sábado, 28 de novembro de 2009

Minha analise pedagógica em relação à avaliação inclusiva.

Costumo avaliar os alunos de maneira observadora, deste modo, avalio a assiduidade; pontualidade nas aulas e entregas de trabalhos; comprometimento, dedicação, interesse, participação, pesquisas, leituras;trabalhos previamente orientados: organizados, conteúdo, capricho, criatividade, letra legível; avaliação com consulta e sem consulta, trabalho em dupla ou grupo.
Avalio os educandos constantemente, pois, procuro ser o mais prudente possível na avaliação dos alunos. Procuro avaliar os alunos de forma criteriosa realizando atividades respeitando as habilidades, bem como, o tempo de cada um, com ênfase no interesse demonstrado na busca do conhecimento, também, na demonstração da aprendizagem adquirida quando solicitado. As avaliações mais difíceis são as realizadas no inicio do ano letivo (sondagem), pois, necessito avaliar o grau de conhecimento de cada aluno de forma concreta. Nem sempre os responsáveis aceitam a média conquistada pelos educandos, visto que muitos obtiveram notas mais altas anteriormente, as quais não posso levar em consideração, pois, no momento presente demonstraram esquecimento, o que há mim comprova o ato de decorar, que não é condizente com a aprendizagem que podem adquirir. Utilizo os resultados da avaliação, para através destes, junto à turma, elaborar o meu projeto de aprendizagem, bem como os planos de aula, junto aos quais relaciono, os conteúdos, recursos, técnicas, bem como traços objetivos, com os quais pretendo fazer com que os alunos demonstrem motivação e aprendizagem consistente.
Através de uma alto-avaliação de minha forma de ministrar aulas e avaliar os alunos, bem como, buscando atualizar os meus conhecimentos relacionados a esta pratica de ensino, procuro aperfeiçoar a minha pratica pedagógica, sendo um professor mediador e pesquisador.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Maravilha Marcos, o exercício da auto-avaliação é fundamental em nossa prática. Continue exercitando! Abraços querido

marcos9.bloggoogle.com disse...

Obrigado Patricia!

Acredito que sempre antes de pensarmos em avaliar os alunos, temos de adicionar a esta avaliação, uma maneira de avaliarmos a nós mesmos. Não é porque a maioria dos alunos parece ter aprendido, que estamos dentro do padrão, e se estivermos é bom, sairmos dele, pois, padrão é para quem trabalha com peças, materiais, não com crianças, não na área da educação. Enquanto um aluno não souber, e nós como professores não conseguirmos identificar, ou auxiliar no diagnóstico do problema, para ajudá-lo a desenvolver suas atividades de maneira satisfatória, isto significará que estamos falhando. Uma falha nossa, pode ocasionar um trauma para toda a vida do aluno.