sábado, 1 de setembro de 2012

A UTILIZAÇÃO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DENTRO E FORA DO ESPAÇO ESCOLAR.



Os métodos de ensino e seus conceitos pedagógicos estão sempre se transformando, dizer que uma educação é 
Tradicional outra é Progressista, Renovada, Tecnicista, Montessoriana, Construtivista, Waldorf (Antroposofia), Pragmática, dentre outras é buscar explicar as diversas metodologias de ensino existentes, incluindo algumas que não aceitam a utilização do novo, demonstrando que existem escolas onde apesar da chegada de tecnologias avançadas estas atualizações não são bem vindas, ou seja, os recursos tecnológicos de ponta não são bem aceitos e elas optam por continuar utilizando metodologias antiquadas, por julgar que são mais fáceis de serem manipuladas menosprezando não apenas a inteligência de seus alunos, mas, a sua própria tendo em vista que não conseguem adaptarem-se ao novo, ao desafiador mundo globalizado deslumbrado em instantes a partir de uma ferramenta chamada computador e seu mundo virtual com enormes possibilidades denominado Internet.
Temos enquanto educadores a obrigação de nos manter atualizados, isto implica na busca constante de novos conteúdos e recursos, visando a melhor forma de atingirmos os nossos objetivos em sala de aula. O professor que diz não aceitar o computador ou qualquer outra ferramenta tecnológica durante a realização de suas aulas, argumentando que seus alunos não sabem se comportar perante o novo, que poderiam perder-se link ando em sites desinteressantes para a aprendizagem, que o computador reduz a afetividade entre os alunos, etc..., uma série de tentativas em explicar o inexplicável, este professor não pode ser considerado um bom professor. Um bom professor quer ver seus alunos preparados, utilizando o que há de melhor hoje para encarar os problemas, as situações que se apresentarem no futuro, sem medo, com capacidade, tornando-se um ser autônomo.
O aluno muitas vezes torna-se o espelho de seu professor, assim sendo, se aprendeu que apenas buscando conhecimento em livros será capaz de aprender, será difícil assimilar outra ferramenta quando esta lhe for apresentada. Nada contra os livros, muito pelo contrário estes são muito importantes em nossa formação, mas tendo a consciência de que podemos buscar os mesmos textos de maneira mais rápida, mais segura, mais confortável utilizando o computador, porque não o fazer. Nós professores que buscamos a atualização das metodologias de ensino, devemos permitir que nosso aluno utilizasse ferramentas tecnológicas no desenvolvimento de suas atividades em sala de aula bem como, extraclasse. Hoje em algumas escolas públicas o uso de aparelhos celulares é proibido nas salas de aula, pois segundo os professores e a direção de muitas destas instituições os alunos se distraem enquanto manuseiam estes objetos dentro deste espaço. Ora, pois, o simples cantarolar de uma música, o bater palmas, o atirarem papel picado, o bater com a caneta na mesa escolar, dentre outros exemplos, também atrapalham a aula, mas o bom orientador consegue desenvolver normas de convivência delimitando limites, onde os alunos considerados mais abusados terminam por seguir determinadas regras a favor da boa educação pregada pelo professor em sala de aula. Assim sendo, cabe ao professor orientar como deve ser utilizado o celular em sala de aula e não impedir a sua utilização. Por exemplo: ao invés de proibir a utilização do celular, ensinar aos alunos como enviar mensagens utilizando este aparelho, após solicitar que os alunos respondam algumas questões utilizando o envio de mensagens do celular.  Agindo desta forma, o professor estará inserindo o celular como uma ferramenta de aprendizagem, instigando o aluno a utilizá-la de maneira salutar. O professor pode ainda transformar uma experiência comum em aulas de ciências “O Crescimento do Grão de Feijão Envolto em Algodão Umedecido”, o professor pode solicitar ao aluno que diariamente fotografe o grão de feijão com o propósito de demonstrar o desenvolvimento do mesmo em sala de aula, utilizando as imagens captadas pela câmera do celular, estas também podem ser filmadas. O bom professor não pode ser retrogrado proibitivo ao extremo, pelo contrário, temos que orientar como fora escrito anteriormente o aluno a utilizar a moderna ferramenta de maneira correta, a favor de sua aprendizagem.
Hoje existem diversos sites relacionados a métodos de utilização de meios tecnológicos em sala de aula, assim sendo, o bom professor não pode e nem deve privar-se de uma boa pesquisa para adequar suas aulas ao moderno, planejando as mesmas de forma mais motivadora, sem perder a meta mais importante em sua vida profissional, construir junto com seus alunos a aprendizagem capaz de levá-los ao progresso em suas vidas. Dizer que o futuro depende de nossas crianças é tentar colocar nos alunos os erros cometidos no presente, pois, cabe a nós professores orientarmos as crianças de hoje tornando-as capazes de um futuro melhor amanhã, assim sendo, nós professores somos responsáveis pelo futuro de nossos alunos e consequentemente de nosso país.
E por escrever sobre sites aqui estão alguns bom exemplos de sites úteis aos professores:
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/educacao-recursos-tecnologicos.htm  este site pertencente à Rede Record de Televisão contem o canal do educador, onde o professor poderá buscar dicas importantes no desenvolvimento de seus planos diários, temas como; Pais - Orientação Escolar, Saúde na Escola, Sugestões para Pais e Professores;
 Pedagogia: Gestão Educacional, Política Educacional, Trabalho Docente;
 Professores: Ética, Notícias, Orientações, Saúde na Escola, Sugestões para Pais e Professores;
Estratégia de Ensino: Para Diversas Disciplinas.
Dentre outros artigos inerentes à educação e a melhor forma de manter o professor atualizado.
http://revistaescola.abril.com.br/   Este site possui vídeos, blogs, ideias para elaboração de planos de aula, etc..., tudo para uma aula mais motivadora e atraente.