domingo, 15 de junho de 2008

TRABALHANDO COM PERGUNTAS:

Desde que nos entendemos por gente, nós seres humanos, utilizamos as perguntas para desafiar aos demais, principalmente os mais velhos, a demonstrarem a sua sabedoria. Caso por algum motivo, notemos que alguma pergunta formulada por nós (crianças), não foi respondida a contento, passamos a menosprezar a pessoa que nos deu a resposta. De certo modo, estamos sempre a procura de alguém, que nos responda de maneira sábia as questões que formulamos, para nos unirmos a este na esperança de aprendermos mais, com o propósito de demonstração de crescimento intelectual, buscando o respeito pelo ser que representamos perante o nosso semelhante.
Por exemplo: O pai pede ao filho que busque leite desnatado, ao invés do leite comum que, estavam acostumados a beber anteriormente. A criança querendo demonstrar ao pai que, sabe a diferença entre os dois tipos de leite, pergunta para a dona do comércio: Qual a diferença entre o leite desnatado e o leite comum? A vendedora alega que, não é obrigada a saber tudo sobre os produtos que vende, e diz à criança que um possui nata, o outro não, e pronto. A criança chega em casa com o leite desnatado e diz ao pai: Já sei por que este leite é desnatado pai, é porque ele não tem nata. O pai diz ao filho: Pensei que você ia me dizer do porque ele não tem nata meu filho, achei que me surpreenderia, já que está na escola. O menino querendo demonstrar sabedoria, pergunta na sala de aula a mesma coisa para a sua professora, (4ª série), a qual lhe responde da mesma forma que a vendedora. O menino conversando com os seus colegas diz: Nossa professora, não sabe nada, ela sabe o mesmo tanto, que aquela senhora que vende pães e leite na padaria, pois, as duas respondem as coisas da mesma forma. Um dos amigos do menino, aluno de uma terceira série, ouvindo sobre o assunto, resolve perguntar à sua professora que, lhe diz o seguinte: Turma, amanhã um aluno que toma leite desnatado, por gentileza me traga a embalagem deste leite aqui, e outro que tome leite comum, faça o mesmo, pois, iremos descobrir o que causa a diferença entre os dois. A professora, no outro dia, solicita aos alunos que, observem através da leitura das palavras escritas nas embalagens, a diferença que existe entre os dois ltipos de leite, e o debate está aberto. Então, orientados pela professora, os alunos concluem que, o tipo comum de leite, é pasteurizado, conservando todas as suas propriedades, já o outro (desnatado), é também filtrado, onde lhe retiram toda a gordura animal, a qual é considerada má para o nosso organismo, por isso, como é a gordura que forma a nata, este passa a não possuí-la. O respeito por esta professora aumentou, já o respeito pela professora de 4ª série, ao menos no quesito profissional, decaiu consideravelmente, tudo em função de uma pergunta, que ficou sem a resposta desejada. Devemos sempre procurar as respostas às perguntas dos alunos, mesmo que não a saibamos, pois, podemos aprender junto com eles e isto é o que nos torna professores, a vontade constante em aprender. A busca de respotstas, utilizando problematização, torna a aula motivadora, e faz com que mais perguntas sejam feitas, pois, tira a inibição dos alunos, ato que muitas vezes atrapalha a aprendizagem.

Nenhum comentário: