sexta-feira, 13 de junho de 2008

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Todas as atividades apresentadas na disciplina – Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação – B, são muito significativas, na inclusão digital em séries iniciais. Como professor, acredito que cada dia mais, estou me preparando para uma autonomia referente ao modo de ensinar, utilizando o computador, sem depender do monitor, ou instrutor, para concluir atividade junto aos alunos. Utilizando o Xtimeline, aprendi a utilizar o programa para redigir uma linha do tempo, o que pode tranqüilamente ser executado por alunos a partir da 5ª série dos 9 anos, como recurso em estudos Sociais. Também é muito importante a aprendizagem referente à classificação de software, pois, nos leva a verificar o tipo de software que iremos utilizar com os alunos, separando-os daqueles pouco significativos, bem como dividindo-os para ministrar aulas utilizando-os de acordo com as séries correspondentes aos alunos. A escrita coletiva também é de certo modo, algo inovador, pois, permite que realizemos trabalhos envolvendo texto, de maneira conjunta, em equipe, o que torna uma simples redação, em um projeto bem mais audacioso, com mais comprometimento por parte dos alunos, também fica mais fácil à compreensão por parte dos mesmos, visto que um pode sempre que achar necessário fazer uma intervenção mudando a parte do texto que achar necessária, para um melhor entendimento. A utilização de vídeo, bem como a maneira como utilizá-lo, ficou bem clara, pois, até então muitos professores não desenvolviam projetos pedagógicos antes de levarem seus vídeos para a sala de aula, e estes passavam a ser considerados apenas como passa tempo pelos alunos. Hoje depois de todas as explicações fornecidas através de texto muito bem elaborado, podemos verificar que podemos levar vídeos, não tão longos para a sala de aula, desde que o assunto a ser tratado esteja relacionado a alguma disciplina, pois,não é a duração do vídeo que importa, e sim o seu conteúdo, o mesmo pode inclusive conter apenas cenas de slides, não importa, desde que a maneira como as mesmas estão expostas chame a atenção do aluno sobre o tema proposto. O aluno deve possuir após assistir ao vídeo, condições de formar opiniões significativas sobre o assunto tratado, bem como descrever de forma consistente o que mudou em seu modo de pensar antes e depois de ver o referido vídeo.O fato de poder postar o vídeo no pbwiki, facilita para que outras imagens que estão relacionadas ao Youtube, possam ficar isoladas, não atrapalhando o raciocínio de quem assiste ao vídeo. Novamente eu só tenho a agradecer pelos momentos de aprendizagem neste semestre, meu muito obrigado a toda a equipe responsável por esta interdisciplina.