quarta-feira, 14 de maio de 2008

SEMINÁRIO INTEGRADOR IV - FILOSOFIA

Olá colegas, gostei muito da aula de ontem (13/05/2008). Com respeito ao retorno dos astronautas que foram até a Lua, foi apenas uma pergunta utilizada como forma de demonstrar o quanto temos dentro de nós mesmos para expor aos nossos alunos. Esta pergunta foi feita por um aluno de quarta série (oito anos), muitos colegas de aula, tentaram respondê-la, trazendo a tona inclusive o fator gravidade, alguns meninos disseram: mas vocês nem eram nascidos em 1969, como podem saber sobre isto? Ocorre que muitos livros, revistas, trazem ilustrações a respeito, sem contarmos que às vezes programas de televisão reprisam a cena da viagem espacial à Lua, o que torna isto de conhecimento de grande parte de pessoas, incluindo crianças. Mas o que me deixou mais contente, foi o fato de tal qual em sala de aula, os alunos (professores), debaterem sobre o assunto, procurando demonstrar conhecimento de causa. Todos nós temos conhecimentos adquiridos por simples curiosidade, e que nos vem à tona em momentos de reflexão, algo que pensávamos que nunca iríamos utilizar, mas que de repente estamos utilizando, buscando lá no fundo de nossas almas uma maneira de explicar. Quanto mais eu instigava, mais explicações surgiam, todas muito bem argumentadas, fiquei imensamente feliz, me senti como se estivesse ministrando aula, foi ótimo. Assim deve ser com os alunos, não podemos menosprezá-los devido a pouca idade, pois, estes são muito inteligentes e estão sempre buscando informação para aprimorar seu conhecimento, mesmo que nem eles mesmos se percebam disso. Devemos utilizar esta curiosidade, para aguçá-los cada vez mais a pesquisarem, ir a fundo naquilo que realmente desejam saber. Responder com suposições, pode frustrar o aluno, por isso, muitas vezes é interessante fazer parte do grupo de pesquisadores, demonstrando que possui real interesse em explicar o fato pautado em provas mais consistentes. Os alunos passam a ver que mesmo o professor também precisa de pesquisa, se quiser dar uma explicação a altura, e isso enobrece aos alunos que sentem vontade em contribuir auxiliando-o na busca da resposta, o que é muito positivo na aprendizagem coletiva do grupo. O professor Silvestre, em sua aula de Filosofia, foi novamente nota 10.
Filosofia - Amor pelo saber, amizade e sabedoria, busca do saber.
Philos: amizade, amor
Shofia: sabedoria.
Segundo o dicionário Aurélio: sf. 1. Estudo que visa ampliar incenssantemente a compreensão da realidade, no sentido de aprendê-la na sua inteireza. 2. Razão; sabedoria.
Tradicionalmente, a filosofia se divide em cinco áreas:
Lógica - que estuda o método ideal de pensar e investigar;
Metafísica - que estuda a natureza do Ser (ontologia), da mente (psicologia filosófica) e das relações entre a mente e o ser no processo do conhecimento (epistemologia);
Ética - que estuda o Bem, o comportamento ideal para o ser humano;
Política - que estuda organização social do homem;
Estética - que estuda a beleza e que pode ser chamada de filosofia da Arte.
Gostaria que os colegas buscassem pesquisar, sobre o modo de pensar, de um grande filósofo brasileiro contemporâneo, Olavo de Carvalho.
Olavo de Carvalho, faz uma reflexão sobre as grandes dúvidas, as grandes indagações que o homem sempre se fez acerca da realidade e de sua situação no mundo. Importante conhecê-las, pois, são as perguntas - mais do que as respostas - que dão origem ao conhecimento.