quinta-feira, 22 de novembro de 2007

LUDICIDADE E EDUCAÇÃO - B

O lúdico é sem dúvida nenhuma uma das praticas pedagógicas mais sérias de sala de aula. Pois enquanto a criança está brincando, está sendo constantemente analisada quanto as suas habilidades, suas capacidades, seu desenvolvimento físico e mental de forma descontraída, o aluno nos deixa ver realmente todo o seu potencial, e se algum obstáculo é colocado em seu caminho, ele já não reage, como se levasse em consideração o obstáculo de maneira a dificultar sua trajetória, mas sim como mais uma brincadeira, que está ali apenas para diverti-lo. Desta forma tudo é motivo para uma motivação a mais, e nós podemos realmente conhecer os reais limites de nossos alunos. Ao solicitarmos que o aluno caminhe sobre uma reta, que pode ser desenhada no chão, ou um simples barbante demarcando uma área reta com certa distância, nós já poderemos constatar se aquela criança é equilibrada mental e fisicamente, se tem problemas motores ligados aos membros inferiores, se procura atravessar de um lado ao outro com cautela, para não sair do lugar, se faz o trajeto de maneira rápida, sem preocupar-se com nada ao seu redor, se possui lateralidade, se pedirmos para que caminhe lateralmente fazendo o mesmo trajeto anterior. Se o cérebro gravou o espaço percorrido, quando após deixarmos o aluno percorrer a distância com os olhos abertos, colocamos vendas para que a criança não consiga enxergar, fazendo com que ele demonstre se gravou o trajeto percorrido ou não. Dentre outros experimentos que irão fazer com que ele demonstre cada vez mais habilidades. Três grande pesquisadores demonstraram a importância da lúdicidade de diversas formas são eles: Piaget, Vygotsky e Freud, Todos de alguma forma, adentraram no universo infantil, utilizando um método facilitador, o lúdico, que exerce grande poder sobre as crianças e jovens, através desta metodologia Piaget conseguiu formar parte de sua teoria sobre as fazes do desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, Vygostsky também se utilizou deste processo para conhecer o cognitivo das crianças por ele analisadas, Freud ia ainda mais fundo, pois acreditava que dependendo com a aceitação, ou o fazer da criança enquanto utilizava um brinquedo, seria possível conhecer um possível trauma adquirido pela mesma, bem como sua forma de tratamento. Seja qual for o pesquisador, todos nos deixaram ensinamentos preciosos, os quais podemos utilizar para conhecer melhor nossos alunos, com o propósito de auxiliá-lo em sua vida estudantil, que fará toda a diferença em seu crescimento futuro.

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