sexta-feira, 9 de outubro de 2009

RESUMO DO FILME: VAMOS PASSEAR NA VASSOURA DA BRUXA ONILDA?

1. A professora Fabiana, que ministra aulas na Escola Infantil Bebê Conforto em Porto Alegre realizou este projeto. Se utilizando de uma boneca chamada Bruxa Onilda e do livro de história sobre a mesma reuniu suas crianças para uma hora do conto. A história escolhida para este dia foi A Bruxa Onilda e seu Turismo pela Itália. Nesta história a Bruxa Onilda vai a uma agência de viagens, compra passagens e embarca para a cidade de Veneza na Itália.
2. Enquanto a professora Fabiana, contava a história, mostrava aos alunos fotos, gravuras, com imagens de Veneza, o que despertava curiosidade nas crianças, as quais faziam perguntas comopr exemplo: Por que existe tanta água naquela cidade? Todas as pessoas possuem barcos naquele local? Dentre outras, a professora por sua vez, parava de contar a história e satisfazia a curiosidade dos alunos (as). Desta forma ela estaria trabalhando literatura infantil, língua portuguesa, geografia e artes visuais ao mesmo tempo, o que tornava aquele momento muito instigante e prazeroso.
3. No dia seguinte a professora convidou os alunos a confeccionarem uma pizza em homenagem a Bruxa, já que a Itália é famosa por suas pizzas suculentas. A professora trouxe a massa previamente preparada, e cada aluno trouxe um ingrediente diferente, enquanto preparava as pizzas, a professora explicava sobre a importância de inserir na alimentação derivados do leite, como o queijo e o requeijão, bem como, a importância das verduras como a couve, e dos legumes como o tomate, numa refeição rica em proteínas, cálcio, vitaminas etc..., neste momento além da língua portuguesa, os alunos (as), estavam aprendendo, artes visuais e ciências, o que é muito importante para os alunos, ainda mais se tratando de alimentação, pois, muitas crianças não gostam de comer verduras e legumes nesta idade.
4. Após terminarem com as pizzas, a professora perguntou aos alunos se gostariam de fazer um passeio pela cidade de Porto Alegre. Antes porém ela avisou que todos deveriam confeccionar documentos, pois, sem identificação poderiam se perder na metrópole, e isto seria um desastre. De posse de algumas cartolinas e folhas de papel oficio, bem como cola, tesoura, lápis de cor, régua, caneta, e uma foto de cada aluno, a turma se reuniu e juntos fizeram passaportes para cada aluno (a), eles ficaram ótimos, muito bonitos e coloridos.
5. Todos foram até uma agência de turismo, as crianças compararam a agência com a que a Bruxa Onilda havia ido. Enquanto visitavam prédios históricos e parques, fizeram uma pausa para um piquenique, a aula foi uma festa, novamente a professora estava desenvolvendo atividades ligadas à história, geografia, língua portuguesa e ciências.
6. Por último, tiveram a idéia de criar histórias sobre a Bruxa Onilda, para isto cada um levou a boneca da Bruxa Onilda para casa, a qual ficou com a mesma por um dia inteiro. Após este espaço de tempo, a criança tinha que relatar tudo o que foi frealizado com a participação da Bruxa Onilda. Depois que as histórias foram escritas em folhas de caderno pelas crianças, a professora juntou todas as histórias e montau um lindo livro infantil, junto com os (as) alunos (as). A culminância deste projeto, foi justamente um mini coquitel de lançamento do livro, onde compareceram os pais dos alunos, bem como, colegas de outras séries e demais profissionais da escola, para apreciar a obra realizada por estes pequeninos. Foi uma festa maravilhosa. Novamente a professora estava utilizando atividades interligadas, como língua portuguesa, educação artística, geografia, ciências, etc,. As aulas causavam uma aprendizagem significativa, sem cansar os alunos (as), pelo contrário, eles querem é mais. Ma isto fica para o próximo projeto.