sábado, 24 de novembro de 2007

ENCONTRO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO

No momento estou observando que devido aos baixos vencimentos, muitos professores tentam trabalhar mais do que realmente podem agüentar. Vejo professores ministrando aula para primeira série do ensino fundamental pela manhã, e desenvolvendo trabalho com 4ª série à tarde, séries bem diferentes na pratica, o que leva o professor a trabalhar não por dois, mais até por três, e quem sai perdendo com esse método? O professor que não consegue conciliar de maneira satisfatória suas atividades, os alunos que não conseguem ter um professor concentrado e devidamente preparado material e psicologicamente para ministrar suas aulas com a qualidade desejada.
O professor tem que parar de falar em limites aos seus alunos, se ele mesmo não respeita os seus limites, e desrespeitando estes limites, está desrespeitando o aluno e tudo aquilo pelo que deve ser a sua luta, a dignidade de poder dizer, eu sou um ótimo professor, ainda não ouvi esta frase de nenhum colega que se sujeite a trabalhar desta forma, pois nenhum destes consegue dizer tal mensagem para si mesmo, seguem tentando explicar o porque de um trabalho improdutivo, as desculpas são muitas, a principal é a falta de poder aquisitivo, as dívidas contraídas e que têm de ser saudadas, não importando se a vida pessoal e profissional futura de seu aluno pode estar sendo abalada por isto, que muitos qualificam como detalhes da vida moderna, mudanças obrigatórias à adequação de salário.
Quando um motorista profissional dirige mais horas do que pode agüentar, um dia alguma coisa o faz ver que estava errado, infelizmente quando isto acontece, já é tarde, pois o acidente foi segundo este inevitável, mas os professores em sala de aula ficam contra estes motoristas, aonde já se viu pensar tanto em dinheiro, dirigir em alta velocidade, deixar de dormir para pegar a estrada novamente. Mas e os professores, quando corrigem de maneira insatisfatória os trabalhos de seus alunos, também não estarão praticando um ato irresponsável para com os mesmos? Será que causar dano a uma pessoa é somente machucar esta pessoa fisicamente? O dano moral, também pode fazer esta pessoa crescer com desajuste, se obrigando e aceitando o fato de ser um motorista sem tempo para raciocinar, mas com todo o tempo do mundo para prejudicar outras pessoas.
Gostaria que os professores trabalhassem apenas suas 20 horas, mas sei das dificuldades de muitos, porém não concordo com o fato de uma secretaria apoiar tal fato, ao menos façam uma revisão a respeito, se a pessoa está lecionando para a primeira série do ensino fundamental, que ela então dobre seu horário, ministrando aula para uma outra primeira série do ensino fundamental, e assim sucessivamente, pois os planos de aula poderão ser seguidos de maneira mais coesa facilitando ao professor na hora de corrigir as avaliações, bem como na hora de orientar aos seus alunos em sala de aula.

Nenhum comentário: