sábado, 28 de novembro de 2009

Avaliação inclusiva.

Através da última atividade na interdisciplina “Didática Planejamento e Avaliação”, eu pude demonstrar o quanto é importante o professor avaliar seus alunos de forma constante e significativa. Para melhor me fazer entender, resolvi postar este texto para ser lido por todos que se interessam por esta parte tão importante relacionada com a pratica pedagógica.


Costumo avaliar os alunos de maneira observadora, deste modo, avalio a assiduidade; pontualidade nas aulas e entregas de trabalhos; comprometimento, dedicação, interesse, participação, pesquisas, leituras;trabalhos previamente orientados: organizados, conteúdo, capricho, criatividade, letra legível; avaliação com consulta e sem consulta, trabalho em dupla ou grupo.
Avalio os educandos constantemente, pois, procuro ser o mais prudente possível na avaliação dos alunos. Procuro avaliar os alunos de forma criteriosa realizando atividades respeitando as habilidades, bem como, o tempo de cada um, com ênfase no interesse demonstrado na busca do conhecimento, também, na demonstração da aprendizagem adquirida quando solicitado. As avaliações mais difíceis são as realizadas no inicio do ano letivo (sondagem), pois, necessito avaliar o grau de conhecimento de cada aluno de forma concreta. Nem sempre os responsáveis aceitam a média conquistada pelos educandos, visto que muitos obtiveram notas mais altas anteriormente, as quais não posso levar em consideração, pois, no momento presente demonstraram esquecimento, o que há mim comprova o ato de decorar, que não é condizente com a aprendizagem que podem adquirir. Utilizo os resultados da avaliação, para através destes, junto à turma, elaborar o meu projeto de aprendizagem, bem como os planos de aula, junto aos quais relaciono, os conteúdos, recursos, técnicas, bem como traços objetivos, com os quais pretendo fazer com que os alunos demonstrem motivação e aprendizagem consistente.
Através de uma alto-avaliação de minha forma de ministrar aulas e avaliar os alunos, bem como, buscando atualizar os meus conhecimentos relacionados a esta pratica de ensino, procuro aperfeiçoar a minha pratica pedagógica, sendo um professor mediador e pesquisador.

Nenhum comentário: