quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RESENHA SOBRE O FÓRUM "PENSAMENTO CRÍTICO":

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – CICLO AVANÇADO (2ª EDIÇÃO) – CINTED
PROJETO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO – PROFESSORA LEDA FIORENTINI
Aluno: Marcos Schilling Martins
MÓDULO 1: PRODUÇÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS

RESENHA SOBRE O FÓRUM “PENSAMENTO CRÍTICO”:


Observando as mensagens postadas por colegas no referido fórum, cheguei à conclusão que temos o mesmo entendimento sobre o que é e como deve ser fortalecido nos alunos o pensamento critico.
Pensamento crítico é todo aquele pensamento que cause argumentação, reflexão sobre algum assunto ou algo que estamos vendo ou presenciando em determinados momentos de nossa vida. Ajudar o aluno na forma de observar o que estamos desenvolvendo em nossas atividades curriculares bem como, orientá-lo no modo de formar opiniões sobre assuntos comuns em nosso dia-a-dia, como por exemplo, o respeito à diversidade, as habilidades diferentes que os indivíduos possuem ou não, dentre outras coisas, auxilia na reflexão por parte dos alunos fazendo-os conhecer melhor sobre si mesmos, facilitando a compreensão sobre o outro e questões, atuais, históricas, cientificas, matemáticas, linguísticas, etc...
Conforme observado pela colega Leony, podemos desenvolver com os alunos atividades que os façam pensar, pesquisar, de forma mais disciplinada, ordenada, mas com uma participação mais interativa como, por exemplo, a construção de um texto coletivo, onde partindo de um determinado tema, os alunos debatendo entre si, realizando pesquisas, refletindo sobre o assunto e com orientação do professor para considerar o que realmente interessa que vá ajudar na construção da aprendizagem do grupo, vá digitando no computador em uma página criada na Internet para desenvolvimento deste tipo de texto on line, fazendo com que o aluno aprenda a disciplinar-se, pois terá de esperar o outro desocupar o espaço para poder digitar o que deseja.
Eu, professor Marcos: Prefiro utilizar o texto digitado, pois desta forma além de fazer com que o aluno aprenda mais um meio de utilizar a tecnologia, poderei mais tarde a partir da construção deste texto, orientar aos alunos sobre a forma de transformá-lo em um hipertexto, já que uma coisa leva a outra e é se atualizando que nos mantemos aprendendo, construindo com os alunos a nossa aprendizagem.
A colega Ivana demonstrou sua preocupação em utilizar com os alunos, atividades que estimulem o pensamento critico, bem como provoquem debates, façam com que os alunos compartilhem suas dúvidas e seus conhecimentos adquiridos com os demais, tirando de cena o decorar momentâneo dando lugar a aprendizagem com qualidade, aquela que não se esquece.
Palavras da colega de curso Ivana:
Muitas vezes o aluno faz corretamente a resposta, mas não escreve o que fez (principalmente na disciplina de matemática), demonstrando dificuldade de expressão de seus pensamentos, domínio do pensamento critico e falta de autonomia. Para Leontiew ( 1983) “o processo de apropriação se realiza durante a atividade que a criança desenvolve em relação aos objetos fenômenos do mundo e do meio ambiente , onde se concretizam essas aquisições”
A colega Tanize destacou a importância do uso das TICs, mas enfatizou a importância do educando procurar ao utilizar estes recursos, buscar realmente informações que serão uteis para desenvolver a sua criatividade. O colega Waldir complementou dizendo que o aluno deve formar seus conceitos e opiniões, procurando não julgar o outro ou aquele que pensa diferente, isto é o aluno deve respeitar a diversidade de pensamentos, onde o debate não pode ir para o aspecto pessoal. Eu, aluno Marcos acredito que cabe ao professor orientar ao aluno sobre como prosseguir para tirar suas conclusões sem ofender ninguém, já que nós temos o papel de ajudar o aluno a conceitualizar o que realmente deve ser levado em consideração na elaboração de suas atividades em sala de aula.
Acredito que a minha afirmativa anterior também prestigie o que foi digitado pela colega Mariá Raquel, que descreveu a dificuldade dos alunos em escrever textos. Nós professores devemos orientá-los e eles com certeza realizarão a atividade a contento. A utilização de mapas conceituais foi uma boa sugestão desta colega no sentido de ajudar o aluno a filtrar, a valorizar o que realmente importa preenchendo melhor as lacunas dentro do contexto.
Demais colegas de curso não postaram nada tão relevante quanto o que escrevi utilizando as digitações de colegas aqui citados, ou seja, pensamos e compreendemos que devemos continuar orientando nossos alunos a realizarem pesquisas, desenvolver o gosto pela leitura, pela escrita, pela troca de ideias, pela comunicação, pelos debates, por isto é sempre necessário desenvolvermos atividades que causem algum tipo de reflexão, o pensamento critico deve ser estimulado para que o aluno consiga conquistar sua autonomia.





2 comentários:

Geny disse...

Prezado colega Marcos!

Obrigada pelo convite a participar nas postagens do seu blog.
Vou ler com atenção,para colocar comentários suas colocações referentes a alunos como necessidades especiaias, são muito importantes.

Um grande abraço,

Geny Schwartz da Silva

marcos9.bloggoogle.com disse...

Que bom poder contar com o seu auxilio. Fico muito feliz em compartilhar a aprendizagem adquirda com você.