quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

MÚSICA É CULTURA.

Dias atrás alguém me perguntou: você gosta da Ivete? Tem como não gostar? A Ivete canta músicas em várias melodias, tem uma voz insuperável, compõe muitas de suas canções, seja sozinha ou em parceria, sem perder a qualidade em seus trabalhos. Gosto de outras cantoras e cantores, mas a Ivete tem marcado momentos muito bons em minha vida, por isso e por outras, há admiro cada vez mais.
A música possui uma linguagem própria, universal, une as palavras à melodia, causando um impacto, contagiando, unindo as pessoas, não importando a idade, o sexo, à raça, a habilidade, até quem não consegue escutar pelos ouvidos, utiliza a vibração dos sons e aprende a dançar, envolve-se com o som, com o ritmo. A música entra na alma, chega ao coração, penetra na intimidade, arrepia, nos faz voltar atrás, também nos faz encontrar o futuro, nos permite viajar. Facilita a comunicação com os alunos, nos permite várias atividades principalmente ligadas à Linguagem, causa prazer a quem ouve, pode ser trabalhada na parte artística, ajudando a criança a ser menos inibida, menos tímida, socializando a turma. Muita gente utiliza a música para trabalhar, a motricidade motora, o equilíbrio “podemos vendar os olhos do aluno e fazê-lo caminhar, sendo guiado apenas pelo som da música”.

A arte em geral, deve ser utilizada, pois, causa motivação, desenvolve a criatividade, gera ação, causa reflexão, nos possibilita reação, concentração, emoção, nos humaniza através dos sentidos. Pense nisto quando for fazer um projeto a ser desenvolvido em sala de aula, os alunos agradecem.

Esta é a letra da mais nova canção, espero que gostem. Música é cultura.


“Na Base do Beijo”!


* TAGS:
* Na Base do Beijo
* Nova Música Ivete
* Pode Entrar

Na Base do Beijo - Cifra

Intr.: Bb D#9 (4x)

(Bb D#9)
Quando eu te pegar você vai ver, você vai ver
Ai de ti, ai de ti. Bb
Vai se amarrar só querer saber de mim
Cm D# / Bb
Você vai se dar bem e eu também
Cm D# / Bb
Você vai se dar bem e eu também

Bb C / D# / Bb /
Comigo é na base do beijo, comigo é na base do amor
Bb C / D# / Bb
Comigo não tem disse me disse, não tem chove não molha, desse jeito que sou

(2x)

(Bb / C / D#)
Quando amo é pra valer, quando amo é pra valer
Dou carinho me entrego, faço o amor acontecer (2x)

Bb / C / D#)
Vamos namorar
Beijar na boca (2x)

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

É isso mesmo Marcos! Creio que a música ajuda em diversos aspectos... como na alfabetização, na memorização de algum conceito, na motricidade...... além de claro alegrar e motivar alunos e professores! Teria alguma proposta, ou algum trabalho significativo que fez com músicas? Abraços querido

marcos9.bloggoogle.com disse...

Sim tutora Patricia!

Em uma escola estadual, onde ministrei aulas, havia uma menina hiperativa, também haviam outras duas que eram tímidas. Primeiramente solicitei as mesmas que trouxessem mensagem as quais deveriam ser lidas em sala, com o propósito de motivar os alunos, ao lerem as mensagens, as meninas tímidas no inicio liam para dentro, não conseguiam pronunciar as palavras da maneira correta. Por ser uma delas evangélica, a mesma me solicitou que a deixasse ler textos bíblicos e aceitei. A turma gostou, e as meninas foram perdendo a inibição, isto proporcionou uma melhora na socialização das mesmas ou seja, quando havia algum trabalho em grupo, elas já não queriam ficar apenas entre si, aceitavam participar de outros grupos. Um dia as meninas me solicitaram para dançar, eu estaria indo embora por aqueles dias e elas quiseram fazer uma homenagem dançante. Nos horários da educação física, elas pediam o rádio da escola emprestado e dançavam uma coreografia muito bonita. No dia da festa, a dança das meninas foi um dos momentos mais lindos, o qual eu jamais vou esquecer. Enquanto liam suas mensagens, adquiriam alto confiança, enquanto dançavam, demonstraram interação, concentração, assimilação de movimentos, a aprendizagem em sala melhorou, a pronuncia das palavras também, foram mudanças significativas, me fizeram muito feliz. A supervisão e a orientação da escola, notaram as mudanças e conversaram comigo a respeito, fui muito elogiado, mas a idéia da dança partiu delas, isto é que me deixou ainda mais contente.