quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MEU MUITO OBRIGADO AO DR. ELI.





Clinica do Dr. Eli, telefones: 34977021 e 34977289 - End. Av. Alexandrino de Alencar,1530 - Morada do Vale I - Gravataí - RS. Colegas do Município, o Dr. Eli também atende pelo IPAG - ligue e comprove.

TCC - MOMENTO DE OBSERVAÇÃO E APRENDIZAGEM.

As apresentações dos TCCs, que aconteceram ontem na sala 402 da FACED, foram ótimas. Um momento muito agradável de poder apreciar de forma quase que pratica, um trabalho realizado pelas alunas, utilizando todo um planejamento teórico como forma de atingirem seus objetivos.
Acredito que quando se pretende utilizar alguma atividade, desenvolvida por outrem, como exemplo no desenvolvimento de uma nova, devem-se buscar justamente os ingredientes que por algum motivo não estavam contidos no projeto anterior. Assim sendo, pude manifestar-me, questionando as apresentadoras, não com o intuito de criticá-las, mas sim, procurando aprimorar ainda mais a atividade realizada, já que poderei quem sabe realizar uma releitura de algum projeto apresentado, desta forma, um pouco mais aprofundado. Se assim, não ocorrer, não haverá motivo para executar tal tarefa, pois esta não trará nada de novo, que torne a aprendizagem mais consistente. Partindo deste parâmetro, formulei minhas questões e fui claramente respondido pelas apresentadoras de seus TCCs, às quais sou muito grato. As palestras que mais me chamaram a atenção, foram duas: 1ª relacionada ao maternal, onde pude observar o modo de agir de duas pessoas nos cuidados com crianças, uma severa, outra mais respeitosa e interativa. 2ª relacionada às séries iniciais, escolas diferentes, professoras diferentes, também uma parecendo robotizar os alunos, outra agindo com mais interação, causando uma forma de cooperação mesmo que segundo Piaget em seus estudos sobre psicogênese, isto possa parecer estranho, devido à faixa etária das crianças. Quem sabe se com a interação, a liberdade com interação, não faça com que a criança neste contato com o adulto se torne mais consciente sobre sua maneira de agir, com menos idade. Não podemos nos esquecer, que quando as experiências de Piaget, foram desenvolvidas, os pais se mantinham longe dos filhos, aqui no Brasil por exemplo às crianças não podiam participar de assuntos que até então eram tratados apenas por adultos (conversa de gente grande), como se dizia na época, hoje 80 por cento dos assuntos são tratados por toda a família, ou seja os filhos sabem sobre os problemas e participam com sugestões sobre como solucioná-los, o que torna o convívio familiar mais harmonioso.
Este texto deve continuar mais tarde.......