quinta-feira, 5 de junho de 2008

COM RESPEITO À NOITE DE 03 DE JUNHO DE 2008

Professor Silvestre, utilizou a abertura para nos esclarecer pontos importantes relacionados há este semestre, o que nos deixou mais tranqüilos e prontos para continuarmos em nossa jornada rumo ao quinto semestre, sei da preocupação deste para com nosso grupo, agradeço por ter conseguido carona para as colegas de Porto Alegre, algumas das quais chegam a pegar mais de um ônibus para comparecer às aulas, foi um gesto muito bonito de nosso Magnífico Professor, pois, é assim que gostamos de chamá-lo, nosso Magnífico Professor, não sei quem começou com isto, mas tem tudo haver com o mestre, no saber e nas atitudes, que muito nos dignificam a comparecer com mais motivação ainda para cada aula presencial. Obrigado!

O Professor Edson novamente demonstrou que quando a gente quer, de quase nada, se faz muita coisa. Folhas plásticas, marcadores para retro projetor em várias cores, letras de música impressas em papel oficio, CDs de música bem escolhidos - Cio da Terra (Chico Buarque de Holanda) – mas que escutei pela primeira vez nas vozes de Pena branca e Chavantinho, Astro Rei (Gilberto Gil), dentre outras, um retro projetor e muita motivação, estes são os ingredientes para uma ótima aula, envolvendo a disciplina de Ciências Naturais, mas que também pode ser utilizado como dinâmica, na aula de língua portuguesa, religião, geografia, história, matemática, bastando uma escolha especifica da música e um bom planejamento. Basta solicitar para que os alunos (as), desenhem nas folhas plásticas imagens relacionadas às frases impressas, as quais fazem parte das músicas dos respectivos CDs, cada aluno desenha um desenho relacionado a uma estrofe, o qual é numerado, para que na hora em que a música for acionada, cada um há seu tempo vá colocando a imagem no retro projetor, para que a música seja ilustrada através desta ação. A afetividade, a motivação, a compreensão, momentos de individualidade e equipe, vivenciados continuamente, a organização, o poder criativo, a inspiração, a sensibilidade, a ação, a profundidade com que a atividade se desenvolveu, as imagens gravadas em fotos que a colega Cristina, tão gentilmente fotografou, e nos enviou via e-mail, foram momentos maravilhosos. Devemos levar isto para a sala de aula, também gostaria de sugerir, esta atividade para realizar com os pais de alunos, quando das reuniões com os mesmos, as pessoas sairiam destas muito mais motivadas.
A Professora Hilda, não ficou para trás. Trouxe vários livros, textos, DVDs, fitas cassete, alguns ligados à história de Gravataí, bem como de Viamão, outros relacionados com o estado do Rio Grande do Sul como um todo, dando inicio a uma palestra, sobre os estudos sociais, levando-nos a pensar no contexto geral, a sociedade que formou nossas cidades. A origem açoriana, a cultura indígena, africana, européia, e a presença da mulher em todas as épocas. Pra que irmos até as Missões, ou a outras cidades distantes, quando podemos buscar informações aqui mesmo bem perto, em nossa cidade, ou nas cidades vizinhas como Viamão, Santo Antônio da Patrulha dentre outras da região metropolitana. Temos parques ecológicos, museus, aldeias indígenas, bibliotecas, dentre outros locais de pesquisa, onde inclusive podemos levar os alunos para uma visitação pública, temos ainda a Internet como valiosa fonte de pesquisa, portanto, temos que levantar a cabeça e irmos a luta, pois, quem sabe faz a hora não espera acontecer. A música do Paulo Tatit, a qual narra a história dos pais de seus pais, de maneira divertida e inovadora, me fez lembrar de momentos com a minha família, a qual não vejo há muito tempo. Os debates foram tão construtivos que até passamos um pouco do horário pré-determinado para o termino da aula, mas todos saímos dali contentes. Muito obrigado a todos.

Um comentário:

Geny disse...

Caro aluno Marcos agradeço as palavras gentis que tens com o nosso Coordenado Professor Silvestre. Ele é digno de merecimento, pela sua pessoa e pelo excelente profissional.
Os seus comentários nos dão animo para lutar e enfrentar todas as barreiras que encontramos pelo caminho e assim permanecermos firmes até o final do curso, vocês são o motivo de estarmos juntos nessa caminhada, nessa experiência, nesse desafio. Muito obrigado!
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora: Seminário Integrador IV
PEAD/FACED/UFRGS