terça-feira, 30 de outubro de 2007

ARTES VISUAIS - BLOCO 1

erça-feira, 30 de Outubro de 2007

ARTES VISUAIS

BLOCO 1 – TEMÁTICA 1

No bloco 1 – Temática 1 – a história do ensino de arte no Brasil, demonstrando as metodologias utilizadas desde o século XX, até os dias atuais no ensino de artes. Começando na mimese – cópia de modelos – originada de padrões neoclássicos, introduzido pelas missões francesas, trazidas por Dom João VI no século XIX.

A forma do ensino de arte está intimamente ligada às mudanças sociais, filosóficas, artísticas e estéticas pelas quais passamos.

Na metodologia tradicional – onde a arte era desenvolvida para preparar o aluno para o mercado de trabalho. O importante era o desenho de painéis com figuras geométricas – trabalho centrado na cópia – a avaliação era de suma importância.

Em 1960 começa a desenvolver-se a Escola Tecnista, vinda dos EUA. (1950). Incluindo música, desenho, trabalhos manuais, canto e coral, apenas como práticas artísticas esquecendo o cognitivo do aluno. Também utilizou áudios visuais e recursos tecnológicos, para dar uma aparência de modernidade. Mas sem valorizar como deveria, o conhecimento das linguagens artísticas.

Escola Nova. 1930 – com livre expressão, arte privilegiando a imaginação, a intuição e a inteligência da criança, ou seja, o trabalho centrado na criança. O aluno com liberdade para criar e demonstrar seu mundo criativo.

Escola Triangular. 1980 – Valorização da vivência dos alunos, desenvolvimento de uma consciência crítica. O ensino da Arte entra no currículo escolar, por ser considerado área do conhecimento.

Metodologia Triangular:

. o fazer artístico;

. a análise de obras e objetos de arte;

. a história da arte.

Os PCNs de arte a partir de 4 linguagens: arte visual, teatro, dança e música.

Os arte-educadores. A partir dos PCNs, encaminhando propostas comprometidas com temas transversais, ecologia ou meio ambiente, orientação sexual, ética, trabalho, consumo e saúde.

Professor: planejador / executor / observador das estratégias utilizadas.


Nenhum comentário: