domingo, 23 de março de 2008

Algumas Formas Utilizadas para Ensinar Matemática

Gaba (1975) propõe o seguinte esquema para utilização de material concreto nas aulas de matemática:


Manipulação de objetos concretos


Ações realizadas com objetos

Obtenção de relações

Interiorização dessas relações

Aquisição e formulação do conceito

Integração do conceito a conceitos anteriores (estruturação)

Aplicação ou reconhecimento da estrutura em novas situações


Dienes (1974) propõe um modelo de seis etapas para a construção do modelo matemático:

1ª - Jogo livre enriquecido num ambiente enriquecido por materiais
2ª - Jogos estruturados, obedecendo a regras.
3ª - Comparação dos jogos que tenham estruturas isomorfas
4ª - Representação da abstração lógico-matemática
5ª - Análise das propriedades dessa representação
6ª - Demonstração dedutiva das propriedades estruturais do conceito, em linguagem matemática.

Reconhecemos que utilizar materiais numa metodologia ativa é muito mais trabalhoso para o professor, além de exigir-lhe uma formação bem mais específica, que as próprias universidades tardam em incluir nos currículos de suas licenciaturas.
Estas demonstrações de metodologias pedagógicas, foram retiradas do texto:

Materiais manipulativos no ensino de matemática a crianças de 7 a 14 anos
Período das operações concretas

Prof. Léa da Cruz Fagundes

Laboratório de Metodologia e Currículo - Departamento de Ensino e Currículo
Faculdade de Educação - UFRGS.

O qual nos foi mostrado através do Rooda na disciplina de matemática, achei muito interessante a abordagem e por isso resolvi postar em meu portfólio de aprendizagens.