quarta-feira, 29 de abril de 2009

NEM SEMPRE O QUE É BOM PARA UM, TAMBÉM SERÁ PARA O OUTRO, ALIMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM ANDAM JUNTAS.

Uma história:

Existia em uma escola, uma criança que não gostava de comer a merenda, canjica com leite. Todos os dias era aquela luta, a criança olhava para o caneco e saia do refeitório nervosa, pois, não gostava da merenda, trocou-se à merenda por chocolate, mas nem assim adiantou. Isto refletia na sala de aula, pois, a criança estava visivelmente desnutrida para a idade e a altura. Um dia um professor, observando aquele aluno, resolveu verificar a sua ficha escolar, tratava-se de uma criança com um distúrbio mental, que por este motivo utilizava medicamentos, tais como fenobarbital (gardenal), e carbamazepina (tegretol), resolveu então o professor ler a bula dos medicamentos, e lá encontrou alguns efeitos colaterais, os quais os mesmos poderiam causar. Estes medicamentos possuem substâncias que com o tempo vão prejudicando o estomago, o intestino, os rins e o fígado das pessoas, para que isto não venha a acontecer, é importante que estas crianças tenham em suas refeições diárias, frutas tais como: mamão, abacaxi, abacate, melão, as quais ajudaram na digestão do medicamento, agindo como esponjas, as quais retiram o excesso de substancias que prejudicam o organismo deste aluno. De posse desta informação o professor, procurou a secretaria da escola, que junto com a coordenadora e a supervisora escolar, começaram a introduzir estes tipos de frutas na merenda, também foi comunicado aos pais do aluno, mais tarde a criança demonstrou, não só vontade de comer, bem como, seu rendimento escolar melhorou consideravelmente. Mas não são todos os alimentos considerados fortificantes, que são bons nestes casos, o leite principalmente deve ser diminuído em crianças com problemas estomacais, bem como qualquer tipo de alimento que venha a fermentar dentro do estomago, esta fermentação prejudica ainda mais a saúde do aluno. Por isso, é sempre bom conversarmos com a nutricionista, ou com um neurologista, para sabermos qual a alimentação mais saudável para fornecemos aos nossos alunos. Isto é uma forma de inclusão, a preocupação com o nosso semelhante.

Obs. Muitas vezes, as mães dos alunos que fazem uso deste tipo de medicamento, reduzem a sua quantidade, ou até mesmo param de ministrar os mesmos, após ocorrência de vomito ou outras efeitos colaterais dos mesmos. É importante convencer os pais, a procurar o médico, pois, parar de tomar medicamento controlado de uma hora para outra, é muito perigoso, pode levar a morte, bem como reduzir a quantidade, ou trocar o medicamento sem permissão de um especialista, também pode levar a morte. O bom é no caso de dúvida sobre o médico que está tratando da criança, solicitar que consulte com mais de um médico, bem como buscar informações sobre o médico que está cuidando da saúde da criança.
Nem sempre os efeitos colaterais aqui citados, estão descritos nas receitas, por isso é bom sempre consultar um médico ou um nutricionista levando dados para que analisem o comportamento alimentar do aluno.

Um comentário:

Geny disse...

Prezado aluno Marcos parabéns pela Letra da Canção “O que é ser branco?” Esperamos que nos apresente a Canção quando pronta com a música.
Quanto aos seus registros referente Étnico-Racial fecha com sua Canção.
Concordo que os jovens de hoje possuem postura crítica referente o racismo. O nosso País é muito rico na miscigenação de raças.
A reportagem da Revista Veja vem Ilustrar o seu trabalho
Segundo suas colocações “Nos cursos curtos, não há esse problema. Mas, no caso dos longos, o calcanhar de Aquiles do EAD é a dificuldade de manter a motivação dos alunos. Evitar o abandono é uma luta ingente. Na prática, exige pessoas mais maduras e mais disciplinadas, pois são quatro anos estudando sozinhas”.
Marcos tenho consciência de que meu objetivo até hoje foi seguir nessa linha de motivar e estar sempre ao lado do aluno mesmo a distância e é uma das metas do Curso PEAD.
”Inclusão chega de procurar culpados e a história “Nem sempre o que é bom para um, alimentação e aprendizagem andam juntas.”
Todas as suas reflexões são interessantes.
Obrigado por suas postagens.
Continue com esse entusiasmo e desejo sucesso empreendedor na sua vida particular, profissional e acadêmica.
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
Tutora: Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS