segunda-feira, 19 de novembro de 2007

ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO.

A NOÇÃO DE RELAÇÃO COM O SABER: BASES DE APOIO TEÓRICO E FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS. TEXTO DE (BERNARD CHARLOT).


O autor do referido texto, o pesquisador Bernard Charlot, tenta explicar como ocorre à aprendizagem, para isto utiliza-se de nuances de outros pesquisadores tais como: (Beillerot e Chevallard), não misturando de imediato o seu jeito de pensar, para que o leitor pudesse assimilar melhor sobre a questão da aprendizagem como um todo. Observando que ela tanto pode ter a ver com a desigualdade social, ou com a motivação, com as instituições que o ser humano freqüenta. Segundo o autor a noção da relação com o saber apresenta diferentes versões por parte dos pesquisadores (Beillerot, Charlot, Chevallard), mas que em alguns pontos elas se cruzam. Para ele pode-se estar tratando de um paradigma, isto é, conjunto de questões, de conceitos, de modos de interpretação, de métodos, que adquirem sentido em diversas disciplinas. O individuo adquire a aprendizagem através do motivo (por que) e o fim, resultado (para que), está curiosidade leva a aprendizagem, pela motivação que ela contem, a qual o desperta para a teoria, fazendo com que ele busque realizar determinados projetos na prática. Mas estas ações não são iguais, cada um utiliza a aprendizagem agindo de sua maneira.
Aprender é absorver o que está fora de meus conhecimentos, interiorizá-lo, contudo o que eu não aprendi, mas está lá fora para ser aprendido é exterior a mim. Daí a importância da conexão entre o sujeito e o saber e vice-versa. Desta forma a relação com o saber implica uma metodologia de formas múltiplas e heterogêneas, que construa essência ao longo de sua existência.

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