Verificando a inserção do computador
na pratica pedagógica, reforcei a importância do uso deste recurso
dentro das salas de aula com os alunos. No entanto observei que nas
escolas que por onde passei até esta data, o problema na utilização
destes recursos não está nos alunos e sim nos profissionais da educação
que nelas se encontram.
Muito poucos professores sabem manusear o computador,
os que sabem não conseguem elaborar projetos onde consigam utilizar ou
inserir o mesmo junto aos alunos. Poucos buscam atualizar-se a este
respeito, bem, mas acredito que isto seja do conhecimento de todos os que estão elaborando este curso, afinal é para vencer este paradigma que estou participando do mesmo.
Sei da importância do computador
na escola, sei que a gestão escolar deve procurar fazer com que seu
corpo docente coloque esta importante ferramenta dentro de seus
projetos, para que realizem suas aulas inserindo os alunos na
alfabetização digital, a qual leva em consideração o pensamento lógico
deste e não apenas a maneira como segura a caneta por exemplo.
Assim como o rádio e a televisão foram inseridos na educação por Roquette Pinto, na atualidade o computador por possuir tecnologia que consegue transmitir sons e imagens, com a vantagem da interação
e da digitação, unidos através de impressoras também a documentos
impressos, mas principalmente facilitando a vida dos alunos, pois estes
necessitam apenas de pastas virtuais para guardarem suas atividades, bem
como há uma interação
maior já que podemos utilizar de e-mails para enviarmos atividades ou
trocarmos idéias com os alunos, orientando-os melhor sobre como
prosseguir de maneira mais eficaz nos estudos. Desenvolvermos além de
atividades individuais, também atividades colaborativas ou em grupo,
verificando a afetividade do aluno, sua postura diante do outro, sua interação com este, sua demonstração de limites, de disciplina, de respeito diante do assunto que for sendo debatido.
Sobre o texto “O Processo Ensino-Aprendizagem”:
Acredito que se
mesclarmos os tipos de escolas conhecidas até hoje, poderemos criar uma
nova, aquela que melhor se adapte aos alunos e suas origens. Não podemos
dizer que somos contra ou a favor apenas a escola tradicional, a
escolanovista, a tecnicista ou a progressista, afinal cada uma a sua
maneira tenta realizar sua metodologia buscando a aprendizagem de seus
alunos, contudo não podemos deixá-las do jeito que estão, sem tentarmos
melhorar a educação, daí a idéia de mesclarmos, se não todas, pelo menos
àquelas que melhor se adaptar aos nossos alunos, reunindo em um mesmo
contexto tudo o que julgarmos bom em ambas. Afinal o importante é
chegarmos aos nossos alunos de maneira mais eficaz, sem imposições, sem
mudanças tão radicais que possam causar frustração mais tarde, não
podemos nos esquecer de também que a comunidade escolar deve estar envolvida, pois o Projeto Pedagógico deve ser elaborado com a participação desta.
Atualmente as escolas estão dando muita ênfase à memorização, contra partida o desenvolvimento de habilidades que levem o aluno a reflexão
critica e auto critica, esta ficando para o segundo plano. Desta forma o
professor esta se enganando com os resultados apresentados em certo
momento pelos alunos, visto que mais à frente em outra avaliação os
resultados serão bem menos empolgantes, já que boa parte do que haviam decorado é esquecido.
Não são
as tecnologias inseridas que causam a aprendizagem, mas a maneira como
são utilizadas pelos professores nos desenvolvimentos de seus projetos
com os alunos. A orientação, o modo de fazer o aluno refletir sobre o
que está sendo discutido, debatido, dialogado em sala de aula ou
inclusive em ambiente extraclasse, isto sim ajudará na construção do conhecimento
dos alunos. Por isso a importância da busca do professor em atualizar a
sua metodologia de ensino, pois disto depende a maneira como desenvolve
os seus projetos, como se auto avalia perante o que está aprendendo,
fazendo-o buscar melhorar a seu desempenho na educação de seus alunos.
O
professor necessita utilizar o momento da vida estudantil dos alunos
para introduzi-los com maior eficácia na vida social, desenvolvendo
projetos que auxiliem no desenvolvimento intelectual e físico, à formação
de sentimentos, qualidades e valores, fazendo alcançar uma posição
transformadora, promovendo ações coletivas que os ajudam na convivência
em comunidade.
O sistema
educacional é formado pelos: Aluno; professor; objetivo; conteúdo;
métodos e recursos e, o resultado de tudo isto será a avaliação com a
qual o professor avalia além do projeto utilizado com os alunos, a sua
atuação. Assim sendo, é muito importante para o professor a elaboração
de planos de aulas flexíveis que possam ser mudados ou alterados de
acordo com o cognitivo de cada aluno.
Neste
curso o descrito acima ficou evidenciado através dos fóruns realizados,
onde todos os professores aqui na qualidade de alunos concordam que para
haver uma melhoria na qualidade de ensino, é necessário um
aprimoramento por parte do professor e uma organização na elaboração dos projetos pedagógicos sempre voltados para a formação
do aluno como um todo, afinal este esta sendo preparado para conviver
em sociedade. Estamos buscando uma melhor forma de utilizarmos as TICs,
inserindo-a dentro de nossos projetos, com objetivos amplos e
específicos que consigam ser mais bem entendidos pelos alunos, elevando a
qualidade da educação através da inclusão destes recursos digitais,
algo que não está ocorrendo nos dias atuais em boa parte de nossas escolas.
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