segunda-feira, 19 de novembro de 2007

MÚSICA NA ESCOLA

COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO:


DE QUEM É A MÚSICA.
(Ana Paula Melchiors Stahlschmidt).



O texto retrata claramente a importância da musicalidade do ser humano, já dentro do útero materno, onde os pais ao acariciarem a barriga, o fazem cantarolando, como se quisessem acalmar o bebê que ainda está por nascer.
Após o nascimento, as cantigas de ninar, passam a serem cantadas ou simplesmente cantaroladas mais comumente, geralmente acompanhadas de embalos de ninar, que podem ser traduzidos como passos de dança inconsciente que os adultos praticam com os bebês, por acreditarem que irá acalmá-los ajudando-os a dormir mais tranqüilamente. Estes gestos de carinho e apreço pelo recém chegado, passam de pai para filho, de avô para neto. Devido a isto, também não é difícil encontrarmos irmãos cantarolando músicas com bebês (seus (as) irmãozinhos (as) no colo), isto demonstra o quanto à música contagia a todos, dando uma sensação de alívio para quem canta, parece que o peso da criança diminui enquanto tentamos fazê-la dormir. Desta forma a maioria das crianças crescem ouvindo música, no mundo inteiro, em línguas diferentes, isto comprova que a música, não depende de tempo ou lugar, ela é universal, está sempre presente em cada canto do mundo.
Crescemos ouvindo música, buscamos quando jovens nos identificarmos pelo ritmo de determinadas músicas, nos reunimos para admirar os sons, muitas pessoas não entendem as letras de determinadas canções, por serem cantadas em outra língua, mas sentem prazer através da melodia, dos sons dos instrumentos tocados na gravação, e até pelos sentimentos passados pelo interprete que há canta. A música possui uma linguagem universal, os sons falam por si, desta forma nos fazem dançar, refletir, rir, chorar, nos transportam a locais distantes, ou para perto de pessoas que estão distantes, a melodia da canção nos faz meditar de forma única, é impossível conviver sem música, ao menos harmoniosamente falando. Aprendemos com as canções, hinos são criados para lembrar nossas conquistas, assim como os índios cantam para festejar, para pedir chuva, para se comunicar de alguma forma, nós também demonstramos muito de nossos sentimentos conforme escolhemos as músicas para ouvir ou cantar. Na aprendizagem a música entra de forma a abrandar a dificuldade de alguns temas, desta forma podemos ensinar uma criança a contar números cantando, podemos ainda ensiná-la, por exemplo, o alfabeto, dentre outras atividades, e a criança gravam de forma prazerosa, sem perceber que está aprendendo algo mais que uma simples canção. Desta forma, a música é também muito importante para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, além de facilitar a socialização do mesmo perante sua comunidade, por ser um valioso meio de comunicação.

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