Pelo que pude entender ao assistir a este filme, ao atingir idade onde deveria começar a buscar a comunicação com as pessoas que o rodeavam, Jonas foi classificado na época como retardado mentalmente, desta forma ele foi internado por três anos em um hospital psiquiátrico, o que lhe deixou com alguns traumas sérios, principalmente no referente ao relacionamento com adultos.
Após sair do hospital, através do diagnóstico sobre sua condição de surdo, Jonas foi obrigado a utilizar aparelho auditivo, o que não auxiliava em sua aprendizagem, pois, por algum motivo não conseguia ouvir, mesmo utilizando o tal aparelho.
A família de Jonas é composta por seu pai (Danny), sua mãe ( Jeny Coreli( e seu irmão mais velho (Antonio).
1.Em uma escola convencional onde Jonas estuda, a professora quer ensiná-lo a ler os lábios, mas ele se irrita, já que não consegue ouvir os sons, como imitá-los. A professora tenta ajudá-lo oferecendo objetos, mas ele não consegue identificar seus nomes, pois, não sabe ler e não ouve os sons.
2.Jonas se torna agressivo às vezes, principalmente com a sua mãe, pois, quer se comunicar mas ela não o entende.
O inconsciente da mãe em um sonho, mostra que ela estava colocando o menino em uma redoma de vidro, no sonho descrito como uma bola, e isto a estava angustiando, pois, seu filho ficava cada vez mais preso, sem possibilidade de encarar a vida como deveria.
3.O pai de Jonas, o considera um menino retardado, é preconceituoso para com o filho. Quando o menino fez 7 anos de idade, fizeram uma festa de aniversário para o mesmo. Jonas ganhou uma bicicleta de seu pai. Apesar de conseguir equilibrar-se bem, não conseguiu ouvir o som de um automóvel que se aproximava e acabou caindo. Na mesma hora, seu pai, apesar de gritar com o motorista do veículo dentre outros que transitavam pelo local, defendendo o seu filho, quanto ao seu jeito de ser, o pai solicita a mãe, que interne o filho em um hospital para doentes mentais novamente, pois, está convencido de que ele não conseguirá incluir-se normalmente na sociedade por agir como um retardado.
Depois disso, o pai resolve abandonar a mãe de Jonas (Srª Jeny Coreli),
4.A avó de Jonas é consultada sobre a possibilidade de Jonas adentrar em um programa assistencial do governo, e diz ter vergonha por ter de ver seu neto utilizando um programa gratuito, segundo ela, até então nunca teve de utilizar tais programas para ajudar a sua família.
5.Uma amiga da mãe do garoto, aconselha a mesma, a não fazer com que o menino tente apenas ler os lábios, mas procure também fazê-lo utilizar a língua dos sinais, para facilitar a comunicação por parte deste. A mãe está cada dia mais desesperada com a situação, o pai do menino por sua vez, começa a enviar cartas com dinheiro para ajudar nas despesas da casa.
6.O melhor amigo de Jonas, seu avo, o qual era feirante morre de infarto fulminante na frente do menino, que não consegue entender o que está se passando, e fica cada vez mais angustiado.
A avó, explica o quanto deve ser difícil para o Jonas, não conseguir se comunicar, dividir seus sentimentos, isto está tornando-o um menino muito angustiado.
7.Jonas sai de casa, sozinho, de madrugada, entra em um ônibus, vai até o local onde funciona a feira na qual seu avô trabalhava, neste instante ele começa a entender o que ocorreu com o seu avô. A avó, vê o menino perambulando próximo ao local e comunica a mãe por telefone.
Enquanto a mãe se desloca para o local, Jonas é levado por um policial que o recolhe na rua, e o leva para um hospital psiquiátrico pois, o policial acredita tratar-se de um retardado, devido ao comportamento do menino, tentando fugir do mesmo.
8.Ao chegar no hospital, a mãe do menino o encontra amarrado, o que a deixa profundamente irritada com a situação.
A mãe de Jonas encontra um casal de surdos, enquanto transitava com ele na rua, por uma casualidade, e consegue finalmente comunicar-se com eles, através de escrita e também devido ao fato da mulher conseguir se comunicar através da voz, pela leitura labial. A mãe é convidada a conhecer um clube freqüentado por pessoas surdas, ela aceita o convite.
9.A mãe, leva uma amiga ao local onde funciona o referido clube, neste instante ela está conseguindo incluir-se neste universo tão diferente em termos de comunicação, com a ajuda de alguns surdos que ali freqüentam ela resolve incluir seu filho também neste mundo, até então desconhecido para o mesmo.
Jonas se adapta rapidamente a nova realidade, os amigos surdos começam por ajudá-lo a se comunicar, ensinando-o a língua dos sinais, primeiramente com o auxilio de todo o tipo de materiais encontrados no meio ambiente onde vivem, para isto, visitam parques, ruas e avenidas da cidade, enquanto passeiam, ensinam Jonas a como se comunicar.
10.O menino começa a descrever emoções através dos gestos, agora ele não é mais alguém que não é entendido, pois, consegue dizer frases através da língua dos sinais.
Jonas encontra uma tartaruga morta e mostra para os amigos surdos, que explicam como dizer morto na língua dos sinais. Ao encontrar com a avó, Jonas resolve presenteá-la com a tartaruga morta, fazendo-se entender quando se refere por sinais à lembrança do avô já falecido há pouco tempo.
11.Jonas consegue explicar seu sentimento de amor pela sua avó, que também exprime na língua dos sinais o quanto este sentimento é recíproco.
12.O filme termina quando Jonas demonstra estar totalmente incluído, ao entrar na escola ele consegue dizer seu nome utilizando a língua dos sinais: Meu nome é Jonas. É um momento muito bonito, pois, aquilo que para muitos parece tão simples, demorou muito para alguém que apesar de todas as dificuldades não desistiu de buscar a felicidade, através da inclusão.
Acredito que a mãe de Jonas, foi a maior responsável pelas conquistas deste menino, mas creio, que por obra do destino, quando ela resolveu visitar o clube dos surdos, onde teve a chance de sentir-se como eles, em um mundo diferente, onde os sinais são utilizados para a comunicação, sinais estes que ela até então não conhecia, neste instante ela percebeu o que seu filho estava sentindo, a angustia, à vontade de demonstrar seus sentimentos, mas não ter como, pra quem, já que ninguém o entendia. Quando ela apresenta o menino ao seu mundo, com pessoas que possuem as mesmas necessidades, em pouco tempo ele já começa a expor suas emoções, através da rápida aprendizagem da língua dos sinais. Neste momento o sofrimento dá lugar aos sorrisos, a alegria, tudo muda.
Fico me perguntando, quantos Jonas ainda estão por ai?
Este blog foi criado com o objetivo de escrever as minhas conclusões relacionadas as atividades desenvolvidas na UFRGS. SITES, ANEXADOS: http://marcosschillingmar.pbworks.com/w/page/20293843/memorial
- 1ª_AULA_PRESENCIAL_TODAS_AS_INTERDISCIPLINAS (2)
- 25_de_agosto_Didatica_Projetos_Avaliacao (1)
- A_APRENDIZAGEM_ESPECIAL_Sem_Integrador (1)
- ACESSIBILIDADE_Semin_Integrador (1)
- ADAPTAÇAO_DE_AMBIENTE_Seminario_Integrador. (1)
- ADULTO_psicologia_da_vida_adulta (1)
- AGRADECER_É_UM_ATO_DE_RECONHECIMENTO (1)
- AGRADECIMENTOS_E_VOTOS_Todas_as_interdisciplinas (1)
- AGRADECIMENTOS_todas_as_Interdisciplinas (1)
- ALIMENTAÇÃO_DE_QUEM_UTILIZA_MEDICAMENTOS_CONTROLADOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- amor_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- ANALISANDO AS BRINCADEIRAS. (Ludicidade e Educação - B) (1)
- análise motora - (Música na Escola) (1)
- APRENDIZAGEM_Diferencas_Linguagem (1)
- APRENDIZAGEM_INCLUSAO_Semin_Integrador (1)
- ARQUITERTURAS_PEDAGÓGICAS_Seminario_Integrador_VII (2)
- AS TRÊS DOCEIRAS (Literatura Infanto Juvenil) (1)
- ATIVIDADE_EM_GRUPO_Interdisciplina_Libras (1)
- ATIVIDADES CULTURAIS - (Música na Escola) (1)
- ATIVIDADES DE ETCI - Interdisicplina de ETCI. (1)
- AVALIAÇÃO_Didatica_Planejamento_Avaliação (2)
- BERNARD CHARLOT - (Escola (1)
- BRUXA_ONILDA_Linguagem (1)
- cancao_Disc_AFRODESCENDENTES (1)
- CEGUEIRA_Linguagem (1)
- CIÊNCIAS - (Artes Visuais) (1)
- CONHECENDO_LETRAS_Linguagem (1)
- CONVITE APAENERGIA - Todas as Interdisciplinas (1)
- CORRUPÇÃO_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- CUIDADO COM A FALSA DEMOCRACIA_Org_ens_fundamental (1)
- CUIDADOS_ESPECIAIS_NECESSIDADES_ESPECIAIS_DE_APRENDIZAGEM (1)
- CULTURA E SOCIEDADE - ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E ANTROPOLÓGICA - B (1)
- DE QUEM É A MÚSICA - ( Música na Escola) (1)
- DEFESA ORAL DA SÍNTESE - Todas as Interdisciplinas (1)
- deficiencia (1)
- DEFICIENCIA_FISICA_Interdiscip_Nessec_Especiais (1)
- DEFICIENCIA_Todas_as_Interdisicplinas (1)
- DEMOCRACIA_NA_ESCOLA_Org_do_ens_fundamental (1)
- DEMOCRACIA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- DEPENDÊNCIA - (Todas as Interdisciplinas) (1)
- DEPOIS_DO_ESTAGIO_Semin_Integ. (1)
- desempenho (Artes Visuais) (1)
- DESIGN - (Artes Visuais) (1)
- DINÂMICA - (Teatro e Educação - B) (1)
- DIREÇÃO ESCOLAR (Encontro Internacional da Educação) (1)
- DIREITOS_IGUAIS_Todos (1)
- DITADURA OU TIRANIA - Todas as Interdisciplinas (1)
- DIVIDA_EJA (1)
- DOWN (Inclusão Social) (1)
- DUVIDAS_NO_EAD_Todas_as_Interdisicplinas. (1)
- EAD- SERIES FINAIS FUNDAMENTAL - MEDIO - Todas as Interdisciplinas (1)
- EDUCACAO - Todas as Interdisciplinas (1)
- EDUCAÇÃO_A_DISTANCIA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- egoismo_violencia_FILOSOFIA_e todas_as_INTERDISCIPLINAS (1)
- EIXO VI (1)
- EIXO_4_Sem_Integrador (1)
- EixoVII composto do Eixo V (1)
- EJA_EVASÃO_ESCOLAR_EJA (1)
- EJA_INTERDISCIPLINA_EJA (1)
- ELEICAO_EDUCACAO_DEMOCRACIA_Todas as Interdisciplinas (1)
- ENTREVISTA_SANTA_ANA_Interdisicplina_eja (1)
- EQUILÍBRIO - Ciências Naturais (1)
- ESTAGIO_Seminario_Integrador (1)
- ÉTICA ( Escola (1)
- EUCHARES_SOARES_DA_SILVA (1)
- EXEMPLO DA UTILIZAÇÃO DE NOÇÕES DE DIREITO DA ESCOLA - Todas as Disciplinas (1)
- EXPERIÊNCIA QUE DEU CERTO. (Encontro Internacional de Educação) (1)
- FAZER_CORRETO_Todas_as_Interdisc. (1)
- FILME - (Seminário Integrador III) (1)
- FILME_SEU_NOME_E_JONAS_Interdisc_libras (1)
- FINANCIAMENTO_DA_EDUCAÇÃO_Interd.org_e_gest_da_educ (1)
- FISCALIZAR A EDUCACAO E NECESSARIO - Todas as Interdisciplinas (1)
- formatura_todas_as_Interdisciplinas (1)
- FREIRE - Escola (1)
- GEOGRAFIA - (Artes Visuais) (1)
- HUMANIDADE_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- imaginação - (Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem - B) (1)
- INCLUSÃO PARA TODOS - Todas as Interdisicplinas (1)
- INCLUSÃO_SEM_CULPA_Seminario_Integrador (1)
- INCLUSÃO_Seminário_Integrador (1)
- INDEPENDENCIA_E_DEMOCRACIA_todas_as_interdisciplinas (1)
- INFORMATIZAÇÃO (1)
- INICIO_DA_TERCEIRA_SEMANA_Sem_Integrador (1)
- INICIO_DE_ANO_ESTÁGIO_tudo_de_bom (1)
- INSERÇÃO_DO_COMPUTADOR_Interdisciplinar (1)
- INTELIGÊNCIA_IGNORÂNCIA (1)
- INTERACAO_TECNOLOGIA_Seminario_Integrador (1)
- INTRODUCAO_Semin_Integrador (1)
- IVETE_NA_BASE_DO_BEIJO_linguagem (1)
- JOGOS ELETRÔNICOS (Ludicidade e Educação) (1)
- LEI_DE_MARCIO_todas_as_interdisciplinas (1)
- LEITURA_E_ESCRITA_6_ANOS_Semin_Integrador (1)
- LETRAMENTO_Linguagem (1)
- LIBRAS_Presenciei_Inclusao_Libras (1)
- LICAO_DE_AMOR_AO_RS_Todas_as_interdisciplinas (1)
- LINGUA_PORTUGUESA_MUDANCA_DE_METODOLOGIA_DE_ENSINO_Inter_Linguagem (1)
- LINHA DO TEMPO - Representacao_do_Mundo_pelos_Estudos_Sociais (1)
- LÚDICO. (Ludicidade e Educação - B) (1)
- MARCOS_LUIS_E_SOUZA_CRUZ (1)
- MATEMATICA - Interdisicplina de Matematica (1)
- MATEMATICA_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- MEIO_AMBIENTE_AJUDA_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- MEIOS TECNOLOGICOS_Interdisciplinar (1)
- MEMORIAL_PRIMEIRO_SEMESTRE_POS (1)
- MENINAS - (Artes Visuais) (1)
- MENINO SELVAGEM_Libras (1)
- MENSAGENS_SUBLIMINARES_Interdisc_Psicologia (1)
- METODOLOGIA - (Artes Visuais) (1)
- MÉTODOS - Matemática (1)
- MIDIA_DIGITAL_Interdisciplinar (1)
- MOMENTOS LÚDICOS - Todas as Interdisciplinas (1)
- mosaico_etnico_racial_QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA - B (1)
- MOTIVAÇÃO - (Artes Visuais) (1)
- MOTIVO_DE_ORGULHO_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- MUDANÇAS_Sem_Integrador (1)
- música - (Música na Escola) (1)
- NATUREZA - Ciências Naturais (1)
- NOÇÕES DE DIREITO NAS ESCOLAS - Todas as Interdisciplinas (1)
- O ALUNO - Todas as interdisciplinas (1)
- O LIVRO ENCANTADO DE ZEZINHO - ( Literatura Infanto Juvenil e Artes Visuais) (1)
- O MANCHINHA - (Artes Visuais) (1)
- O que Significa? (Escola (1)
- O_TRABALHO_DOCENTE_escola_cultura_e_sociedade (1)
- OBSERVAÇÃO - (Encontro Internacional de Educação) (1)
- OBSERVANDO AS LEIS - Todas as Interdisciplinas (1)
- OBSERVAR_Interdisciplina_Seminario_Integrador (2)
- OCULOS PARA ALUNOS DA 1ª SERIE - Todas as Disciplinas (1)
- OITAVO_SEMESTRE_todas_as_Interdisciplinas (1)
- OLAVO DE CARVALHO - Seminário Int. IV (1)
- ORGANIZAÇÃO ESCOLAR- EIXO V (1)
- ORIENTAR E ENSINAR - (Escola (1)
- PAULÃO DO VOLEIBOL- Todas as Interdisciplinas (1)
- PAULO_FREIRE_FILME_EJA (1)
- PEQUENOS_GESTOS_Didatica_Planejamento_Avaliacao (1)
- PERGUNTAS - DESAFIOS - Todas as Interdisciplinas (1)
- PLANEJAMENTO_E_APRENDIZAGEM_Seminario_Integrador (1)
- PLANO_DE_AULA_ANALISE_Interdisicplina_linguagem (1)
- PLANO_DE_AULA_Didática_Planejamento_Avaliacao (1)
- POSTERS_EJA (1)
- PRINCESA_ISABEL (1)
- PROBLEMAS COM OFFICE - Educação e Tecnologia (1)
- PROBLEMATIZADOR. (Escola (1)
- PROF_J_CARLOS_LIBANEO_Seminario_Integrador (1)
- PROFESSOR SILVESTRE - Int. Sem. Int. IV (1)
- PROFESSOR_escola_cultura_e_sociedade (1)
- PROFESSOR_Todas_as_interdisicplinas (1)
- Proj. Pedagógico e Currículo (1)
- PROJETO ( Artes Visuais) (1)
- Projeto Pedagógico e Currículo) (3)
- Projeto Pedagógico e Currículo). (1)
- Projeto Político Pedagógico e Currículo). (1)
- QUALIDADE_NO_ENSINO_DIREITO_DE_TODOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- QUASE NADA - Interdisciplinas de Ciências Nat. e Est. Sociais (1)
- QUEM QUER BRINCAR - Todas as Interdisciplinas (1)
- REFLEXÃO - Informática e Educação (1)
- RELACIONANDO (Literatura Infanto Juvenil e Teatro) (1)
- reportagem_sobre_ead_TODAS_AS_INTERDISCIPLINAS (1)
- RESENHA_PENSAMENTO_CRITICO (1)
- Roberto_Chem_HOMENAGEM_MERECIDA (1)
- ROTEADOR (1)
- SANTANDER - (Artes Visuais) (1)
- SEMESTRE_DECISIVO_Semin_Integrador (1)
- SEMINÁRIO_INTEGRADOR_V_ATIVIDADE_UM (1)
- SEMINARIO_INTEGRADOR_V_tabela_de_organizacao_do_tempo (1)
- SINTESE - (Encontro Internacional da Educação) (1)
- SÍNTESE (ESCOLA PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO) (1)
- SISTEMATIZAÇÃO_Linguagem (1)
- socialismo (1)
- Sociologia da Educação-Eixo VI (1)
- SONHOS_Todas_as_Interdisciplinas (1)
- Tabelas de Piaget (artes Visuais e Pedagogia). (1)
- TCC (1)
- TCC_Seminario_Inegrador_VII (1)
- TERCEIRA_SEMANA_DE_ESTAGIO_Seminario_integrador (1)
- TEXTO_DIDATICO (1)
- TIPOS DE ELEMENTOS E MATERIAIS - Artes Visuais. (1)
- UMA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM - Seminário Integrador IV (1)
- UMA_ABORGDAGEM_SÓCIO_CULTURAL_Interdisc_Escola_Cultura_e_Sociedade (1)
- UTILIZAÇÃO_DO_COMPUTADOR_Interdisciplinar (1)
- UTILIZAÇÃO. (Música na Escola) (1)
- VERIFICAÇÃO - (Encontro Internacional de Educação) (1)
- VIDEOS (1)
- VIOLÊNCIA JUVENIL - Todas as Interdisciplinas (1)
- VÍRGULAS - Todas as Interdisciplinas (1)
- weber_ESCOLA (1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Marcos que ótimo! Além de ajudar os colegas com o resumo, fizeste uma excelente reflexão sobre o filme! ;D
Obrigado Patricia!
Entendi que muitas colegas não conseguiam assistir o filme, por isso resolvi postar este resumo, mas, pode acreditar aprendi ainda fais enquanto escrevia este resumo. Como é importante buscar na lembrança de algo passado, o verdadeiro sentido, aquilo que realmente interessa, a emoção vem em dobro, e como é bom poder sentir e compartilhar esta emoção. Momentos como este devemos guardar pra sempre, isto faz com que tudo passe a valer a pena.
Um grande abraço.
Marcos ficou muito bom seu resumo, inclusive eu assisti o filme e pude entender bastande dele, mas me faltava as palavras certas para expressar! Agora através do seu ponto de vista posso moldar melhor o meu entendimento.
Obrigada
Ficou muito bom, assisti o filme algumas vezes já.
Só uma coisa que você errou o irmão de Jonas "Antonio" é mais novo que ele. blz
Marcos gostei muito do seu resumo, e como a Patricia disse, a reflexão que você fez foi ótima, obrigada.
Adenir Salgado.
Excelente! Marcos, muito bom seu comentário, muito obrigada.
Ajudou muito.
Postar um comentário