamento sobre as coisas, buscando argumentos para evidenciar e demonstrar de forma mais consistente a aprendizagem adquirida. A organização, a formulação de projetos, com conteúdos, objetivos, dentre outros assuntos que se fazem presentes dentro de um Plano Individual de Estudos, sem os quais não conseguiria chegar a um denominador comum, ou seja, algo que cause uma aprendizagem significativa e ao mesmo tempo me conduza a uma avaliação consistente sobre a metodologia utilizada por mim em sala de aula. Não adianta me preocupar em avaliar o aluno, se eu mesmo não me auto-avaliar perante as dificuldades e perguntas levantadas pelos alunos, as quais me ajudam a elaborar os planos de aula e a problematizar para que junto com os mesmos construa a aprendizagem com qualidade.
Algo que levarei para sempre comigo:
(PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS)
Algumas perguntas que podes fazer sobre o seu Plano Individual de Estudos para esclarecer as dúvidas:
• Os objetivos de aprendizagem estão claros e realísticos? Descrevem o que me proponho a aprender? Existem outros objetivos que podem ser considerados?
• As estratégias e os recursos de aprendizagem parecem razoáveis, apropriados e eficientes? É possível pensar em outros recursos e estratégias?
• A(s) evidência(s) parece(m) relevante(s) aos vários objetivos e são convincentes? Podem sugerir outras evidências?
• Os critérios e os meios para validar a(s) evidência(s) são claros, relevantes e convincentes? Existem outras maneiras de validar a(s) evidência(s) proposta(s)?
Este material foi postado quando da solicitação da atividade 3 do 4º semestre e baseado nele posso redigir de forma segura um plano individual de estudos dentre outras formas de planejamento a ser utilizado no aprimoramento dos conhecimentos básicos que um bom professor deve possuir para conseguir atingir seus objetivos em sala de aula. Utilizei o mesmo para fazer o meu projeto pedagógico no estágio, o qual está me fornecendo subsídios para realizar o meu trabalho de conclusão de curso com muito mais critérios.
Retirados do texto do Eixo 4- Autor Silvestre Novak
Este blog foi criado com o objetivo de escrever as minhas conclusões relacionadas as atividades desenvolvidas na UFRGS. SITES, ANEXADOS: http://marcosschillingmar.pbworks.com/w/page/20293843/memorial
- 1ª_AULA_PRESENCIAL_TODAS_AS_INTERDISCIPLINAS (2)
- 25_de_agosto_Didatica_Projetos_Avaliacao (1)
- ACESSIBILIDADE_Semin_Integrador (1)
- ADAPTAÇAO_DE_AMBIENTE_Seminario_Integrador. (1)
- ADULTO_psicologia_da_vida_adulta (1)
- AGRADECER_É_UM_ATO_DE_RECONHECIMENTO (1)
- AGRADECIMENTOS_E_VOTOS_Todas_as_interdisciplinas (1)
- AGRADECIMENTOS_todas_as_Interdisciplinas (1)
- ALIMENTAÇÃO_DE_QUEM_UTILIZA_MEDICAMENTOS_CONTROLADOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- ANALISANDO AS BRINCADEIRAS. (Ludicidade e Educação - B) (1)
- APRENDIZAGEM_Diferencas_Linguagem (1)
- APRENDIZAGEM_INCLUSAO_Semin_Integrador (1)
- ARQUITERTURAS_PEDAGÓGICAS_Seminario_Integrador_VII (2)
- AS TRÊS DOCEIRAS (Literatura Infanto Juvenil) (1)
- ATIVIDADES CULTURAIS - (Música na Escola) (1)
- ATIVIDADES DE ETCI - Interdisicplina de ETCI. (1)
- ATIVIDADE_EM_GRUPO_Interdisciplina_Libras (1)
- AVALIAÇÃO_Didatica_Planejamento_Avaliação (2)
- A_APRENDIZAGEM_ESPECIAL_Sem_Integrador (1)
- BERNARD CHARLOT - (Escola (1)
- BRUXA_ONILDA_Linguagem (1)
- CEGUEIRA_Linguagem (1)
- CIÊNCIAS - (Artes Visuais) (1)
- CONHECENDO_LETRAS_Linguagem (1)
- CONVITE APAENERGIA - Todas as Interdisciplinas (1)
- CORRUPÇÃO_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- CUIDADO COM A FALSA DEMOCRACIA_Org_ens_fundamental (1)
- CUIDADOS_ESPECIAIS_NECESSIDADES_ESPECIAIS_DE_APRENDIZAGEM (1)
- CULTURA E SOCIEDADE - ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E ANTROPOLÓGICA - B (1)
- DE QUEM É A MÚSICA - ( Música na Escola) (1)
- DEFESA ORAL DA SÍNTESE - Todas as Interdisciplinas (1)
- DEFICIENCIA_FISICA_Interdiscip_Nessec_Especiais (1)
- DEFICIENCIA_Todas_as_Interdisicplinas (1)
- DEMOCRACIA_NA_ESCOLA_Org_do_ens_fundamental (1)
- DEMOCRACIA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- DEPENDÊNCIA - (Todas as Interdisciplinas) (1)
- DEPOIS_DO_ESTAGIO_Semin_Integ. (1)
- DESIGN - (Artes Visuais) (1)
- DINÂMICA - (Teatro e Educação - B) (1)
- DIREITOS_IGUAIS_Todos (1)
- DIREÇÃO ESCOLAR (Encontro Internacional da Educação) (1)
- DITADURA OU TIRANIA - Todas as Interdisciplinas (1)
- DIVIDA_EJA (1)
- DOWN (Inclusão Social) (1)
- DUVIDAS_NO_EAD_Todas_as_Interdisicplinas. (1)
- EAD- SERIES FINAIS FUNDAMENTAL - MEDIO - Todas as Interdisciplinas (1)
- EDUCACAO - Todas as Interdisciplinas (1)
- EDUCAÇÃO_A_DISTANCIA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- EIXO VI (1)
- EIXO_4_Sem_Integrador (1)
- EJA_EVASÃO_ESCOLAR_EJA (1)
- EJA_INTERDISCIPLINA_EJA (1)
- ELEICAO_EDUCACAO_DEMOCRACIA_Todas as Interdisciplinas (1)
- ENTREVISTA_SANTA_ANA_Interdisicplina_eja (1)
- EQUILÍBRIO - Ciências Naturais (1)
- ESTAGIO_Seminario_Integrador (1)
- EUCHARES_SOARES_DA_SILVA (1)
- EXEMPLO DA UTILIZAÇÃO DE NOÇÕES DE DIREITO DA ESCOLA - Todas as Disciplinas (1)
- EXPERIÊNCIA QUE DEU CERTO. (Encontro Internacional de Educação) (1)
- EixoVII composto do Eixo V (1)
- FAZER_CORRETO_Todas_as_Interdisc. (1)
- FILME - (Seminário Integrador III) (1)
- FILME_SEU_NOME_E_JONAS_Interdisc_libras (1)
- FINANCIAMENTO_DA_EDUCAÇÃO_Interd.org_e_gest_da_educ (1)
- FISCALIZAR A EDUCACAO E NECESSARIO - Todas as Interdisciplinas (1)
- FREIRE - Escola (1)
- GEOGRAFIA - (Artes Visuais) (1)
- HUMANIDADE_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- INCLUSÃO PARA TODOS - Todas as Interdisicplinas (1)
- INCLUSÃO_SEM_CULPA_Seminario_Integrador (1)
- INCLUSÃO_Seminário_Integrador (1)
- INDEPENDENCIA_E_DEMOCRACIA_todas_as_interdisciplinas (1)
- INFORMATIZAÇÃO (1)
- INICIO_DA_TERCEIRA_SEMANA_Sem_Integrador (1)
- INICIO_DE_ANO_ESTÁGIO_tudo_de_bom (1)
- INSERÇÃO_DO_COMPUTADOR_Interdisciplinar (1)
- INTELIGÊNCIA_IGNORÂNCIA (1)
- INTERACAO_TECNOLOGIA_Seminario_Integrador (1)
- INTRODUCAO_Semin_Integrador (1)
- IVETE_NA_BASE_DO_BEIJO_linguagem (1)
- JOGOS ELETRÔNICOS (Ludicidade e Educação) (1)
- LEITURA_E_ESCRITA_6_ANOS_Semin_Integrador (1)
- LEI_DE_MARCIO_todas_as_interdisciplinas (1)
- LETRAMENTO_Linguagem (1)
- LIBRAS_Presenciei_Inclusao_Libras (1)
- LICAO_DE_AMOR_AO_RS_Todas_as_interdisciplinas (1)
- LINGUA_PORTUGUESA_MUDANCA_DE_METODOLOGIA_DE_ENSINO_Inter_Linguagem (1)
- LINHA DO TEMPO - Representacao_do_Mundo_pelos_Estudos_Sociais (1)
- LÚDICO. (Ludicidade e Educação - B) (1)
- MARCOS_LUIS_E_SOUZA_CRUZ (1)
- MATEMATICA - Interdisicplina de Matematica (1)
- MATEMATICA_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- MEIOS TECNOLOGICOS_Interdisciplinar (1)
- MEIO_AMBIENTE_AJUDA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- MEMORIAL_PRIMEIRO_SEMESTRE_POS (1)
- MENINAS - (Artes Visuais) (1)
- MENINO SELVAGEM_Libras (1)
- MENSAGENS_SUBLIMINARES_Interdisc_Psicologia (1)
- METODOLOGIA - (Artes Visuais) (1)
- MIDIA_DIGITAL_Interdisciplinar (1)
- MOMENTOS LÚDICOS - Todas as Interdisciplinas (1)
- MOTIVAÇÃO - (Artes Visuais) (1)
- MOTIVO_DE_ORGULHO_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- MUDANÇAS_Sem_Integrador (1)
- MÉTODOS - Matemática (1)
- NATUREZA - Ciências Naturais (1)
- NOÇÕES DE DIREITO NAS ESCOLAS - Todas as Interdisciplinas (1)
- O ALUNO - Todas as interdisciplinas (1)
- O LIVRO ENCANTADO DE ZEZINHO - ( Literatura Infanto Juvenil e Artes Visuais) (1)
- O MANCHINHA - (Artes Visuais) (1)
- O que Significa? (Escola (1)
- OBSERVANDO AS LEIS - Todas as Interdisciplinas (1)
- OBSERVAR_Interdisciplina_Seminario_Integrador (2)
- OBSERVAÇÃO - (Encontro Internacional de Educação) (1)
- OCULOS PARA ALUNOS DA 1ª SERIE - Todas as Disciplinas (1)
- OITAVO_SEMESTRE_todas_as_Interdisciplinas (1)
- OLAVO DE CARVALHO - Seminário Int. IV (1)
- ORGANIZAÇÃO ESCOLAR- EIXO V (1)
- ORIENTAR E ENSINAR - (Escola (1)
- O_TRABALHO_DOCENTE_escola_cultura_e_sociedade (1)
- PAULO_FREIRE_FILME_EJA (1)
- PAULÃO DO VOLEIBOL- Todas as Interdisciplinas (1)
- PEQUENOS_GESTOS_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- PERGUNTAS - DESAFIOS - Todas as Interdisciplinas (1)
- PLANEJAMENTO_E_APRENDIZAGEM_Seminario_Integrador (1)
- PLANO_DE_AULA_ANALISE_Interdisicplina_linguagem (1)
- PLANO_DE_AULA_Didática_Planejamento_Avaliacao (1)
- POSTERS_EJA (1)
- PRINCESA_ISABEL (1)
- PROBLEMAS COM OFFICE - Educação e Tecnologia (1)
- PROBLEMATIZADOR. (Escola (1)
- PROFESSOR SILVESTRE - Int. Sem. Int. IV (1)
- PROFESSOR_Todas_as_interdisicplinas (1)
- PROFESSOR_escola_cultura_e_sociedade (1)
- PROF_J_CARLOS_LIBANEO_Seminario_Integrador (1)
- PROJETO ( Artes Visuais) (1)
- Proj. Pedagógico e Currículo (1)
- Projeto Pedagógico e Currículo) (3)
- Projeto Pedagógico e Currículo). (1)
- Projeto Político Pedagógico e Currículo). (1)
- QUALIDADE_NO_ENSINO_DIREITO_DE_TODOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- QUASE NADA - Interdisciplinas de Ciências Nat. e Est. Sociais (1)
- QUEM QUER BRINCAR - Todas as Interdisciplinas (1)
- REFLEXÃO - Informática e Educação (1)
- RELACIONANDO (Literatura Infanto Juvenil e Teatro) (1)
- RESENHA_PENSAMENTO_CRITICO (1)
- ROTEADOR (1)
- Roberto_Chem_HOMENAGEM_MERECIDA (1)
- SANTANDER - (Artes Visuais) (1)
- SEMESTRE_DECISIVO_Semin_Integrador (1)
- SEMINARIO_INTEGRADOR_V_tabela_de_organizacao_do_tempo (1)
- SEMINÁRIO_INTEGRADOR_V_ATIVIDADE_UM (1)
- SINTESE - (Encontro Internacional da Educação) (1)
- SISTEMATIZAÇÃO_Linguagem (1)
- SONHOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- Sociologia da Educação-Eixo VI (1)
- SÍNTESE (ESCOLA PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO) (1)
- TCC (1)
- TCC_Seminario_Inegrador_VII (1)
- TERCEIRA_SEMANA_DE_ESTAGIO_Seminario_integrador (1)
- TEXTO_DIDATICO (1)
- TIPOS DE ELEMENTOS E MATERIAIS - Artes Visuais. (1)
- Tabelas de Piaget (artes Visuais e Pedagogia). (1)
- UMA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM - Seminário Integrador IV (1)
- UMA_ABORGDAGEM_SÓCIO_CULTURAL_Interdisc_Escola_Cultura_e_Sociedade (1)
- UTILIZAÇÃO. (Música na Escola) (1)
- UTILIZAÇÃO_DO_COMPUTADOR_Interdisciplinar (1)
- VERIFICAÇÃO - (Encontro Internacional de Educação) (1)
- VIDEOS (1)
- VIOLÊNCIA JUVENIL - Todas as Interdisciplinas (1)
- VÍRGULAS - Todas as Interdisciplinas (1)
- amor_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- análise motora - (Música na Escola) (1)
- cancao_Disc_AFRODESCENDENTES (1)
- deficiencia (1)
- desempenho (Artes Visuais) (1)
- egoismo_violencia_FILOSOFIA_e todas_as_INTERDISCIPLINAS (1)
- formatura_todas_as_Interdisciplinas (1)
- imaginação - (Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem - B) (1)
- mosaico_etnico_racial_QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA - B (1)
- música - (Música na Escola) (1)
- reportagem_sobre_ead_TODAS_AS_INTERDISCIPLINAS (1)
- socialismo (1)
- weber_ESCOLA (1)
- ÉTICA ( Escola (1)
Um comentário:
Prezado aluno Marcos!
O exercício do Plano Individual de Estudos foi muito válido no decorrer do Curso.
Que bom que vem lhe ajudando na trajetória Acadêmica!
Na medida de sua disponibilidade vá citando como são as suas retomadas na construção do seu TCC.
Obrigada por sua postagem!
Abraços,
Geny
Postar um comentário