A temática 10 de Artes Visuais (os elementos da linguagem visual), iniciando pelos elementos formais, onde entendo que: devemos pesquisar a fundo o por que? De determinada obra até a maneira como foi confeccionada, em seu inicio meio e fim. Baseado no conceito de Armindo Trevisan (2002) p. 136, sobre o objeto artístico.
A temática 11 (os materiais expressivos), onde entendo tratar-se de todo o material disponível a nossa volta, seja natural ou sintético, que pode ser utilizado na prática em artes visuais, desde que observado o critério, ou seja, a atividade que iremos desenvolver, e os cuidados necessários para não expor os alunos a situações de risco.
O exemplo fornecido através do modo de trabalhar e pesquisar materiais utilizado pela professora Zuleica Medeiros, moradora em Florianópolis – SC, para quem “O material é o limitador ou o libertador das idéias”. Foi muito bem colocado, pois, ela demonstra que não fica difícil conseguir os materiais se soubermos procurá-los, não só no comércio, mas, nas ruas, na natureza, aprendendo a ver o mundo nos inserindo em seu contexto, e nos harmonizando com este, aguçando ainda mais a nossa forma de ver as coisas, reconhecendo a riqueza de materiais que estão ao nosso alcance. A flexibilidade é a alma do negócio, e o compartilhamento com nossos semelhantes nos ajuda a atingir resultados plenamente satisfatórios, tudo só depende de nós, de nossa força de vontade e perseverança. O endereço eletrônico: terra@sun.yadata.com.br – é mais um auxilio na hora de precisarmos de esclarecimentos sobre atividades de Artes Visuais. Estas temáticas têm tudo para nos dar ainda mais embasamento neste longo percurso a caminho da qualidade de ensino em nossas escolas, bem como, o melhor aproveitamento de diversos materiais encontrados, mas que por falta de preparo, não são aproveitados de maneira correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário