quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RESENHA SOBRE O FÓRUM "DESIGN GRÁFICO":


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – CICLO AVANÇADO (2ª EDIÇÃO) – CINTED
PROJETO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
MÓDULO 2: LINGUAGEM DA MÍDIA IMPRESSA E VISUAL
PROFESSORA: SUZETE VENTURELLI
Aluno: Marcos Schilling Martins

RESENHA SOBRE O FÓRUM: DESIGN GRÁFICO.

Observando as postagens de colegas, referentes ao design gráfico, pude notar que as mesmas buscaram através de pesquisas demonstrar alguns softwares desenvolvidos com o proposito de nos possibilitar uma melhora significativa na maneira de utilizarmos imagens nas atividades propostas aos alunos. Para tanto necessitamos dos softwares principalmente na questão de edição, que possibilitam moldar, relacionar as figuras com os conteúdos e o entendimento por parte de nosso público alvo.
A colega Daiany por exemplo realizou sua pesquisa sobre tipos de softwares utilizados para editar imagens para melhor compreensão a mesma postou artigos sobre alguns destes softwares: 3ds Max (anteriormente conhecido como 3D Studio Max), muito utilizado na criação de filmes de animação dentro e forma do mundo virtual;
Adobe Illustrator editor de imagens vetoriais, ou seja, no caso de um Desenho vetorial se baseia em valores matemáticos. Em computação gráfica, imagem gerada a partir de descrições geométricas. Este editor foi desenvolvido e comercializado Adobe Systems.
Corel DRAW, programa de desenho bidimensional: Aquele onde o personagem tem uma característica que não muda com o tempo, conhecido como personagem plano, oposto do personagem esférico. Este programa é utilizado em vários produtos: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas etc. Programa desenvolvido pela Corel Corporation.
Corel PHOTO-PAINT, faz parte do pacote Corel DRAW, sua principal função é edição de imagens, sendo possível ao utilizá-lo: Aplicar efeitos em imagens, melhorar sua qualidade, clarear ou escurecer a mesma.
Adobe Photoshop desenvolvido pela adobe Systems este software é considerado o líder no mercado dos editores de imagens profissionais. Atualmente sua fabricação esta na 12ª edição, disponível para os sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS X.
A colega realizou a sua pesquisa através do site: http://pt.wikipedia.org onde após aprofundar mais a mesma, encontrou o programa GIMP, criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, como forma de complementar o Adobe Photoshop, a diferença é que este último é pago e o GIMP é gratuito, pode ser utilizado tanto pelo sistema Windows como pelo Linux, mas devido a algumas restrições não é indicado para uso profissional.

Já a colega Márcia Maria indicou alguns sites, como forma de auxiliar na descoberta de novas ferramentas tecnológicas:
“Bom pessoal, eu já fui bem mais prática na minha pesquisa, acabei colocando direto os links abaixo na pesquisa. Espero que todos gostem das minhas dicas que são super. Interessantes para nosso aprimoramento através das novas tecnologias”. (frase escrita pela colega em questão).
Abaixo, alguns sites interessantes:
http://www.gifmania.com.pt/http://www.gif-mania. net/assinaturas-animadas/http://www.lpm-editores.com.br/v3/site/default.asp?TroncoID=805133&SecaoID=709052http://www.olivreiro.com.br/home/
http://www.radiotrash.com.br/ - rádio virtual com músicas de várias décadas.
http://www.oyo.com.br/livros/ranking/?gclid=CMmyr8yHvZ4CFQ0f7god92avmw http://viciadosemlivros.com.br/http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=19457985http://www.culturabrasil.pro.br/download.htm
http://www.forumeiros.com/ - site grátis para realizar fórum com nossos alunos. É só se cadastrar.
Este acima, sem dúvida foi o site que mais me chamou a atenção, pois com ele podemos desenvolver tal como estamos fazendo no nosso curso de pós-graduação, um fórum com os alunos, causando maior integração entre os mesmos, bem como os motivando a utilizar o computador enquanto realizam suas postagens sobre determinado tema.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp - várias obrar para serem baixadas.
http://www.radiomec.com.br/ - rádio MEC, interessante para complemento de nossas atividades.
Logico que devemos agradecer a colega por nos enviar estes sites, não podemos nos esquecer, todavia dos riscos de baixarmos arquivos com certificado duvidoso, portanto é importante rastrearmos os mesmos com um antivírus, para nos precavermos em nossa jornada de aprendizagem e descobertas.
Também devemos nos preocupar quando baixarmos programas relacionados com Design, com a compatibilidade dos mesmos, pois ainda existem programas que não são compatíveis com o Windows ou com o Linux e sendo assim, torna-se mais fácil executar programas que sejam compatíveis com os dois sistemas operacionais, por isso a importância de uma analise prévia antes de baixa-los.

RESENHA SOBRE O FÓRUM "PENSAMENTO CRÍTICO":

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – CICLO AVANÇADO (2ª EDIÇÃO) – CINTED
PROJETO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO – PROFESSORA LEDA FIORENTINI
Aluno: Marcos Schilling Martins
MÓDULO 1: PRODUÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS

RESENHA SOBRE O FÓRUM “PENSAMENTO CRÍTICO”:


Observando as mensagens postadas por colegas no referido fórum, cheguei à conclusão que temos o mesmo entendimento sobre o que é e como deve ser fortalecido nos alunos o pensamento critico.
Pensamento crítico é todo aquele pensamento que cause argumentação, reflexão sobre algum assunto ou algo que estamos vendo ou presenciando em determinados momentos de nossa vida. Ajudar o aluno na forma de observar o que estamos desenvolvendo em nossas atividades curriculares bem como, orientá-lo no modo de formar opiniões sobre assuntos comuns em nosso dia-a-dia, como por exemplo, o respeito à diversidade, as habilidades diferentes que os indivíduos possuem ou não, dentre outras coisas, auxilia na reflexão por parte dos alunos fazendo-os conhecer melhor sobre si mesmos, facilitando a compreensão sobre o outro e questões, atuais, históricas, cientificas, matemáticas, linguísticas, etc...
Conforme observado pela colega Leony, podemos desenvolver com os alunos atividades que os façam pensar, pesquisar, de forma mais disciplinada, ordenada, mas com uma participação mais interativa como, por exemplo, a construção de um texto coletivo, onde partindo de um determinado tema, os alunos debatendo entre si, realizando pesquisas, refletindo sobre o assunto e com orientação do professor para considerar o que realmente interessa que vá ajudar na construção da aprendizagem do grupo, vá digitando no computador em uma página criada na Internet para desenvolvimento deste tipo de texto on line, fazendo com que o aluno aprenda a disciplinar-se, pois terá de esperar o outro desocupar o espaço para poder digitar o que deseja.
Eu, professor Marcos: Prefiro utilizar o texto digitado, pois desta forma além de fazer com que o aluno aprenda mais um meio de utilizar a tecnologia, poderei mais tarde a partir da construção deste texto, orientar aos alunos sobre a forma de transformá-lo em um hipertexto, já que uma coisa leva a outra e é se atualizando que nos mantemos aprendendo, construindo com os alunos a nossa aprendizagem.
A colega Ivana demonstrou sua preocupação em utilizar com os alunos, atividades que estimulem o pensamento critico, bem como provoquem debates, façam com que os alunos compartilhem suas dúvidas e seus conhecimentos adquiridos com os demais, tirando de cena o decorar momentâneo dando lugar a aprendizagem com qualidade, aquela que não se esquece.
Palavras da colega de curso Ivana:
Muitas vezes o aluno faz corretamente a resposta, mas não escreve o que fez (principalmente na disciplina de matemática), demonstrando dificuldade de expressão de seus pensamentos, domínio do pensamento critico e falta de autonomia. Para Leontiew ( 1983) “o processo de apropriação se realiza durante a atividade que a criança desenvolve em relação aos objetos fenômenos do mundo e do meio ambiente , onde se concretizam essas aquisições”
A colega Tanize destacou a importância do uso das TICs, mas enfatizou a importância do educando procurar ao utilizar estes recursos, buscar realmente informações que serão uteis para desenvolver a sua criatividade. O colega Waldir complementou dizendo que o aluno deve formar seus conceitos e opiniões, procurando não julgar o outro ou aquele que pensa diferente, isto é o aluno deve respeitar a diversidade de pensamentos, onde o debate não pode ir para o aspecto pessoal. Eu, aluno Marcos acredito que cabe ao professor orientar ao aluno sobre como prosseguir para tirar suas conclusões sem ofender ninguém, já que nós temos o papel de ajudar o aluno a conceitualizar o que realmente deve ser levado em consideração na elaboração de suas atividades em sala de aula.
Acredito que a minha afirmativa anterior também prestigie o que foi digitado pela colega Mariá Raquel, que descreveu a dificuldade dos alunos em escrever textos. Nós professores devemos orientá-los e eles com certeza realizarão a atividade a contento. A utilização de mapas conceituais foi uma boa sugestão desta colega no sentido de ajudar o aluno a filtrar, a valorizar o que realmente importa preenchendo melhor as lacunas dentro do contexto.
Demais colegas de curso não postaram nada tão relevante quanto o que escrevi utilizando as digitações de colegas aqui citados, ou seja, pensamos e compreendemos que devemos continuar orientando nossos alunos a realizarem pesquisas, desenvolver o gosto pela leitura, pela escrita, pela troca de ideias, pela comunicação, pelos debates, por isto é sempre necessário desenvolvermos atividades que causem algum tipo de reflexão, o pensamento critico deve ser estimulado para que o aluno consiga conquistar sua autonomia.