segunda-feira, 19 de novembro de 2007

TEATRO E EDUCAÇÃO - B.

A importância da disciplina de Teatro dentro do curso de Pedagogia é muito grande. Através desta disciplina, conseguimos mentalizar uma série de maneiras de conseguirmos chegar a uma aprendizagem com maior motivação, participação numa complexa ligação entre o lúdico e o cognitivo, através de dinâmicas de grupo, demonstração de habilidades que o aluno tem para comunicar-se, sem necessariamente utilizar os sons, criação de espaços dentro da sala de aula ou observação de espaços os quais antes não eram bem explorados formas individuais ou em grupo, de fazer a criança se reanimar, deixando de lado algum trauma para desenvolver uma atividade artística, uma dinâmica, etc. Que vai levá-la a uma aprendizagem muito mais satisfatória.

Vou citar como exemplo, uma dinâmica que faz com que o aluno participe com maior motivação, abrindo a mente para a maneira de ver as coisas ao seu redor de forma mais aguçada.
JOGO DAS CARTAS DESCRITAS POR IMAGENS VIVAS:


Objetivos: 1 – fazer com que os alunos em grupo, consigam encenar relacionando imagens a temas escritos.

2 – fazer com que os alunos sejam capazes de buscar um bom entendimento trabalhando em grupo, com o propósito de formar imagens.

PROCEDIMENTOS PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE:

Primeiro pegamos uma cartolina e recortamos uma parte, em 5 retângulos do tamanho 10 X 15 cm, a que chamamos de cartas. Após escrevemos em cada carta um assunto como, por exemplo: velório, casamento, batizado, primeira comunhão, aniversário.

Então dividimos a turma em 5 grupos, e sorteamos as cartas entre eles. Cada grupo sem mostrar a carta que pegou, deverá demonstrar com uma imagem formada pelos seus componentes, a que se refere o tema de sua carta. Ganha o grupo que conseguiu fazer com que os componentes dos demais grupos acertassem o tema solicitado na carta, em menos tempo. (Pode-se usar uma ampulheta de areia, para controlar o tempo) – Material reciclado – garrafa peti.

Nenhum comentário: