segunda-feira, 19 de novembro de 2007

ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO

No meu entender currículo (em educação), refere-se a todo o programa da instituição escolar, incluindo as atividades extraclasse – aquelas atividades desenvolvidas fora da instituição escolar, levando em consideração mais do que o conteúdo a ser aprendido, não havendo a preocupação com quantas matérias devem ser ensinadas.
O currículo é elaborado por cada escola, por todas as pessoas ligadas direta ou indiretamente à dinâmica do processo educativo: Diretor e Vice-diretor, Supervisor e Orientador Educacional, Equipe de Apoio dos Professores.

A didática a meu ver é toda a maneira, a metodologia, a técnica que o professor utiliza para desenvolver seu trabalho perante seus alunos. Sempre que fazemos um plano de aula, onde colocamos os conteúdos, os recursos e o desenvolvimento da aula a ser ministrada, estamos utilizando a didática, sem a qual seria impossível orientar de maneira organizada, precisa, as disciplinas aos alunos. Desta forma, sem a didática a aprendizagem torna-se difícil de ser conquistada de maneira satisfatória.

O Projeto Político Pedagógico da Escola (P.P. P), é a única forma de se chegar a um denominador comum, no que diz respeito à educação, envolvendo de maneira direta a comunidade, os alunos, os funcionários da escola, os professores, os orientadores educacionais, os supervisores educacionais, a direção da instituição de ensino, de maneira planejada, organizada, dentro de padrões e normas adotadas em conjunto, para se atingir a principal meta dentro de uma instituição de ensino, a aprendizagem com respeito e democracia, de maneira correta e sadia.

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