quinta-feira, 12 de novembro de 2009

COMEÇANDO A IDENTIFICAR PALAVRAS, FORMANDO SILÁBAS.

Lendo o texto da Maria Cuquerella, a qual trabalhou com um grupo de crianças de 4 anos, utilizando-se de uma receita de torrone a partir de imagens, texto datado de janeiro de 1987, eu pude observar o quanto esta educadora buscava motivar seus alunos. Através deste projeto, esta professora conseguiu observar o nível em que cada criança se encontrava. Esta professora cuidava destas crianças desde o ano anterior, quando no final do mesmo, fizeram uma receita deste torrone, para comemorar a chegada do Natal. A professora começou seu projeto, desenhando os ingredientes em folhas mimiografadas, depois, os alunos foram identificando os mesmos um a um. Foi um trabalho com interação de toda a criançada, onde estas já no início sugeriram que fosse colocado um nome no projeto (um titulo), o qual foi escolhido rapidamente pela turma “Torrone Crocante”. Os alunos estavam trabalhando por conta própria, em uma aula orientada, num ambiente de interação, onde várias técnicas foram utilizadas, dentre elas, pintura, desenho, escrita (bastão), cópia, etc.
Agindo desta forma a professora observou o modo de escrever dos alunos, distinguindo aqueles que já estavam silábicos daqueles que ainda mantinham alguma dificuldade, mas que com algumas adaptações, aprenderiam facilmente. Viram como uma simples receita pode ajudar e muito na aprendizagem.

Segundo a professora Maria Cuquerella, outra forma de se trabalhar as letras nas séries iniciais, apresentando-as para a turma, é utilizarmos um alfabeto móvel. Esta mesma professora, cita um exemplo ocorrido no ano anterior, quando um dos pais dos alunos, comprou para seu filho um material deste tipo. O menino não só ficou motivado para identificar as letras, como também começou a formar palavras a partir do manuseio do alfabeto. A professora, dividindo seus alunos em grupos, realizou atividades com este tipo de material concreto, e as crianças interagindo entre si, foram aos poucos demonstrando interesse pelas letras, pelos sons que as mesmas possuem, fazendo perguntas, tentando formar palavras, aprendendo a identificá-las, de maneira muito mais motivadora, em um ambiente construtivista, onde elas estavam construindo o saber sob a orientação da professora, que deixava seus alunos à vontade para interagirem entre si.
A professora citou em seu texto, a importância de se despertar nos alunos antes deste tipo de atividade, sobre a língua escrita, pois, após verificarem o quanto podem ser úteis ao aprender a escrever, as crianças se tornam mais curiosas, mais motivadas, e esta motivação faz com que a aprendizagem surja de maneira muito mais consistente, pois, as crianças percebem que seus conhecimentos podem ajudar outras pessoas, isto não é maravilhoso?