segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Velho Mestre

Sou educador! Disse um jovem professor a um velho que perambulava nas ruas de sua escola, como quem procurava alguma coisa.

Perguntou o velho: Conheces todos os teus alunos?

- Não. A escola é pequena, mas são muitos os alunos em cada sala; fica difícil conhecê-los todos. Disse o professor

Insistiu o velho: Direcionas os teus alunos para o fim mais complexo, onde deves escolher o seu próprio caminho, ou direcionas apenas à única vertente que é a dominante?

Respondeu o professor: -Conduzo os meus alunos a uma verdadeira felicidade, apontando sempre o caminho que deve seguir.

Replicou o velho: - Não tens escola, tampouco alunos. Tu serves apenas para justificar a ação do Estado, que é dar a educação a todos. Não podes ser educador se direcionas teus alunos a um bem que consideras certo, sem dar-lhes o direito de escolher o que é bom e o que é mau.

Pois nem sempre tua verdade será a verdade deles. Cada um deve seguir seu próprio caminho, construir sua estrada e despontar as curvas da vida. Caso contrário, não serão alunos que têm o direito de escolha, e sim escravos de um caminho com os olhos dos outros.

Perplexo, perguntou o professor: - Mas quem tu és?

- Sou você no futuro, abandonado e sem rumo como tantos outros. Sabe sempre ensinei as verdades, não enxergando outros horizontes. Hoje, vivo procurando o caminho que tanto apontei e só encontro outro “eus” do passado apontando o caminho, respondeu o velho.

Autor:Antônio Charles Santiago Almeida

Esta pequena reflexão, é para parabenizar os mestres que passam suas vidas em função de outras vidas, errando ou acertando, mas que continuam vivendo por uma paixão.
Ao ler este texto veio me a mente uma frase da Prof.ª Tania Beatriz Marques,(professora de Sociologia da Educação - UFRGS) que diz:
- O professor deve ter ouvidos, olhos e pensamentos voltados para os seus alunos, pois, com eles se aprende o que em muitas salas de aula não se aprende; aprende-se a ouvilo, por isso nunca subestime o seu aluno, ele pode muito mais do que você pensa.
A aprendizagem se dá, quando existe um fundamento de construção do conhecimento. Objetivando um crescimento neste conhecimento.

3 comentários:

Geny disse...

Prezado aluno Marcos!

Realmente a reflexão é muito importante, contudo podemos chegar à conclusão de que não somos dono da verdade e sim motivadores, instigadores dos nossos alunos, só assim serão capazes de enfrentarem os desafios na caminhada da vida.

Obrigada por sua postagem, contamos com seus preciosos registros!

Um grande abraço,

Geny

marcos9.bloggoogle.com disse...

Olá Amiga e Professora Geny!

Que bom que gostou do que escrevi, ser professor é procurar estigar aos alunos e consequentemente a si mesmo. É se saber que nada se sabe, há não ser, que se faz necessário degustar o conecimento dia após dia.

Um forte abraço do sempre Amigo e Aluno: Marcos Schilling Martins.

marcos9.bloggoogle.com disse...

Onde escrevi estigar - leia-se "instigar", errar e acertar, buscar aprimorar, este é o caminho.