quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A INSERÇÃO DO COMPUTADOR NA PRATICA PEDAGÓGICA.

Verificando a inserção do computador na pratica pedagógica, reforcei a importância do uso deste recurso dentro das salas de aula com os alunos. No entanto observei que nas escolas que por onde passei até esta data, o problema na utilização destes recursos não está nos alunos e sim nos profissionais da educação que nelas se encontram.
Muito poucos professores sabem manusear o computador, os que sabem não conseguem elaborar projetos onde consigam utilizar ou inserir o mesmo junto aos alunos. Poucos buscam atualizar-se a este respeito, bem, mas acredito que isto seja do conhecimento de todos os que estão elaborando este curso, afinal é para vencer este paradigma que estou participando do mesmo.
Sei da importância do computador na escola, sei que a gestão escolar deve procurar fazer com que seu corpo docente coloque esta importante ferramenta dentro de seus projetos, para que realizem suas aulas inserindo os alunos na alfabetização digital, a qual leva em consideração o pensamento lógico deste e não apenas a maneira como segura a caneta por exemplo.
Assim como o rádio e a televisão foram inseridos na educação por Roquette Pinto, na atualidade o computador por possuir tecnologia que consegue transmitir sons e imagens, com a vantagem da interação e da digitação, unidos através de impressoras também a documentos impressos, mas principalmente facilitando a vida dos alunos, pois estes necessitam apenas de pastas virtuais para guardarem suas atividades, bem como há uma interação maior já que podemos utilizar de e-mails para enviarmos atividades ou trocarmos idéias com os alunos, orientando-os melhor sobre como prosseguir de maneira mais eficaz nos estudos. Desenvolvermos além de atividades individuais, também atividades colaborativas ou em grupo, verificando a afetividade do aluno, sua postura diante do outro, sua interação com este, sua demonstração de limites, de disciplina, de respeito diante do assunto que for sendo debatido.
Sobre o texto “O Processo Ensino-Aprendizagem”:
Acredito que se mesclarmos os tipos de escolas conhecidas até hoje, poderemos criar uma nova, aquela que melhor se adapte aos alunos e suas origens. Não podemos dizer que somos contra ou a favor apenas a escola tradicional, a escolanovista, a tecnicista ou a progressista, afinal cada uma a sua maneira tenta realizar sua metodologia buscando a aprendizagem de seus alunos, contudo não podemos deixá-las do jeito que estão, sem tentarmos melhorar a educação, daí a idéia de mesclarmos, se não todas, pelo menos àquelas que melhor se adaptar aos nossos alunos, reunindo em um mesmo contexto tudo o que julgarmos bom em ambas. Afinal o importante é chegarmos aos nossos alunos de maneira mais eficaz, sem imposições, sem mudanças tão radicais que possam causar frustração mais tarde, não podemos nos esquecer de também que a comunidade escolar deve estar envolvida, pois o Projeto Pedagógico deve ser elaborado com a participação desta. 
Atualmente as escolas estão dando muita ênfase à memorização, contra partida o desenvolvimento de habilidades que levem o aluno a reflexão critica e auto critica, esta ficando para o segundo plano. Desta forma o professor esta se enganando com os resultados apresentados em certo momento pelos alunos, visto que mais à frente em outra avaliação os resultados serão bem menos empolgantes, já que boa parte do que haviam decorado é esquecido.
Não são as tecnologias inseridas que causam a aprendizagem, mas a maneira como são utilizadas pelos professores nos desenvolvimentos de seus projetos com os alunos. A orientação, o modo de fazer o aluno refletir sobre o que está sendo discutido, debatido, dialogado em sala de aula ou inclusive em ambiente extraclasse, isto sim ajudará na construção do conhecimento dos alunos. Por isso a importância da busca do professor em atualizar a sua metodologia de ensino, pois disto depende a maneira como desenvolve os seus projetos, como se auto avalia perante o que está aprendendo, fazendo-o buscar melhorar a seu desempenho na educação de seus alunos.
O professor necessita utilizar o momento da vida estudantil dos alunos para introduzi-los com maior eficácia na vida social, desenvolvendo projetos que auxiliem no desenvolvimento intelectual e físico, à formação de sentimentos, qualidades e valores, fazendo alcançar uma posição transformadora, promovendo ações coletivas que os ajudam na convivência em comunidade.
O sistema educacional é formado pelos: Aluno; professor; objetivo; conteúdo; métodos e recursos e, o resultado de tudo isto será a avaliação com a qual o professor avalia além do projeto utilizado com os alunos, a sua atuação. Assim sendo, é muito importante para o professor a elaboração de planos de aulas flexíveis que possam ser mudados ou alterados de acordo com o cognitivo de cada aluno.
Neste curso o descrito acima ficou evidenciado através dos fóruns realizados, onde todos os professores aqui na qualidade de alunos concordam que para haver uma melhoria na qualidade de ensino, é necessário um aprimoramento por parte do professor e uma organização na elaboração dos projetos pedagógicos sempre voltados para a formação do aluno como um todo, afinal este esta sendo preparado para conviver em sociedade. Estamos buscando uma melhor forma de utilizarmos as TICs, inserindo-a dentro de nossos projetos, com objetivos amplos e específicos que consigam ser mais bem entendidos pelos alunos, elevando a qualidade da educação através da inclusão destes recursos digitais, algo que não está ocorrendo nos dias atuais em boa parte de nossas escolas.

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