sábado, 10 de setembro de 2011

PLANEJANDO UM TEXTO DIDÁTICO (PROJETO PEDAGÓGICO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – CICLO AVANÇADO (2ª EDIÇÃO) – CINTED

2)Apresentação:

Tema: Inclusão do computador, causando a interdisciplinaridade no currículo escolar.
É cada vez mais acentuada a importância da utilização do computador com os alunos a partir do ensino fundamental principalmente. Baseado nisto pretendo desenvolver este projeto junto aos alunos do curso de magistério, estou ciente de que a turma com a qual vou desenvolver esta atividade em sua grande maioria não teve contato com esta tecnologia, por isso, iniciarei a apresentação desta para os mesmos, buscando através do lúdico uma melhor aceitação e motivação para conhecerem e utilizarem o computador em suas atividades escolares.
Apesar do computador em muitas escolas existir apenas nos laboratórios de informática das mesmas, acredito que com criatividade podemos apresenta-lo aos alunos em sala de aula, buscando causar uma integração entre esta e o laboratório a partir da inclusão deste recurso perante os alunos e os professores nas diversas disciplinas curriculares didaticamente falando.
Por haver ministrado aulas em laboratório de informática bem como, por ter tido a oportunidade de trocar ideias com colegas de outras escolas, observei que o computador é apresentado aos alunos no laboratório de informática sem que antes os alunos conheçam seu hardware, seu material físico ou concreto. Por isso acredito que devido ao pouco tempo que os alunos ficam nos laboratórios de informática, é de suma importância inseri-lo nas disciplinas em sala, para depois apresenta-lo aos alunos, facilitando através desta inciativa a aprendizagem a partir da teoria e do concreto, o que diminui consideravelmente o receio na utilização por parte dos mesmos e também motiva professores que por algum motivo sentem-se menos preparados nesta utilização.

3) Justificativa:

Muito se tem dito sobre a importância do computador como recurso nas escolas. A dificuldade observada por mim nas instituições de ensino que conheci e inclusive na grande maioria dos livros didáticos apresentados aos alunos nas diferentes disciplinas que fazem parte do currículo escolar, esta ligada principalmente a falta de integração entre estes e a tecnologia que se pretende utilizar. Assim sendo, a escola não insere o computador na rotina do aluno, já os livros didáticos muitas vezes não trazem nada que cause no aluno a necessidade em utilizar ou procurar conhecer o computador e seus conteúdos, tão importantes na formação cognitiva do mesmo. A minha afirmativa se justifica ao utilizar um exemplo bem simples: Em determinado problema matemático contido em um livro didático, pode existir para facilitar no alcance da resposta, que o aluno utilize uma calculadora como recurso, no mesmo livro que autoriza a utilização deste recurso tecnológico, o computador nem é citado, nem ao menos um site de pesquisa, o que implica em uma exclusão deste recurso no contexto deste livro didático, o mesmo ocorre também nas demais disciplinas que tratam do assunto computador apenas como mera citação, mas não de forma didática, como recurso. Desta forma a mídia impressa não esta integrada didaticamente com a mídia tecnológica digital. Assim sendo, devemos inserir este recurso tecnológico a partir do curso de capacitação para o cargo de professor das series iniciais, pois estes professores podem inserir em seus planos de aula conteúdos encontrados em sites educativos, buscando não apenas alfabetizar seus alunos através das mídias habituais, mas também digitalmente (Professor como orientador e elo entre as mídias utilizadas comumente e o computador),
4) Objetivos
Geral:
Demonstrar conhecimento adquirido através do conceito utilizando a integração dos recursos tecnológicos existentes.
Específicos:
Aplicar o uso do computador a sua rotina habitual na busca da aprendizagem;
Argumentar reflexivamente sobre os assuntos debatidos relacionados às disciplinas;
Avaliar a melhor estratégia de ação de acordo com as atividades propostas;
Comentar, o porquê da utilização deste ou daquele recurso tecnológico;
Definir recurso a utilizar para solucionar dúvidas;
Distinguir o melhor software há utilizar para atender suas necessidades escolares.

5) Conteúdo do Curso
a) Mapa conceitual do tema escolhido:
b) Unidades de conteúdo:
Alfabetização digital, textos, problemas matemáticos, jogos educativos, pesquisas.
c) Recursos:
Livros didáticos, sites, softwares, hardwares, impressora, computador, meios de comunicação, e-mails, folhas de papel, material didático, laboratório de informática.
6) Metodologia:
Através da utilização dos conteúdos e recursos citados acima, pretendo inserir o computador no contexto escolar. Para tanto em um primeiro momento apresentarei com jogos de quebra-cabeça, as partes de um computador, explicando a função de cada uma sempre que os alunos, divididos em grupos terminem por montá-las. Durante este processo poderei analisar o conhecimento que determinado percentual da turma tem sobre este recurso tecnológico. Também pretendo explicar aos alunos sobre como utilizar esta maquina na área da educação, apresentando-a como um importante recurso na busca de uma aprendizagem condizente com os dias atuais.
Após ter apresentado o computador de forma lúdica, explicando a serventia de suas partes, vou convidá-los a comparecer no laboratório de informática (Polo de aula presencial), para que conheçam e se familiarizem com este, convidando-os para adentrarem no mundo digital. Utilizando livros didáticos, atividades ministradas por seus demais professores, etc., procurarei demonstrar aos alunos que seja lá qual for à atividade ou a disciplina a qual corresponda, qualquer dúvida pode ser solucionada através de pesquisa a ser desenvolvida com o uso do computador.
Dialogarei com os alunos sobre os princípios básicos para adentrarem no universo virtual, começando pela digitalização, postura e maneira de interagir com o mundo virtual, buscando respostas através dos sites de pesquisa. Pretendo desta forma criar uma relação entre o que se procura aprender e o que pode ser encontrado através de pesquisa utilizando o computador. Também pretendo fazer com que os alunos realizem suas atividades de maneira mais interativa, através da utilização de e-mails e sites sociais colaborativos, sempre ligados à área da educação, como por exemplo, fórum de aprendizagem afinal pretendeu utilizar o computador na elaboração dos planos de aula e projetos pedagógicos dos futuros professores, por enquanto a única atividade a distância será a ligada à informatização como recurso na aprendizagem escolar (aula ministrada por mim, através deste projeto).
Orientarei os alunos a adentrarem no espaço virtual com meta definida previamente, para que não saia de seu objetivo inicial ao deparar-se com links de sites que não tem haver com a atividade a que se propôs executar naquele momento.
Conversarei com os demais professores para que insiram em seus planos de aula atividades que os alunos possam desenvolver com o uso do computador, para que desta forma este recurso passe a ser utilizado mais comumente. Também procurarei que aqueles alunos (futuros professores), que possuem computadores em suas casas, possam realizar atividades e enviá-las via e-mail para que haja uma integração a partir de suas residências, já os preparando para a realização deste curso a distância.