quarta-feira, 28 de novembro de 2007

UNINDO LITERATURA INFANTO JUVENIL E TEATRO.

Na aula de ontem novamente comprovamos que é possível reunir em um mesmo período, duas atividades distintas, não divergentes, como é o caso das disciplinas de literatura infanto juvenil e teatro. As duas disciplinas tratam de cultura, e as duas foram utilizadas de maneira muito própria, com muita ênfase, já que os grupos baseados em obras literárias executaram suas peças teatrais, todos com técnicas próprias, todos utilizando recursos diferentes, mas todos executando teatro. Por isso, posso garantir a todos os colegas, juntamente aos tutores e professores, que realmente nós tivemos todos os períodos de aula presencial tanto de literatura infanto juvenil, tanto de teatro.

Mas e se fosse na escola, e as disciplinas fossem ciências e teatro, teria dado certo. Lógico que poderia dar certo, desde que a peça teatral realizada fosse relacionada a uma atividade de ciências. Vamos supor que o assunto fosse higiene, poderíamos utilizar a história do “Sapo que não molha o pé”, transformando, adaptando a história para o formato de peça teatral, explicando através dela a importância da limpeza para a nossa saúde. Desta forma o aluno entende mais facilmente. Também podemos utilizar o teatro nas disciplinas de história, matemática, e outras, bem como unir literatura a isto, sempre que utilizarmos o teatro, pois sem um texto elaborado literalmente, o teatro não acontece, ele depende de uma história, de um enredo, e isto é que causa esta sensação, esse encantamento, essa facilidade em aprender algo que parecia tão difícil.