Resolvi postar este livro em meu blog, com o intuito de demonstrar que podemos trabalhar as Artes Visuais de diversas formas, e em diversas disciplinas. Aqui estou ligando Artes Visuais com a Disciplina de Literatura, mas ao ler o livro, o observador poderá constatar que o Zezinho está aprendendo Matemática, Língua Portuguesa, dentre outras atividades, todas relatadas em um livro que está por ser ilustrado e aprimorado nos moldes dos livros que adquirimos ao longo de nossas vidas, para nós, para nossos filhos para nossos alunos, etc. Apenas priorizei que o aluno deve criar suas imagens enquanto lê o referido livro, comprovando mais uma vez, que quer desenhando ou não a imagem por ele imaginada, na realidade, o importante é tomar-se consciência de que precisamos de um ponto de referência para fazermos nossos relatos, e isto é automático, o cérebro conforme estamos ouvindo, ou lendo algum texto, que conta algo que aconteceu fictícia ou verdadeiramente, já nos condiciona criando imagens as quais utilizamos até para nos conscientizarmos de que a história poderá ou não ser verdadeira. É como se uma pessoa de 1,30m de altura, dissesse que pescou em um lago, um peixe com peso de uma tonelada, utilizando-se de uma vara de pescar, e depois carregou este mesmo peixe sem nenhum auxilio, nos braços até um determinado lugar, onde conseguiu colocá-lo inteiro em uma grelha para assá-lo. Conseguiu imaginar a cena? Pois bem, o seu cérebro já conseguiu convencê-lo de que este fato é impossível de acontecer.
Muitas vezes em sala de aula principalmente quando a disciplina a ser desenvolvida é a Matemática, o aluno quando o assunto envolve puramente cálculos, fica sem ter como imaginar a conta sendo realizada em seu cérebro, desta forma ele começa a contar nos dedos, ou a fazer rabiscos no papel, ou a procurar outro material concreto para ajudá-lo a conseguir a solução, mas de qualquer forma ele estará utilizando este material como complemento em sua imaginação, pois, o seu cérebro após obter subsídios necessários para formular a resposta, irá fazer com que o aluno a coloque, ou a questione ainda mais, caso verifique que o auxilio do material concreto ainda não foi o bastante para chegar a um resultado satisfatório, dai a importância de um momento de relaxamento em aula antes de começarmos com uma atividade, para abrirmos a mente do aluno, com o propósito de que ele aprenda, utilize melhor a imaginação na hora de compreender certos detalhes que o ajudarão a solucionar problemas futuros.
Nossa ida até a bienal, veio bem a calhar, pois, muitas imagens analisadas no lugar, tendem a parecer irreais, ou a nos deixar intrigados pelo fato de não as compreendermos direito, o que já não ocorre quando lemos a história da arte, antes de deslumbra-la, pois o nosso cérebro captura a essência nas palavras antes de uni-lá a imagem analisada por nós.
O LIVRO ENCANTADO DE ZEZINHO.
Era uma vez, um garotinho muito levado, chamado Zezinho.
Ele estudava em uma escola pública de sua cidade.
Porém, ele não gostava de ler. Sendo assim, não aprendia quase nada. Era considerado um garoto sem futuro pelos seus colegas, que até afastavam-se dele, pois ele nada sabia, seus assuntos eram sobre brincadeiras. Estudo ele queria distância. Ia para a escola mas contra a vontade.
Num belo dia, Zezinho ia indo pra escola, quando por acaso, deparou-se com um livro jogado no chão. Era um livro pequeno, mas muito bonito, bem cuidado.
–Quem perdeu este livro?
Assim ele ficou indagando, enquanto folhava o livro, pra ver se encontrava o nome do dono. Sem nada encontrar que pudesse levá-lo ao proprietário, ficou ali, parado enquanto pensamentos estranhos passavam em sua cabeça.
-Puxa vida! Semana que vem vai ter uma gincana na escola. Estão procurando alguém que responda 20 questões sobre diversos temas, sendo que dez, serão de matemática, sem errar. Eu não entendo matemática, como poderia participar, pra ajudar achei um livro sem nada escrito. Do que adiantaria?
Com a mão sobre o livro ele disse.
-Há se este livro fosse de matemática!
Neste instante, o livro ficou cheio de cálculos e outros assuntos matemáticos. Zezinho não acreditava no que estava vendo. Passou a mão sobre o livro pra ver se era verdade. Ao passar a mão nas folhas, sentiu uma sensação estranha, como se algo diferente estivesse tomando conta do seu ser. Enquanto caminhava, ia somando o número das casas, um a um.
29+31= 60+33= 93+35=128+37= 165...
E assim sucessivamente, até chegar em sua casa.
Zezinho levou seu livro pra casa e escondeu, bem escondidinho, pra ninguém pegar. Ele era o seu tesouro.
Sua mãe ao vê-lo em casa, solicitou que fosse buscar dez pãezinhos e um litro de leite, para o café da tarde. Ela disse ao menino:
-Trás um pedaço de papel, pra que eu anote o valor, se não você vai trazer o troco errado. Vou te dar 10 Reais, você vai gastar R$ 2,50.
-Eu vou trazer R$ 7,50 de volta mãe, não precisa anotar.
Sua mãe ficou surpresa, com a resposta do Zezinho.
-Que estranho: eu nem ia dar pra ele o valor de dez reais. Mesmo escrevendo, ele acaba errando o valor do troco, pois agora ele me sai dizendo que sabe de cor o valor do troco. O que será que houve? É, ele me surpreendeu.
Zezinho foi na venda e voltou todo contente, trouxe os pães, o leite e o troco certinho pra sua mãe tomou café, tomou um banho e foi pro seu quarto, ver o tal livro que havia achado.
-Não é que eu estou craque em matemática! Justo eu que nada sabia. Mas se este livro fosse de português?
Neste instante, novamente o menino sentiu uma sensação estranha, olhou para o livro e ele estava repleto de palavras, frases... mesmo sem lê-lo, ele já sabia tudo sobre a matéria seu modo de falar mudou, ele conseguia pronunciar palavras difíceis, escondeu o livro de novo foi até onde estava sua mãe e disse:
-Eu vou especular por aí pra saber se eu posso responder as perguntas na gincana da semana que vem, lá na escola. Com o prêmio, eu quero comprar um presente pra senhora.
A mãe escutou mas não acreditou:
-Especular, da onde ele tirou isto, pra não ficar dúvida, Zezinho, você sabe o que significa especular?
-Sim mãe, se for no adjetivo, é relativo a espelho, se for relativo ao verbo transitivo, neste caso é :- Examinar com atenção, averiguar, pesquisar. Valer-se de certa posição, ou de circunstância, etc.,
-Chega, chega filho.
Disse a mãe do menino:
-Você já mostrou que sabe, e sabe muito, onde você aprendeu tudo isto?
-Lendo mãe, lendo muito.
-Coitadinho.
Disse sua mãe:
-Será que ele bateu a cabeça?
Mas sem dar mais assunto, Zezinho saiu, logo outras pessoas, que estavam na padaria, vieram falar com a mãe de Zezinho.
-O que houve com o seu filho? Ele não só pediu tudo certinho na hora de comprar as mercadorias, mas também corrigiu certinho o troco e ajudou outras crianças a calcular o troco delas também.
Sua mãe estava maravilhada com a situação.
-Meu filho é um gênio.
Dizia ela:
-Tem que ver ele falando, parece um doutor.
- Benza Deus, benza Deus diziam os curiosos.
E o tempo foi passando, Zezinho agora, não era mais repudiado, na escola, ele era o que mais respondia as questões propostas, sua professora estranhava tamanha mudança, queria saber quem o estava auxiliando, para ajudar outras crianças também mas Zezinho não abria o jogo. Zezinho até inscreveu-se na gincana.
-Que diferença!
Comentavam os amigos.
-De uma hora pra outra este aí, ficou muito esperto acredito até que possa ganhar o prêmio de intelectual na gincana.
No dia marcado Zezinho, foi procurar seu livro encantado, queria conseguir ainda mais sabedoria, mas como que por encanto, o livro havia desaparecido.
-E agora, como responder as questões? Meu Deus! minha mãe vai estar lá, e meus colegas, que agora não param de me paparicar irão rir de mim, tenho de fazer alguma coisa rápido.
Após revirar seu quarto de pernas pro ar, Zezinho resolveu criar coragem e enfrentar a situação.
-Vou ler um pouco dos livros que possuo, e vou para a batalha, o que não posso é fugir da raia, logo agora.
E assim, Zezinho após dar uma lida rápida em alguns livros comuns seus, saiu em direção à gincana, meio triste, com receio sobre o que poderia acontecer, resolveu usar sua humildade.
-Olha, vou tentar responder todas as questões só me dê um tempo maior, por que eu quero muito dar um presente pra minha mãe.
Que tempo, que nada, Zezinho começou a responder as questões, e não parou mais.
Observação: as questões perguntadas ao Zezinho juntamente com as respostas, estão fixadas na parte final do livro mas, você professor pode inventar outras para sua turma perguntar ao Zezinho.(Retirei as questões, prefiro que os professores as realizem).
Zezinho acertou todas.
Depois de ter feito o maior sucesso na gincana, dando todo o prêmio para sua mãe, que ficou maravilhada com seu filho prodígio, Zezinho continuava esperto a única diferença, é que agora para manter a sua sabedoria, ele era obrigado a ler, pra não passar vergonha perto de seus amigos ele nunca mais foi o mesmo ficou muito mais inteligente, mais dinâmico e bem disposto adorava a leitura e ia passar de ano sem fazer recuperação, pela primeira vez.
Certo dia ao entrar em seu quarto, o menino deparou-se com o seu livro precioso, sobre a sua cama.
-Meu Deus!
Exclamou o menino.
-Como este livro foi parar ali?
Tomou o livro nas mãos e admirando-o por longo período, decidiu:
-Este livro ajudou-me muito em minha vida através dele aprendi o valor da leitura, mas também aprendi o quanto é importante ajudarmos as outras pessoas o quanto crescemos com isso perante a sociedade que nos cerca, assim sendo, não posso ficar com ele, acredito que este livro estaria melhor, se estivesse nas mãos de outra pessoa há qual estivesse com dificuldades como eu estava, antes de encontrá-lo.
Neste instante o livro sumiu de fronte a seus olhos, foi se
esconder em meio a vários livros dentro de uma biblioteca escolar, localizada distante dali. Por isso, se você quiser encontrá-lo, comece por visitar a biblioteca de sua escola quem sabe se este livro não está escondido lá, esperando por você mas lembre-se: mais importante do que encontrar um livro encantado, é encontrar dentro de si mesmo o encantamento pelo saber é através deste, que você conseguirá ganhar muitos prêmios em sua vida; presenteando a você e a aqueles que você gosta. A propósito, prêmio ao contrário do que muitos pensam, não é apenas uma medalha pra ser colocada no pescoço, um troféu pra ser exposto na sala, mas tudo aquilo que você conseguir adquirir com o seu esforço. Aquele carinho que a professora lhe deu, enquanto você executava com vontade e determinação sua tarefa escolar. Aquela comida que sua mãe preparou só porque sabia que você gostava, para agradá-lo por você ser um bom filho. Aquele pirulito que você comprou, com o dinheiro que seu pai lhe deu, por você demonstrar carinho para com ele, enfim. Prêmio, é tudo aquilo que você recebe por satisfazer a você ou a outrem, realizando coisas boas, as quais chamamos de boas ações pois quem age desta forma, sempre é recompensado.
LIVRO ESCRITO POR MARCOS SCHILLING MARTINS
DEDICO ESTA OBRA LITERÁRIA À MINHA ESPOSA (SOLANGE), A QUAL ME CONVENCEU A ADQUIRIR O NOSSO COMPUTADOR (LIVRO ENCANTADO), FATO QUE MUDOU MUITO A NOSSA VIDA.
Este blog foi criado com o objetivo de escrever as minhas conclusões relacionadas as atividades desenvolvidas na UFRGS. SITES, ANEXADOS: http://marcosschillingmar.pbworks.com/w/page/20293843/memorial
- 1ª_AULA_PRESENCIAL_TODAS_AS_INTERDISCIPLINAS (2)
- 25_de_agosto_Didatica_Projetos_Avaliacao (1)
- A_APRENDIZAGEM_ESPECIAL_Sem_Integrador (1)
- ACESSIBILIDADE_Semin_Integrador (1)
- ADAPTAÇAO_DE_AMBIENTE_Seminario_Integrador. (1)
- ADULTO_psicologia_da_vida_adulta (1)
- AGRADECER_É_UM_ATO_DE_RECONHECIMENTO (1)
- AGRADECIMENTOS_E_VOTOS_Todas_as_interdisciplinas (1)
- AGRADECIMENTOS_todas_as_Interdisciplinas (1)
- ALIMENTAÇÃO_DE_QUEM_UTILIZA_MEDICAMENTOS_CONTROLADOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- amor_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- ANALISANDO AS BRINCADEIRAS. (Ludicidade e Educação - B) (1)
- análise motora - (Música na Escola) (1)
- APRENDIZAGEM_Diferencas_Linguagem (1)
- APRENDIZAGEM_INCLUSAO_Semin_Integrador (1)
- ARQUITERTURAS_PEDAGÓGICAS_Seminario_Integrador_VII (2)
- AS TRÊS DOCEIRAS (Literatura Infanto Juvenil) (1)
- ATIVIDADE_EM_GRUPO_Interdisciplina_Libras (1)
- ATIVIDADES CULTURAIS - (Música na Escola) (1)
- ATIVIDADES DE ETCI - Interdisicplina de ETCI. (1)
- AVALIAÇÃO_Didatica_Planejamento_Avaliação (2)
- BERNARD CHARLOT - (Escola (1)
- BRUXA_ONILDA_Linguagem (1)
- cancao_Disc_AFRODESCENDENTES (1)
- CEGUEIRA_Linguagem (1)
- CIÊNCIAS - (Artes Visuais) (1)
- CONHECENDO_LETRAS_Linguagem (1)
- CONVITE APAENERGIA - Todas as Interdisciplinas (1)
- CORRUPÇÃO_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- CUIDADO COM A FALSA DEMOCRACIA_Org_ens_fundamental (1)
- CUIDADOS_ESPECIAIS_NECESSIDADES_ESPECIAIS_DE_APRENDIZAGEM (1)
- CULTURA E SOCIEDADE - ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E ANTROPOLÓGICA - B (1)
- DE QUEM É A MÚSICA - ( Música na Escola) (1)
- DEFESA ORAL DA SÍNTESE - Todas as Interdisciplinas (1)
- deficiencia (1)
- DEFICIENCIA_FISICA_Interdiscip_Nessec_Especiais (1)
- DEFICIENCIA_Todas_as_Interdisicplinas (1)
- DEMOCRACIA_NA_ESCOLA_Org_do_ens_fundamental (1)
- DEMOCRACIA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- DEPENDÊNCIA - (Todas as Interdisciplinas) (1)
- DEPOIS_DO_ESTAGIO_Semin_Integ. (1)
- desempenho (Artes Visuais) (1)
- DESIGN - (Artes Visuais) (1)
- DINÂMICA - (Teatro e Educação - B) (1)
- DIREÇÃO ESCOLAR (Encontro Internacional da Educação) (1)
- DIREITOS_IGUAIS_Todos (1)
- DITADURA OU TIRANIA - Todas as Interdisciplinas (1)
- DIVIDA_EJA (1)
- DOWN (Inclusão Social) (1)
- DUVIDAS_NO_EAD_Todas_as_Interdisicplinas. (1)
- EAD- SERIES FINAIS FUNDAMENTAL - MEDIO - Todas as Interdisciplinas (1)
- EDUCACAO - Todas as Interdisciplinas (1)
- EDUCAÇÃO_A_DISTANCIA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- egoismo_violencia_FILOSOFIA_e todas_as_INTERDISCIPLINAS (1)
- EIXO VI (1)
- EIXO_4_Sem_Integrador (1)
- EixoVII composto do Eixo V (1)
- EJA_EVASÃO_ESCOLAR_EJA (1)
- EJA_INTERDISCIPLINA_EJA (1)
- ELEICAO_EDUCACAO_DEMOCRACIA_Todas as Interdisciplinas (1)
- ENTREVISTA_SANTA_ANA_Interdisicplina_eja (1)
- EQUILÍBRIO - Ciências Naturais (1)
- ESTAGIO_Seminario_Integrador (1)
- ÉTICA ( Escola (1)
- EUCHARES_SOARES_DA_SILVA (1)
- EXEMPLO DA UTILIZAÇÃO DE NOÇÕES DE DIREITO DA ESCOLA - Todas as Disciplinas (1)
- EXPERIÊNCIA QUE DEU CERTO. (Encontro Internacional de Educação) (1)
- FAZER_CORRETO_Todas_as_Interdisc. (1)
- FILME - (Seminário Integrador III) (1)
- FILME_SEU_NOME_E_JONAS_Interdisc_libras (1)
- FINANCIAMENTO_DA_EDUCAÇÃO_Interd.org_e_gest_da_educ (1)
- FISCALIZAR A EDUCACAO E NECESSARIO - Todas as Interdisciplinas (1)
- formatura_todas_as_Interdisciplinas (1)
- FREIRE - Escola (1)
- GEOGRAFIA - (Artes Visuais) (1)
- HUMANIDADE_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- imaginação - (Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem - B) (1)
- INCLUSÃO PARA TODOS - Todas as Interdisicplinas (1)
- INCLUSÃO_SEM_CULPA_Seminario_Integrador (1)
- INCLUSÃO_Seminário_Integrador (1)
- INDEPENDENCIA_E_DEMOCRACIA_todas_as_interdisciplinas (1)
- INFORMATIZAÇÃO (1)
- INICIO_DA_TERCEIRA_SEMANA_Sem_Integrador (1)
- INICIO_DE_ANO_ESTÁGIO_tudo_de_bom (1)
- INSERÇÃO_DO_COMPUTADOR_Interdisciplinar (1)
- INTELIGÊNCIA_IGNORÂNCIA (1)
- INTERACAO_TECNOLOGIA_Seminario_Integrador (1)
- INTRODUCAO_Semin_Integrador (1)
- IVETE_NA_BASE_DO_BEIJO_linguagem (1)
- JOGOS ELETRÔNICOS (Ludicidade e Educação) (1)
- LEI_DE_MARCIO_todas_as_interdisciplinas (1)
- LEITURA_E_ESCRITA_6_ANOS_Semin_Integrador (1)
- LETRAMENTO_Linguagem (1)
- LIBRAS_Presenciei_Inclusao_Libras (1)
- LICAO_DE_AMOR_AO_RS_Todas_as_interdisciplinas (1)
- LINGUA_PORTUGUESA_MUDANCA_DE_METODOLOGIA_DE_ENSINO_Inter_Linguagem (1)
- LINHA DO TEMPO - Representacao_do_Mundo_pelos_Estudos_Sociais (1)
- LÚDICO. (Ludicidade e Educação - B) (1)
- MARCOS_LUIS_E_SOUZA_CRUZ (1)
- MATEMATICA - Interdisicplina de Matematica (1)
- MATEMATICA_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- MEIO_AMBIENTE_AJUDA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- MEIOS TECNOLOGICOS_Interdisciplinar (1)
- MEMORIAL_PRIMEIRO_SEMESTRE_POS (1)
- MENINAS - (Artes Visuais) (1)
- MENINO SELVAGEM_Libras (1)
- MENSAGENS_SUBLIMINARES_Interdisc_Psicologia (1)
- METODOLOGIA - (Artes Visuais) (1)
- MÉTODOS - Matemática (1)
- MIDIA_DIGITAL_Interdisciplinar (1)
- MOMENTOS LÚDICOS - Todas as Interdisciplinas (1)
- mosaico_etnico_racial_QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA - B (1)
- MOTIVAÇÃO - (Artes Visuais) (1)
- MOTIVO_DE_ORGULHO_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- MUDANÇAS_Sem_Integrador (1)
- música - (Música na Escola) (1)
- NATUREZA - Ciências Naturais (1)
- NOÇÕES DE DIREITO NAS ESCOLAS - Todas as Interdisciplinas (1)
- O ALUNO - Todas as interdisciplinas (1)
- O LIVRO ENCANTADO DE ZEZINHO - ( Literatura Infanto Juvenil e Artes Visuais) (1)
- O MANCHINHA - (Artes Visuais) (1)
- O que Significa? (Escola (1)
- O_TRABALHO_DOCENTE_escola_cultura_e_sociedade (1)
- OBSERVAÇÃO - (Encontro Internacional de Educação) (1)
- OBSERVANDO AS LEIS - Todas as Interdisciplinas (1)
- OBSERVAR_Interdisciplina_Seminario_Integrador (2)
- OCULOS PARA ALUNOS DA 1ª SERIE - Todas as Disciplinas (1)
- OITAVO_SEMESTRE_todas_as_Interdisciplinas (1)
- OLAVO DE CARVALHO - Seminário Int. IV (1)
- ORGANIZAÇÃO ESCOLAR- EIXO V (1)
- ORIENTAR E ENSINAR - (Escola (1)
- PAULÃO DO VOLEIBOL- Todas as Interdisciplinas (1)
- PAULO_FREIRE_FILME_EJA (1)
- PEQUENOS_GESTOS_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- PERGUNTAS - DESAFIOS - Todas as Interdisciplinas (1)
- PLANEJAMENTO_E_APRENDIZAGEM_Seminario_Integrador (1)
- PLANO_DE_AULA_ANALISE_Interdisicplina_linguagem (1)
- PLANO_DE_AULA_Didática_Planejamento_Avaliacao (1)
- POSTERS_EJA (1)
- PRINCESA_ISABEL (1)
- PROBLEMAS COM OFFICE - Educação e Tecnologia (1)
- PROBLEMATIZADOR. (Escola (1)
- PROF_J_CARLOS_LIBANEO_Seminario_Integrador (1)
- PROFESSOR SILVESTRE - Int. Sem. Int. IV (1)
- PROFESSOR_escola_cultura_e_sociedade (1)
- PROFESSOR_Todas_as_interdisicplinas (1)
- Proj. Pedagógico e Currículo (1)
- PROJETO ( Artes Visuais) (1)
- Projeto Pedagógico e Currículo) (3)
- Projeto Pedagógico e Currículo). (1)
- Projeto Político Pedagógico e Currículo). (1)
- QUALIDADE_NO_ENSINO_DIREITO_DE_TODOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- QUASE NADA - Interdisciplinas de Ciências Nat. e Est. Sociais (1)
- QUEM QUER BRINCAR - Todas as Interdisciplinas (1)
- REFLEXÃO - Informática e Educação (1)
- RELACIONANDO (Literatura Infanto Juvenil e Teatro) (1)
- reportagem_sobre_ead_TODAS_AS_INTERDISCIPLINAS (1)
- RESENHA_PENSAMENTO_CRITICO (1)
- Roberto_Chem_HOMENAGEM_MERECIDA (1)
- ROTEADOR (1)
- SANTANDER - (Artes Visuais) (1)
- SEMESTRE_DECISIVO_Semin_Integrador (1)
- SEMINÁRIO_INTEGRADOR_V_ATIVIDADE_UM (1)
- SEMINARIO_INTEGRADOR_V_tabela_de_organizacao_do_tempo (1)
- SINTESE - (Encontro Internacional da Educação) (1)
- SÍNTESE (ESCOLA PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO) (1)
- SISTEMATIZAÇÃO_Linguagem (1)
- socialismo (1)
- Sociologia da Educação-Eixo VI (1)
- SONHOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- Tabelas de Piaget (artes Visuais e Pedagogia). (1)
- TCC (1)
- TCC_Seminario_Inegrador_VII (1)
- TERCEIRA_SEMANA_DE_ESTAGIO_Seminario_integrador (1)
- TEXTO_DIDATICO (1)
- TIPOS DE ELEMENTOS E MATERIAIS - Artes Visuais. (1)
- UMA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM - Seminário Integrador IV (1)
- UMA_ABORGDAGEM_SÓCIO_CULTURAL_Interdisc_Escola_Cultura_e_Sociedade (1)
- UTILIZAÇÃO_DO_COMPUTADOR_Interdisciplinar (1)
- UTILIZAÇÃO. (Música na Escola) (1)
- VERIFICAÇÃO - (Encontro Internacional de Educação) (1)
- VIDEOS (1)
- VIOLÊNCIA JUVENIL - Todas as Interdisciplinas (1)
- VÍRGULAS - Todas as Interdisciplinas (1)
- weber_ESCOLA (1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Adorei a história colega vem de encontro ao que estamos trabalhando na nossa escola.
Posso usar?
Postar um comentário