segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Literatura Infanto Juvenil

A atividade 5 de Literatura Infanto Juvenil, a qual desenvolvemos em grupo de 10 alunos, compostos pelos alunos: Paulo e Marcos, e as alunas: Luiza Amélia, Andréia Bauer, Andréia, Ligia, Marta Capistrano, Eunice, Nara e Marinês de Medeiros. Nesta atividade desenvolvemos uma peça teatral utilizando o teatro de fantoches, a história contada “As três doceiras”, caiu como uma luva devido ao número de personagens e o número de componentes do grupo. Todos do elenco da peça deram tudo de si para realizarem o trabalho, que ficou excelente aos olhos da maioria dos espectadores, colegas de curso, os quais também demonstraram com muito esmero seus papeis em suas respectivas peças. Mas o que mais me surpreendeu nesta peça foi à maneira como nos conhecemos melhor durante os ensaios, a união do grupo se caracterizou pela busca de maneiras de desempenhar da melhor maneira possível, queríamos lá no fundo que nossos bonecos criassem vida naquele instante lá no palco, e isto foi conseguido, pois, a alma de cada um dos componentes do grupo adentrou nos bonecos através de nossas mãos, e utilizando gestos, sons, fizeram com que os adultos lá presentes se tornassem crianças por alguns instantes, ou pelo menos deixassem seu lado criança transparecer enquanto se maravilhavam com a apresentação. Assim também fiquei encantado em poder ajudar o grupo, dando tudo de mim, para que tudo corresse de maneira satisfatória, e todos os demais também assim o fizeram. Acredito que a Amizade que se formou no grupo é algo que irá perdurar para muito além do espaço universitário, ao menos é o que gostaria.

Escola Projeto Pedagógico e Currículo

A síntese realizada na interdisciplina me fez reforçar a idéia de organização, o que implica em conhecimento profundo dos conteúdos a serem ensinados nas disciplinas de cada série inicial, bem como a metodologia, as técnicas a serem desenvolvidas na didática aplicada a cada aluno em seus objetivos específicos, bem como a toda a turma nos objetivos amplos dos projetos a serem estudados com os mesmos. Não me esquecendo jamais do Projeto Político-Pedagógico o qual englobará tudo isto de maneira organizada, certo do que tudo o que será desenvolvido com os alunos, foi acordado com a comunidade escolar e com todos os profissionais da instituição de ensino a qual me propuser a desempenhar minha função de professor. Devo ressaltar que não existe um bom currículo, isto é um bom entendimento de currículo, sem uma ótima didática aplicada sobre o mesmo, de forma organizada utilizando metodologias atuais, como o lúdico, a música, o teatro e as artes visuais, mas com ênfase no Projeto Político-Pedagógico executado com qualidade, voltado sempre ao bem estar de todos os envolvidos no processo de ensino, pois, todos só têm a ganhar com tudo isso.

Artes Visuais e Pedagogia, unidas por PIAGET

É de suma importância o estudo desenvolvido em Artes Visuais sobre os Estágios de desenvolvimento gráfico da infância à adolescência.

Eu possuía um estudo parecido, o qual também foi citado na temática nove, realizado por Piaget, que foi denominado de Psicogênese da Língua Escrita por Emília Ferreiro, a qual colocou em um de seus livros, a tabela correspondente a estes períodos o que descrevo a seguir:

PS1 – Pré-silábico 1 – a criança escreve com desenhos;

I1 – Intermediário 1 – escreve misturando desenhos e sinais gráficos;

PS2 – Pré-silábico 2 – não usa mais desenhos para escrever, relacionar o tamanho da palavra e o número de letras com o tamanho do objeto;

I2 – Intermediário 2 – usa só letras para escrever. Começa a relacionar a escrita como representação da fala;

S – Silábico – usa uma letra para cada silaba – Scvs – silábico com valor sonoro – quando usa letras da palavra que vai representar. Ssvs – silábico sem valor sonoro – quando usa qualquer letra, sem vinculo com a palavra que vai representar;

I3 – Intermediário 3 – pode usar uma letra para cada sílaba e acrescentar mais ou escrever letras aleatórias porque não lembra como escrevia antes;

SA – Silábico Alfabético – ora coloca uma letra para cada sílaba, ora escreve sílabas completas;

A – Alfabético – escreve como fala e escuta;

O – Ortográfico – se preocupa com a escrita correta.

Agora, além das explicações contidas no texto eu também possuo a tabela dos Estágios de desenvolvimento gráfico da infância à adolescência:


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Estágios de desenvolvimento gráfico da infância à adolescência

até dois anos

2 – 4 anos

4 – 7 anos

7 – 9 anos

9 – 12 anos

12 – 14 anos

PIAGET

(usa a classificação de Luquet para analisar o espaço no desenho)

Exercício
Sensório-motor:

Rabiscos sem intenção de representar

Incapacidade
Sintética:

construção topológica do espaço

Realismo
Intelectual:

Relações espaciais topológicas em todo o desenho e início das representações euclidianas e projetivas

Realismo Visual:

Representações espaciais euclidianas e projetivas

LUQUET

(não estabelece idade)

Realismo Fortuito:

Desenho Involuntário e Desenho Voluntário

Incapacidade Sintética:

Busca uma forma para cada categoria de objetos

Realismo Intelectual:

Constrói um sistema para representar forma, espaço e cor no desenho

Realismo
Visual:

Representação da perspectiva, opacidade da forma,cor natural e expressiva

LOWENFELD

Garatuja:

desordenada, controlada e
nomeada

Pré
esquemática:

início da forma, desenho fortuito

Esquemática:

desenho com linha base

Pseudonaturalista:

predominância da informação, excesso de detalhes

Naturalista:

Preocupação com a representação realística

Esta tabela me facilitará muito em minhas analises futuras referentes aos alunos da turma, bem como, a formular o parecer descritivo de cada aluno. Este parecer é muito importante para traçarmos o perfil do aluno com o propósito de melhor compreender suas dificuldades em algumas disciplinas.