domingo, 19 de setembro de 2010

INTRODUÇÃO NO TCC.

Uma das tarefas mais difíceis ao começar a redigir o Trabalho de Conclusão do Curso, foi com respeito à introdução. Primeiro eu tinha de explicar do porque da escolha do tema “Acessibilidade”, depois colocar argumentos que servissem de ponto de apoio para as afirmações ali expostas. Pensando nisso resolvi redigir junto na introdução algumas normas e regulamentos da instituição onde realizei o meu estágio, que teoricamente demonstravam ser uma instituição que poderia causar uma educação igualitária a todos os alunos, o que na prática não acontecia, pois o laboratório de informática está situado no 2º piso da instituição, o que dificulta o comparecimento dos alunos com limitações motoras ao local de aprendizagem com aquela ferramenta tecnológica.
Existem muitas instituições com estes problemas, muitas vezes o Projeto Pedagógico é realizado visando à inclusão, quem lê observa que tudo está de acordo, ou seja, todos os alunos possuem chance de uma aprendizagem igualitária para todos. Porém, quando estas escolas são visitadas, as pessoas se dão conta de que na pratica aquele espaço não oferece esta inclusão, pois a biblioteca, o laboratório de informática, a sala de apoio, encontra-se em locais de difícil acesso e isto prejudica muito a aprendizagem. Outras vezes o agendamento, a forma com a qual as professoras e a escola agendam atividades, causa prejuízo na aprendizagem dos alunos, por exemplo: Educação física nas quartas e quintas dois períodos por vez, filme em vídeo todas as sextas feiras (longas com 2 a três horas de duração), sobram apenas a segunda e a terça feira para uma aula mais direcionada a leitura e o letramento, mas nestes dias existem trabalhos de colagem relacionados com festividades que constam nos calendários escolares, quando a professora usa tais temas para efetuar trabalhos que despertem o interesse do aluno para a leitura e a escrita, tudo bem, mas e quando o tempo é gasto de maneira pouco convencional, todos saem ganhando, por isso é sempre bom lembrarmos Piaget e Maria Montessori, o lúdico deve ser utilizado de maneira a ajudar na aprendizagem, pois isto motiva os alunos e facilita o processo.