segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A preocupação com a educação

Com a construção do TCC, estou me aprofundando nas referências teóricas lá solicitadas. Lendo um pouco mais sobre Jean Piaget e Lev Vygostky, pude constatar que sempre existiu uma preocupação muito grande com a educação, em todos os modos e maneiras para fazer com que a aprendizagem seja construida. Cito também a busca que instigava este dois homens por condições de qualidade para o ensino.
Tanto Piaget como Vigostki apesar de não terem vivido em uma época onde a tecnologia digital se fez tão necessária, tinham uma concepção de conhecimento avançado em relação às teorias psicológicas.
Piaget,criou a Epistemologia Genética onde defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento cognitivo ao longo da sua vida.
Já Vygostky defende uma teoria, subjetivamente e objetivamente fragmentadas. Construiu uma terceira via para a construção do conhecimento, uma proposta psicológica inovadora, a perspectiva histórico-cultural, onde o conhecimento não é adquirido, mas construído.
São duas fontes preciosíssimas para uma formação de qualidade, esta qualidade deve primar aos educadores, pois, referências em épocas distantes que nos fazem buscar um equilibrio saudável no ensino. Estudos que fazem parte de nossa vida profissional, ensinamentos que nos fazem pensar o quanto temos que aprender, o quanto somos importantes para à construção do conhecimento.