segunda-feira, 19 de novembro de 2007

MÚSICA NA ESCOLA

PESQUISA SOBRE ALGUNS EVENTOS CULTURAIS OCORRIDOS EM GRAVATAÍ, HÁ POUCO TEMPO:

Dia 24 de outubro de 2007 – Lançamento da programação da 21ª Feira do Livro de Gravataí – Local: Biblioteca Municipal Monteiro Lobato – Tema “Lendo e Fazendo História” – Cantor convidado: Nelson Coelho e Castro.

Do dia 26 ao dia 28 de outubro de 2007 – 4º Aldeia da Música do Mercosul. Evento que resultou na eleição da música “Sul”, de autoria de Roberto Borges e interpretação de Luiz Marenco, como a melhor entre as selecionadas para compor o CD do Aldeia.

Dia 28 de outubro – A Associação de Moradores da Cohab, bairro localizado na parada 72, organizou festa com a presença do Projeto Arte na Praça. Apresentaram-se no local as bandas – Os tio (rock), Presty (blues), Goofy (blues). O projeto acontece em Gravataí nos finais de semana. Os telefones para contato para instituições interessadas são: 3484 5323 e 3484 6681.

Algumas bandas de Gravataí:

Os Tio (rock)
Presty (blues)
Goofy (blues)
Grupo Bochincho (tradicionalismo).

Breve relato sobre o Grupo Bochincho.

Trata-se de um grupo composto por seis artistas – Zezinho Cardoso (voz solo) – 32 anos, Doug (gaita)- 23 anos, Marquinhos (guitarra) – 21 anos, Titi (baixista) – 22 anos, Maninho (vocal) - 21 anos, Vaguinho (baterista) – 28 anos. O qual toca vários tipos de música, sempre puxando para a melodia do vaneira ou estilo de música gaúcha. Este grupo existe desde 25 de agosto de 2001. Os instrumentos utilizados são: Guitarra, Baixo, Gaita, Teclado, Percussão e Bateria.
Os ensaios do grupo ocorrem em um sítio na cidade de Gravataí, ou nos estúdios onde gravam as músicas. Utilizam suas apresentações em shows, rádios e emissoras de televisão, para divulgar seu trabalho, semanalmente eles fazem shows por toda a Região Sul e também parte do Centro Oeste.





Gostei muito de realizar este trabalho, pois fiquei sabendo de muitas coisas interessantes ligadas a arte da música de nossa cidade espero, que as instituições continuem valorizando a nossa música, pois é muito rica e diversificada, tem muitas qualidades, e é boa para todas as idades, a música é uma linguagem universal, a qual deve ser utilizada sempre que possível, não apenas em casa, ou em sala de aula, mas sempre que o momento propiciar, ouvir música é muito bom, principalmente para a alma.

Um comentário:

Janaína Siviero Ribeiro disse...

Oi, Marcos!

Interessante essa pesquisa que tu fizeste. Agora podes pensar o que tu farias com ela em sala de aula? Como poderia utilizar a música com os teus alunos?

Um abraço,

Janaína