segunda-feira, 12 de abril de 2010

INÍCIO DA PRIMEIRA SEMANA DE ESTÁGIO - APÓS DUAS SEMANAS DE SONDAGEM


Hoje iniciei a minha terceira semana atuando no Laboratório de Informática da E.M.E.E. Cebolinha, esta escola é realmente um ótimo local para se trabalhar, o convívio com os alunos é muito bom. A maioria dos alunos desta escola que desenvolve atividades apenas com crianças com necessidades educacionais especiais de aprendizagem, possui a Síndrome de Down.
Desenvolvendo uma Arquitetura de Projeto, visando pesquisar sobre a coordenação motora, acuidade visual, audição e o cognitivo, utilizando para isto um guia de softwares independentes, mapeados em uma trilha, denominada Trilha do Desenvolvimento, acredito poder entender melhor o desenvolvimento físico e mental destes alunos. Fazendo isto, espero poder ajudar de alguma forma criando mecanismos que possibilitem uma aprendizagem mais eficaz, com maior motivação e interação por parte destes alunos, os quais são ótimos, muito educados. Porém, pelo que pude observar até aqui, a grande maioria destes alunos, não possuem uma boa coordenação motora, o que dificulta a execução de tarefas, também a falta de concentração destes atrapalha-os, pois não conseguem fixar-se naquilo que estão pretendendo executar e isto os desmotiva a continuar.
Observei que o Laboratório de Informática da instituição ainda não foi adaptado para estes alunos, o que dificulta ainda mais a aprendizagem por parte dos mesmos. É muito comum quando se fala em acessibilidade para portadores de algum tipo de deficiência, pensar-se em próteses, cadeiras de roda, rampas, leituras em braile, etc.., esquecendo-se dos portadores de Patologias que Envolvem o Cérebro.
Verificando a gama de informações que os alunos da instituição estavam recebendo de uma só vez, defronte ao teclado do computador, o que é muito prejudicial ao desempenho cognitivo destes alunos, já que os mesmos não conseguem concentrar-se para realizarem suas atividades, resolvi pesquisar na Internet uma maneira de melhorar o trabalho relacionado aos mesmos pelo menos ao utilizarem o computador, encontrei este site: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=622
o qual é muito interessante, pois, vem de encontro exatamente sobre o que estou desenvolvendo dentro do Laboratório de Informática e os mecanismos de adaptação que preciso para concluir melhor as atividades, sem os quais, a minha pesquisa não vai surtir o efeito desejado, já que não poderei observar os alunos com reais possibilidades de desenvolverem suas atividades. Infelizmente sei que escola pública nem sempre tem dinheiro para bancar seus gastos, mas acredito que investir nestes alunos não é um gasto, muito pelo contrário, está comprovado que quando desenvolvidos trabalhos sérios, com determinação, motivando-os desde crianças, estes alunos adquirem muita aprendizagem, podendo inclusive tornarem-se independentes, o que é ótimo para toda a comunidade. Assim sendo, trata-se de um investimento pequeno, já que necessitamos apenas de mascarás de teclado e limitadores de mouse, produtos confeccionados com material barato, que também serve para proteger o teclado e o mouse do computador contra batidas, quedas, etc., visto que uma das mudanças que ocorrem, quando são usados, é a afixação dos mesmos sobre o local de utilização, impedindo que o aluno por falta de concentração ou coordenação motora derrube o mouse ou o teclado por exemplo, protegendo-os enquanto ajuda na realização de tarefas por parte dos mesmos.
Contudo, posso garantir, que estou aprendendo muito, é gratificante poder trabalhar com estes alunos, apesar do Laboratório não estar devidamente adaptado, os alunos são ótimos, os demais professores, psicólogos, secretários, supervisores, orientadora e diretora, fazem de um todo, para que tudo transcorra bem, prova disto é que também hoje, recebi a visita de uma técnica de informática, que veio consertar alguns computadores, bem como, reconfigurar outros que não estavam funcionando a contento, o que demonstra o interesse da escola em melhorar cada vez mais a qualidade de ensino utilizando tecnologia na educação de seus alunos. É como dizia Vygotsky: é grande a importância da ação, da linguagem e dos processos interativos na construção das estruturas mentais superiores. Assim sendo: O acesso aos recursos oferecidos pela sociedade, escola, tecnologias, etc., influencia determinantemente nos processos de aprendizagem da pessoa.

Se, viemos para este mundo, para deixá-lo como está, sem procurar melhorá-lo para nós e para os demais, então não deveríamos ter vindo.