quinta-feira, 27 de agosto de 2009

RETORNO DE ALUNOS (AS), PROFESSORES (AS) E TUTORES (AS)

Fiquei muito feliz com a aula presencial do dia 25 de agosto, afinal estavam de volta o Professor Silvestre e a Tutora Geny. Senti por parte das colegas e do colega, a mesma alegria que trago comigo, acredito que poder contar novamente com a colaboração destes dois profissionais da educação, bem como, pessoas cativantes por sua maneira de ser, nos fará chegar ao nosso destino de maneira muito mais prazerosa e harmoniosa. Poder receber também a nova professora e tutoras auxiliares, foi muito bom, afinal precisamos de pessoas com vontade de ensinar e desprendimento para nos auxiliar quando necessário. De minha parte eu só tenho a agradecer.

Na primeira atividade da Disciplina relacionada à Didática, quando da leitura do texto, lembrei-me que infelizmente o que ocorreu com o aluno ali citado, é fato muito comum de acontecer em nossas escolas. Depende do professor deixar o aluno demonstrar suas vontades, sua forma de ver o mundo, seu jeito de ser, mesmo que pareça estranho às vezes, mas, se não agimos desta forma, como iremos conhecer os nossos alunos, suas dificuldades, seus anseios. É como se a cada vez que o jogador tocasse na bola, o técnico o parece para dizer: como gostaria que a jogada saísse, o jogo não aconteceria a contento, o jogador, não conseguiria demonstrar há que veio para o time, a torcida ficaria desapontada e ambos, técnico e jogador mais tarde seriam convidados a deixar o clube, por não haverem conseguido alcançar os resultados necessários.

Assim sendo, vamos deixar nossos alunos demonstrarem suas jogadas, vamos vê-los tabelar com seus colegas e materiais de ensino, para que no futuro, todos venhamos a conquistar as glórias de um trabalho realizado verdadeiramente em equipe, pois que, uma turma de alunos é uma equipe e nós temos o dever de orientar e não bloquear ou inibir o pensamento de nossos alunos. Pense nisso antes de pôr em prática o seu próximo plano de aula.