quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

INCLUSÃO SOCIAL

A INCLUSÃO SOCIAL É UM DIREITO DE TODO O CIDADÃO:

Não suporto a utopia, ao meu ver esta vem relacionada à falsidade, algo que está ali para enganar, disfarçar, não consigo falar de motivação há um aluno, e após simplesmente castrar a sua chance de ir em frente, bem como não consigo falar de inclusão social se não for de uma maneira ampla. Certo dia escutei uma colega, dizer em alto e bom som: vamos receber um Down na escola e eu não acho isto certo, não fiz curso para cuidar deste tipo de aluno. Acredito que ela estava se referindo a um aluno novo, o qual possuí alguma deficiência mental, mas que segundo avaliação médica pode e deve estudar, em escola comum, com o propósito de incluir-se na sociedade, o que o ajudará a vencer certos obstáculos, mas será que tais obstáculos estão somente presentes em sua deficiência ou também em alguns adultos ditos professores, mas que agem como se fossem relacionados a qualquer outra profissão, onde o estudo não é tão importante. Quem disse que pessoas destas profissões são tão insensíveis? Acredito que as pessoas que tem chance, pois estão defronte a livros, ou a computadores o tempo todo, deveriam pesquisar o que significa, e como ocorrem certas doenças, bem como a inclusão social. Não adianta falar que é a favor desta, se antes disse que não concorda, ou será que inclusão social não é para todas as pessoas?

Não estão faltando apenas alguns professores nas escolas, estão faltando alguns seres humanos, com sensibilidade. Mas daí vem a minha experiência de vida e me faz ver o seguinte:

Marcos infelizmente nem todas as pessoas tem a sorte de possuir a felicidade em seu lar, ter encontrado o amor, na vida em família, bem como na vida profissional, infelizmente estas pessoas tendem a despejar sua agressividade sobre os seres mais próximos, os alunos e alguns colegas, que são obrigados a ouvir certas barbáries e sentir-se desapontados, e não adianta tentar dialogar, é perigosa a conversa tomar outro rumo e a tristeza ficar ainda maior, felizmente tudo é passageiro, muda-se de assunto e amenizam-se os sentidos, como manda a boa educação.