terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Escola, Projeto Pedagógico e Currículo.

Sobre Orientar e Ensinar: (Resposta ao Tutor Renato).

Chacrinha certamente diria “eu vim para complicar e não para explicar”. Não é o meu caso, não se assuste, o nome do texto apenas demonstra que orientar também é uma forma de transmitir conhecimento, só que de maneira mais consistente, pretendendo fazer com que o individuo aprenda o caminho, não decore e depois esqueça, delete de sua mente sem motivo aparente. Uma coisa é fazer com que o aluno procure em mim a base do seu conhecimento, desafiando-o, fazendo sentir vontade de aprender, para quando chegar até mim, poder explicar o segredo, onde encontrar o que procura. Outra coisa é apenas dizer para o aluno, estude no livro tal, as páginas tais, pois, eu vou fazer um questionário a respeito. O aluno irá ler os textos, pois eu assim solicitei, irá responder o questionário, pois, eu assim disse que faria, mas será que a simples confecção de um questionário irá motivá-lo de maneira correta? Será que ele irá realmente procurar respostas ao seu ser dentro dos textos propostos? Pouco provável. Ao passo que se eu disser a ele que preciso, que ele leia determinado texto, pois eu quando li entendi uma coisa e quero ver se ele também entende da mesma forma. Ele irá ficar motivado, querendo saber qual foi o meu entendimento, o que existe em tal texto que me deixou curioso, ao responder o questionário, se este existir, pois poderá ser trocado por um debate, ele responderá com a alma, o que aprendeu lendo tal texto, o que lhe causou tal experimento e eu indagando a ele de forma dialogada, mas você achou que aquele personagem não foi muito audacioso? Quem sabe se ele tomasse outro rumo, as coisas não teriam ocorrido de maneira diferente? Acredito que a aula transcorrendo desta forma ocorre com mais orientação do que ensinamento, e a transmissão de conhecimento estão presentes, pois o aluno está chegando no ponto onde eu quero que ele chegue, a verdadeira aprendizagem, com motivação, descontração, bordada por
todos, construída por ele com acrescentamento do seu ponto de vista, assinado pelo seu senso critico, após ter sido analisado minuciosamente tanto individualmente, tanto com ajuda do orientador, para que ao passar este conhecimento adquirido, ele consiga fazê-lo explicando com significado o mais próximo possível do que o autor quis dizer ao escrever o texto, sobre o qual originou-se toda a discussão. Em contra partida, eu também estarei aprendendo, pois terei em minhas mãos o poder de saber como o determinado aluno vê, sente, interage sobre determinado assunto, inclusive, o aluno me fará melhorar ainda mais a minha compreensão sobre determinado tema, pois quem orienta também se enriquece com a aprendizagem adquirida, há uma troca, um complemento ao entendimento adquirido até então. O fato de ter começado esta explicação utilizando uma frase de outra pessoa, não quer dizer que eu goste de utilizar frases prontas. Admiro e prefiro a autenticidade das pessoas que não tem medo e nem receio de dizer o que pensam, o que trazem dentro de si, desde que estas pessoas estejam abertas a ouvir o que as demais pessoas têm a dizer.

Nenhum comentário: