segunda-feira, 20 de outubro de 2008

MENSAGENS SUBLIMINARES NA MIDIA, NA VIDA ADULTA:

Mensagem subliminar
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Mensagem subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente. Importante destacar que existem mensagens que estão abaixo da capacidade de detecção humana - essas mensagens são imperceptíveis, não devendo ser consideradas como subliminares. Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas, o seu grau de percepção e de persuasão.

A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. Segundo a hipótese, o subconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente identificados. Dados que passariam despercebidos pela mente consciente seriam na verdade interpretados e guardados.

A persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida). Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor.

A percepção subliminar é de fato comprovada cientificamente, com inúmeros experimentos que apresentaram fortes evidências.[1] No entanto, até hoje, a persuasão subliminar não conseguiu ser comprovada,[2] ainda que alguns pesquisadores independentes aleguem terem experimentos que de fato comprovariam a existência da persuação. Infelizmente até hoje ainda não existe nenhum trabalho publicado em periódicos científicos que confirme essa afirmação, desde a época em que o conceito de mensagem subliminar foi definido.
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Esta é a explicação fornecida pela Wikipédia, baseada no passado.

Minha explicação é baseada no que diz a Wikipédia sobre os nossos dias.

O que hoje consideramos subliminar?

Atualmente o termo subliminar tem sido usado com um sentido diferente da sua definição original. O termo subliminar vem sendo empregado como um sinônimo (ou, também incluindo o conceito) de subentendido. Pode ser subentendida toda mensagem que não está expressa de forma imediata, tendo seu significado implícito. Ela pode ser percebida diretamente por dedução, associação ou análise de contexto. Mensagens subentendidas não estão abaixo do limiar de percepção. (Se estivessem, nunca poderiam ser percebidas de forma consciente.) Mas podem ser apresentadas de uma forma muito sutil, tornando difícil a associação.

Não se pode afirmar com certeza quando ou porque houve essa mudança, mas uma possível explicação é o fato de que a publicidade sempre usou de mensagens subentendidas como ferramenta para a construção de propagandas. Talvez por causa da impressão de existir um "significado oculto", as duas técnicas tenham sido agrupadas em um único significado. No entanto, existe uma evidente diferença entre ambas. Outro ponto é que até hoje, não existe nenhum estudo científico que comprove qualquer tipo de influência persuasiva de uma mensagem subentendida que vá além de uma persuação convencional (presente em qualquer propaganda de televisão). Podemos encontrar muitos sites que usam o conceito subliminar com essa definição.[10]

Em outros casos, pessoas simplesmente são induzidas a encontrar um significado qualquer onde necessariamente não há nenhum. É um exemplo de pareidolia, também definida como validação subjetiva ou uma forma de auto-ilusão.[11] Nesse caso, uma pessoa costuma usar de seu conhecimento, vivência e suas opiniões pessoais, imprimindo suas idéias naquilo que ela está analisando causando uma distorção. O resultado, é que ela cria um novo significado para aquilo que ela está vendo. Outras pessoas, ao entrar em contato com essa afirmação, fazem uma análise condicionada à opinião anterior - encontrando algumas vezes os mesmos resultados.

Esse é um exemplo do que acontece nos casos de inversão fonética. Também confundidos como exemplos de mensagens subliminares, geralmente são referenciadas pela expressão inglesa "backward masking" ou simplesmente "backmasking". Consiste basicamente em trechos de músicas que se tocados ou lidos de forma invertida formariam palavras ou frases completas, supostamente evidenciando a intencionalidade técnica. No entanto, na maioria dos casos onde existem as mensagens de discurso reverso, não há evidências que seja mais do que indução, aliado talvez a certa coincidência nos fonemas. Até onde se sabe, o cérebro humano sequer é capaz de perceber a existência dessas mensagens. O cérebro não seria capaz de interpretar o som em sentido inverso. [12]

Existem, no entanto, casos comprovados de mensagens invertidas escondidas em músicas, que podem ser feitas com simples truques de estúdio, ou mesmo com treino. Entre vários exemplos de bandas que fizeram músicas com mensagens em backmasking, podemos citar Beatles, Pink Floyd, Prince, Elo, dentre outras.

Referências

1. ↑ 1,0 1,1 Subliminal Perception; Philip M. Merikle; Encyclopedia of Psychology (Vol. 7, pp. 497-499). New York: Oxford University Press, 2000. http://www.arts.uwaterloo.ca/~pmerikle/papers/SubliminalPerception.html
2. ↑ Subliminal Self-help Auditory Tapes: An Empirical Test of Perceptual Consequences;TIMOTHY E. MOORE; http://www.cpa.ca/cjbs/moore.html
3. ↑ Lo subliminal y el neuromarketing
4. ↑ Flávio Mário de Alcântara Calazans; Conhecido defensor da funcionalidade das mensagens subliminares. autor do livro em sexta edição Propaganda Subliminar Multimídia da Summus Editorial. http://www.calazans.ppg.br/home.htm
5. ↑ The Subliminal Persuasion Controversy; Laura Branon e Timothy C. Brock; The Ohio State University. http://courses.umass.edu/psyc392a/pdf/brannon&brock.1994.pdf
6. ↑ Comments on the Subliminal Psychodynamic Activation Method. Figueroa, Michael; American Psychologist; 1989.
7. ↑ Parallels between Perception without Attention and Perception without Awareness. Philip M. Merikle and Steve Joordens; Consciousness and cognition; 1997.
8. ↑ The Effect of Subliminal Oedipal and Competitive Stimulation on Dart Throwing: Another Miss. Vitiello, Michael; Carlin, Albert; Becker, Joseph; Barris, Bradley. Journal of Abnormal Psychology; 1989.
9. ↑ 'The Subliminal Psychodynamic Activation Method: A Critical Review'. Balay, Jennifer; Shevrin, Howard. American Psychologist; 1988.
10. ↑ ONG Mensagem Subliminar; Fundada por José Vicente Dias. Sua sede provisória está estabelecida em São Vicente, São Paulo, à Rua D. Dona Leonor Mendes de Barros, 614 - V. S.Jorge-CEP 11380-050. http://www.mensagemsubliminar.com.br/
11. ↑ On the psychology of self-deception; Shapiro, David. Social Research; Fall 1996; 63, 3; Research Library. http://www.newschool.edu/gf/psy/faculty/shapiro/David-Shapiro_psychology-of-self-deception.pdf
12. ↑ Vokey, John R.; J. Don Read (November 1985). "Subliminal messages: Between the devil and the media". American Psychologist: 1231–1239. 
13. ↑ Unconscious Processes, Subliminal Stimulation, and Anxiety; Birgit Mayer e Harald Merckelbach; Maastricht University; Clinical Psychology Review, Vol. 19, No. 5, pp. 571–590, 1999. http://arno.unimaas.nl/show.cgi?fid=2436
14. ↑ Psychological investigations of unconscious perception. Daneman, M & Merikle, P. M. (1998). Journal of Consciousness Studies, 5, 5-18.
15. ↑ Chen, Adam. Expert discusses the effects of subliminal advertising
16. ↑ Johns, Craig M. Wilson Bryan Key is insane!
17. ↑ Adams, Cecil. Are subliminal messages secretly embedded in advertisements?
18. ↑ Bassat, Lluís, Libro rojo de la publicidad, Editorial Planeta, Barcelona, 2003
19. ↑ 19,0 19,1 Robb, David L., Operación Hollywood, Editorial Océano, Barcelona, 2006, ISBN 84-494-2696-0
20. ↑ Varios, Publicidad encubierta en televisión, nº 300 de Compra Maestra, OCU, Madrid, janeiro de 2006
21. ↑ Norwegian Media Authority, Lovframlegg . Sanksjonar, skjult reklame, mv
22. ↑ Thon, Bjørn Erik. Forslag til EU-regelverk om urimelig handelspraksis og om beskyttelse av barn og unge i forhold til markedsføring

* Vinicius Gomes; Autor do livro "O invisível atua no visível da propaganda?". Livro independente baseado em monografia com referências a obra de Flavio Calazans e Wilson Bryan Key.



Autor: Marcos Schilling Martins.

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