sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ESCREVENDO SOBRE O EJA

Foi criado com o intuito de trazer para dentro da sala de aula as pessoas em idade avançada para o ensino fundamental e médio. Oportunizando desta forma, que mais pessoas tivessem a chance a aprendizagem, com qualidade, por cursos oferecidos gratuitamente na rede pública de ensino. Não podemos esquecer, que pessoas com necessidades educacionais de aprendizagem, também estão incluídas no EJA, o qual possui um programa de inclusão muito bem elaborado, que visa auxiliar na eliminação das discriminações e, nesta medida, abrir espaço para outras modalidades mais amplas de liberdade, já que o acesso aos conhecimentos científicos e virtualiza uma conquista da racionalidade sobre poderes assentados no medo e na ignorância possibilitando o exercício do pensamento sob o influxo de uma ação sistemática. O saber aumenta a alto estima, e esta motiva aquele que buscou a aprendizagem, bem como ao outro que espelhado neste procurará a sua forma de melhorar sua qualidade de vida.


Os exames do EJA, só podem ser oferecidos por instituições credenciadas, que foram avaliadas em sua qualidade pelo poder público, conforme artigos da LDB. No caso de educação à distância, de acordo com o decreto nº 2.494/98, ambas amparadas no artigo 37 da Constituição Federal, o qual diz o seguinte:

As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurando o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.


O credenciamento de instituições para ofertar EJA, presencial ou à distância, competência privada do poder público federal pode ser delegado aos outros poderes públicos, conforme artigo 12 do decreto nº 2.561/98. Pelas suas características, especialmente quanto à possibilidade de certificado formal de conclusão tanto do ensino fundamental como do ensino médio. Os cursos de EJA, na forma não presencial têm por obrigatoriedade, exames presenciais ao final do processo. As instituições onde serão realizados estes exames, devem ser credenciadas por meio do ato do poder público, o qual de acordo com o artigo 9 do decreto nº 2.494/98, divulgará, periodicamente, a relação das instituições credenciadas, recredenciadas e os cursos ou programas autorizados.

Já os certificados e diplomas de cursos à distância emitidos por instituições estrangeiras, mesmo quando realizados em cooperação com instituições sediadas no Brasil, deverão ser revalidados para gerarem efeitos legais, de acordo com as normas vigentes para o ensino presencial.

Baseado: No Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica
Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos
Relator Conselheiro: Carlos Roberto Jamil Cury.

Observa-se claramente o interesse do órgão público federal responsável, em primar pela qualidade de ensino, ao mesmo tempo em que cuida dos interesses e dos direitos dos alunos que freqüentam os cursos do EJA, sejam estes presenciais ou à distância, verificando as reais condições com as quais os jovens e adultos estarão aptos a receber seus certificados.

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Marcos você tem alguma vivência em EJA. Poderia ilustrar com algum caso concreto de sua postagem? Abraços querido ;D

marcos9.bloggoogle.com disse...

Sim. Mas não diretamente, vou explicar: quando ministrei aula em escola pública, solicitei para muitos pais de alunos, que voltassem a estudar, desenvolvi na biblioteca da escola, um projeto, onde ministrei algumas aulas de reforço para quem estava estudasndo no EJA, a noite. Procurei também inserir este pessoal em um curso de informática na parte da tarde, na mesma escola. Depois, que sai do local, algumas pessoas me procuraram em casa, mas os horários não fechavam mais e a ajuda diminuiu, mas gosto de trabalhar com os jovens e adultos, com paciência e perseverança, eles vão atingindo os seus objetivos, os papos são outros, é aquela obra, o cálculo para a compra do material, muitos querem aprender sobre como nivelar o terreno, manter o plumo nas paredes, tipos de argamassa, instalação hidraulica, porque aquele cno é de cem, o outro é de 0,40m, como fazer a lista de materiais, quanto eu gasto com areia, economia doméstica, como aprender a economizar com o rancho, com a iluminação, como captar a água das chuvas, etc. Eu sempre procuro ajudar, pois, acredito que isto traz muitos beneficios para estas pessoas e também me dá um enorme prazer.

marcos9.bloggoogle.com disse...

Sim. Mas não diretamente, vou explicar: quando ministrei aula em escola pública, solicitei para muitos pais de alunos, que voltassem a estudar, desenvolvi na biblioteca da escola, um projeto, onde ministrei algumas aulas de reforço para quem estava estudasndo no EJA, a noite. Procurei também inserir este pessoal em um curso de informática na parte da tarde, na mesma escola. Depois, que sai do local, algumas pessoas me procuraram em casa, mas os horários não fechavam mais e a ajuda diminuiu, mas gosto de trabalhar com os jovens e adultos, com paciência e perseverança, eles vão atingindo os seus objetivos, os papos são outros, é aquela obra, o cálculo para a compra do material, muitos querem aprender sobre como nivelar o terreno, manter o plumo nas paredes, tipos de argamassa, instalação hidraulica, porque aquele cno é de cem, o outro é de 0,40m, como fazer a lista de materiais, quanto eu gasto com areia, economia doméstica, como aprender a economizar com o rancho, com a iluminação, como captar a água das chuvas, etc. Eu sempre procuro ajudar, pois, acredito que isto traz muitos beneficios para estas pessoas e também me dá um enorme prazer.