sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ENTREVISTAS REALIZADAS NA ESCOLA SANTA ANA.

No dia 29 de outubro deste ano, realizei entrevistas na E.M.E.F. Santa Ana, junto aos professores que ministram aula naquela instituição à noite. Esta atividade foi desenvolvida com o propósito de realizar atividade em grupo, mas, como uma colega também havia efetuado entrevistas semelhantes, utilizamos aquelas e aproveitei estas para postar em meu Portfólio, como forma de guardar um momento muito bonito em minha vida acadêmica, onde fui muito bem recebido em uma escola, e os colegas professores muito gentilmente, se propuseram a responder a entrevista realizada em forma de questionário. Desde já o meu muito obrigado a toda a equipe docente da E.M.E.F. Santa Ana.















> >
> > ANALISE A PARTIR DAS ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE EJA.
> >
> >
> >
> > Segundo Maria Kolh de Oliveira, os adultos que se alfabetizar, vêm de
> > famílias pobres, com deficiência de aprendizagem, pois, não conseguiram
> > concluir seus estudos na rede regular de ensino fundamental. Estas pessoas
> > muitas vezes migraram da zona rural, em busca de melhor qualidade de vida, o
> > que nem sempre conseguiram, pois, não conseguiram freqüentar a escola em
> > tempo hábil, o que os impede de prosperar, já que a competição com aqueles
> > que conseguiram concluir os estudos, os torna mais preparados para o mercado
> > de trabalho formal, enquanto estes que não conseguiram preparar-se
> > adequadamente terminam por exercer funções no mercado informal, onde muitas
> > vezes a remuneração é muito baixa. Pode ocorrer de um ou outro individuo,
> > que não conseguiu cursar ensino fundamental em escola regular, conseguir
> > destacar-se mesmo exercendo atividade informal, mas isto é muito difícil.
> > Assim sendo, destacamos as principais características dos estudantes,
> > segundo relatos de seus professores na entrevista realizada, comprovando o
> > que descreve esta escritora.
> >
> > a) Características relacionadas à identidade: Baixa estima, dificuldades
> > de atender regras quando freqüentavam o diurno, inseguros, desestimulados –
> > alguns, outros: decididos, desistem com facilidade muitas vezes, buscando
> > melhorar as condições de vida e/ ou de trabalho, com dificuldades de
> > aprendizagem.
> >
> > b) Características relacionadas à linguagem: A linguagem depende do
> > grupo de origem do aluno, as classes baixas provocam linguajar pobre e
> > dificuldades de expressão, aluno do interior tem linguagem mais simples,
> > porém mais clara, pouco conhecimento por deixarem de ler.
> >
> > c) Características relacionadas ao pensamento: Buscando autonomia,
> > realização pessoal e profissional, não se preocupam com conhecimento mas sim
> > em concluir os estudos, dificuldades de acompanhar os conteúdos.
> >
> > Denise Maria Comelato em seu texto “500 Anos de Alfabetização de Jovens e
> > Adultos no Brasil”, nos relembra que a alfabetização em nosso país, começou
> > a partir da descoberta, quando os padres jesuítas começaram a catequizar os
> > índios, quando do projeto de ocupação das capitanias hereditárias.
> >
> > Segundo a mesma autora, já no ensino considerado moderno, as Leis de
> > Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96, deixou muito a
> > desejar, apesar de discussões propostas pela CONED (congresso Nacional de
> > Educação), mesmo assim, A Educação de Jovens e Adultos, a partir daquele
> > contexto, passou a ser vista como uma educação que traz uma especialidade
> > própria , por tratar-se de educandos que não são portadores de múltiplos
> > conhecimentos desafia a escola para levar em conta as experiências trazidas
> > por estes, adquiridas em ambientes de fora da rede escolar, e estes
> > conhecimentos e habilidades, são levados em consideração perante exames de
> > avaliação, o que está motivando os alunos adultos a comparecerem nos cursos
> > de alfabetização nos dias atuais.

Este texto foi redigido por mim (Marcos), mas deverá ser analisado pelo grupo para que seja postado o texto final.

Link do Pb works criado para esta atividade. Este link também é encontrado no Webfólio do grupo na interdisciplina do EJA.

http://grupo13ejaeunicemarcossimone.pbworks.com/FrontPage#view=page

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Marcos excelente o material... um momento muito rico de trocas... parabéns! Fale um pouco como foi essa experiência, o que abservou que não aparece nas entrevistas! Bjs

marcos9.bloggoogle.com disse...

Olá Patrícia!

Um dia depois que estas pessoas me prestaram estas entrevistas, tirando a professora Rosane, o restante foi todo destituído de seus cargos. Coincidência ou não, vários jovens e adultos, acostumados com a maneira de ensinar, bem como, com a camaradagem destes professores, ficaram chocados com esta atitude, que de uma hora para outra tirou estas pessoas de seus cargos. Estes seres humanos, têm contas para pagar, filhos para sustentar, são cidadãos, e receberam de modo surpreendente suas demissões ou trocas de locais de trabalho. É assim que tratam a educação em nossa cidade, é assim que está ocorrendo em várias partes de nosso país. Meu filho estuda nesta escola, imagine como me sinto como pai, professor e aluno de pedagogia.
Gostaria de escrever sobre algo relacionado a atividade do EJA, mas o ocorrido demonstra que o professor faz projetos, se interessa pela educação, mas quem está lá, fora da escola, no comando, não está levando isto em consideração, infelizmente, para todos nós.